Foto mostra locação do filme A Espera de Liz

A Espera de Liz, primeiro filme brasileiro compensado

A ESPERA DE LIZ é o primeiro filme da história do cinema brasileiro a compensar todas as emissões de carbono da sua produção. Uma ação conjunta das empresas Aquarela Midwest, Ecooar e Emplac, com transparência e auditoria pública online.

Quando realizamos qualquer atividade em nosso dia a dia, ela produz gás carbônico. E é importante que esses impactos sejam mitigados. Um bom exemplo é A ESPERA DE LIZ, filme dirigido pelo ator e diretor Bruno Torres, que estreia no dia 17 de março nos cinemas e que compensou mais de 16 toneladas de CO2, decorrentes da produção.

A Espera de Liz: questões sobre igualdade de gênero

A ESPERA DE LIZ foi escrito e dirigido por Bruno Torres, com a própria protagonista Simone Iliescu, que dá título ao filme, como corroteirista. A trilha sonora ficou a cargo de Sascha Kratzer. A produção é da Aquarela Midwest, com distribuição da Pandora Filmes.

A obra aborda a opressão do masculino sobre o feminino, convidando o público a refletir sobre as relações humanas, levantando questões atuais sobre igualdade de gênero. Confira o trailer:

Na trama, Liz, personagem principal interpretada por Simone Iliescu, vive um momento de incertezas. Silenciada, ela procura compreender o motivo do desaparecimento de seu companheiro Miguel (Bruno Torres). Tentando encontrar respostas, Liz sente a necessidade do apoio de Lara (Rosanne Mulholland), sua irmã mais nova. Aos poucos, o resgate da relação das duas se torna mais intenso e ambas revisam seus valores, fortalecendo o amor e a admiração.

O filme traz em sua essência a igualdade de gênero, desde elenco até bastidores. Ao todo a equipe principal é composta por 59% de mulheres e 41% de homens, sendo a maior parte dos cargos de chefia ocupados por figuras femininas.

Locações respeitadas

Que a inóspita Gran Sabana foi cenário do primeiro filme da série Jurassic Park, todo mundo sabe. Mas no cinema brasileiro apenas um longa metragem teve a ousadia de chegar até ela: A ESPERA DE LIZ.

Indo além, A ESPERA DE LIZ é também a única produção do cinema brasileiro a desbravar e filmar no topo do Monte Roraima. Uma saga particular deste filme, que trouxe um caráter extraordinário para a história.

Foto mostra monte Roraima, onde foram filmadas cenas do filme A Espera de Liz
Monte Roraima, uma locação extraordinária escolhida para o filme

Como que se consegue autorização para filmar em terras indígenas sem que se deixe impactos positivos para sua comunidade?

A forma encontrada foi aplicar o socialmente justo, um dos pilares do modelo de produção sustentável, além de doar mantimentos e ferramentas de trabalho para a comunidade Taurepang do Monte Roraima.

Impactos da produção

A ESPERA DE LIZ é o primeiro filme da história do cinema brasileiro a compensar todas as emissões de carbono da sua produção, realizada pela Aquarela Midwest.

Além de um produto audiovisual de alto impacto artístico e cultural, a produção é também amiga do clima, com responsabilidade socioambiental.

Foto mostra pessoa em cima de um jipe com produção do filme A Espera de Liz
Os consumos da produção e do lançamento do filme foram anotados e compensados através do plantio de árvores

Para chegar a esse equilíbrio, foram estimados todos os consumos e impactos negativos da produção e do lançamento do filme, através de um rastreio de carbono detalhado para que fossem devidamente compensados.

Somando as horas, foram gastos 124 dias entre a filmagens e a pós-produção, com 89 pessoas envolvidas em emprego direto, e mais de 200 outras empregadas indiretamente como figurantes e/ou estagiários, levando-se em conta também a equipe e população local.

Durante as gravações foram utilizados 18 veículos, desde carros, ônibus, caminhões e uma moto de cena. Somam-se a esses impactos também 63 viagens de avião, com grandes distâncias percorridas por toda a equipe.

Pré-estreia

A pré-estreia do filme aconteceu na cidade de São Paulo, no dia 7 de março, uma das quatro capitais (Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília serão as próximas) a assistir antecipadamente o longa , que chega para todo o Brasil em 17 de março de 2022.

O local escolhido para o evento foi o charmoso Cine Belas Artes, que localiza-se na área central da capital e contou com a presença de todo o elenco, além da equipe técnica, amigos e convidados. Confira alguns momentos desse dia.

Compensando A ESPERA DE LIZ

Com os dados em mãos, restava agora encontrar um parceiro engajado que pudesse investir nessa ação, visando compensar os impactos gerados. E a escolhida foi a Emplac, empresa especializada em produtos do setor eletroeletrônico, que desde 2007 atende seus clientes produzindo equipamentos de alta qualidade e incentivando ações de respeito ao meio ambiente, como o envio para a reciclagem de todos os resíduos gerados em sua linha de produção. Conheça alguns produtos da empresa:

  • Foto mostra propaganda A espera de Liz

Saiba mais sobre a EMPLAC

O reflorestamento ficou por conta da Ecooar, que identificou a importância de uma área de preservação permanente, junto a nascentes, que beneficiam direta e indiretamente cerca 32 municípios no interior do estado de São Paulo.

Por essas ações de mitigação dos impactos gerados durante a produção do filme, foi concedido A ESPERA DE LIZ, o Selo Verde Ecooar, que atesta a compensação de 16,9 toneladas de GEE (Gases de Efeito Estufa). Conheça aqui a área do projeto.

Foto mostra mulheres plantando árvores para compensar o filme A Espera de Liz
As árvores forma plantadas junto a nascentes para compensar 16,9 toneladas de GEE

A plataforma ecooar.com possui auditoria pública online e um QR Code exclusivo, fazendo com que o usuário seja direcionado virtualmente ao local onde as árvores foram plantadas, permitindo que todos possam acompanhar a ação de reflorestamento com absoluta transparência, visualizando as espécies arbóreas e demais informações de cada uma das árvores.

As empresas participantes da ação, Aquarela Midwest, Ecooar e Emplac, apoiam a cultura, o cinema nacional e a sustentabilidade, estando essas comprometidas em ter uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança (ESG).


Saiba mais

Ficha Técnica
Título original: A Espera de Liz
Produtora: Aquarela Produções
Lançamento: 17-03-2022
Classificação:     Não recomendado para menores de 14 anos

Elenco:
Simone Iliescu
Rosanne Mulholland
Bruno Torres
Zé Carlos Machado
Ingra Lyberato


Deseja compensar as emissões de sua produção audiovisual? Entre agora mesmo em contato:

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta