Cada um de nós precisa praticar uma vida mais sustentável. Basicamente podemos (e devemos) mudar nossa forma de interagir com a natureza, impactando cada vez menos o nosso Planeta.
Pense no seguinte: você está caminhando em um bosque, o Sol batendo em seu rosto, o vento passando através das árvores em uma bela manhã de domingo. Se você se sentiu bem com esse pensamento, você precisa fazer parte do movimento que protege e contribui para que todos tenham uma vida sustentável mais equilibrada.

Mas afinal, o que é uma vida sustentável?
Quem busca esse estilo tenta reduzir o consumo dos recursos naturais de forma consistente, levando em conta o equilíbrio natural e o respeito pelo relacionamento da humanidade com a Mãe Terra. E cada atitude conta.
Móveis novos? Repense
Quando chega a hora de mudar de casa, apartamento ou apenas remodelar um ambiente, vem aquela dúvida: o que fazer com os móveis mais antigos?
A resposta deveria ser óbvia, mas nunca é demais relembrar, o correto é restaurar e reutilizar. Com uma lixa, tintas modernas, um novo estofamento ou simplesmente uma boa limpeza, você faz com que a peça fique praticamente nova, sem gerar desperdícios e nem gastos excessivos. Mudar os móveis de lugar também é uma ótima forma de valorizar o que você já possui.

Mas se precisar comprar, prefira de locais que vendam peças usadas ou antigas. Resgate aquela cadeira centenária da vovó ou uma bela mesa empoeirada, coloque em ação a sua imaginação e mãos à obra.
E se mesmo assim achar que chegou a hora, doe seus móveis para entidades ou pessoas que farão uso do objeto ainda por muitos anos.
Quanto mais próximo melhor
Aquela alface fresca, uma fruta da estação ou um produto do dia a dia podem ser comprados no comércio local, que ficam perto da sua casa ou em seu bairro.
Já as grandes redes de distribuição gastam muito combustível para abastecer todas as suas lojas, o que provoca a emissão de gases de efeito estufa em excesso, além do desperdício de comida, pois segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 30% dos alimentos estragam ou são perdidos pelo caminho. Portanto, em última análise, aquele tomate ajudou a gerar mais poluição e pode nem ter chegado na banca para ser vendido.

Por isso, opte pela feira do seu bairro, onde os produtos são mais frescos e você está contribuindo com o produtor rural, ajudando a manter sua a barraca aberta, que geralmente é formada por integrantes da sua própria família.
E essa atitude pode ser estendida também para a sua padaria favorita, para aquele mercadinho que oferece um café com uma torra especial ou produtos e serviços que só tem na sua região.
Quando a vida sustentável pede uma reforma
Você tem uma chance de ouro quando tiver que fazer aquela reforma básica no seu espaço favorito. Através de profissionais que seguem as novas tendências em vida sustentável, você pode chegar a um projeto que tem tudo a ver com a nova maneira de enxergar os recursos naturais.
Precisa azulejar aquele banheiro? Prefira recorrer a casas especializadas em desmanche, que possuem vários modelos e podem ser utilizados para fazer uma composição única e exclusiva para você. Além disso, procure utilizar ladrilhos hidráulicos, que são materiais com baixo impacto ambiental, pois não são queimados em fornos, com evidentes benefícios para o meio ambiente.
Economizar faz bem

Quer gastar menos energia elétrica? Instale janelas maiores, que além de melhorarem a iluminação do espaço, pode trazer a natureza para mais perto de você. Verifique também a possibilidade de instalar placas solares que podem aquecer o seu banho, diminuindo o gasto com o chuveiro em mais de 50%.
Vai pintar? Utilize tintas com cores claras e feitas a base de pigmentos naturais, que não contém chumbo. Pois o chumbo presente nas tintas tradicionais, pode afetar principalmente as crianças.

E a reforma sustentável vale também para prédios antigos que podem abrigar novas empresas. Por exemplo, através do retrofit, termo utilizado no processo de modernização de algum local já considerado ultrapassado ou fora de moda, esses lugares podem ser readequados com as novas normas de segurança e abrigarem lojas ou agências, que passam a contar com um espaço diferenciado e com muita personalidade.
Seu espaço sustentável
Agora se você possui um local no fundo de casa você pode realizar diversas outras ações que ajudarão você ter uma vida sustentável. A começar por uma horta ou jardim. O tempo que você passará em contato com a terra fará bem a você, te deixando mais relaxado e pronto para novas etapas sustentáveis.
Como fazer a compostagem dos restos de alimentos que descartamos diariamente, gerando um adubo orgânico perfeito para auxiliar no crescimento das plantas e legumes. Ou ter a sua própria plantação com hortelã, rúcula ou manjericão, que são muito fáceis e simples de cuidar, além de ser muito mais saudável.

Ou ainda canalizar e estocar a água da chuva, utilizando ela para regar árvores e arbustos ou até lavar todo o espaço, economizando esse bem tão precioso.
Vida sustentável
Aos poucos vamos entendo que o bom mesmo é ter tempo para quem amamos, fazer o bem, compartilhar e dividir nossas conquistas com pessoas que pensam em ter uma vida sustentável.
Quando você dá atenção a essas dicas, pode transformar sua vida e entender que tudo vem da natureza, e que ela merece ser respeitada.
E você, quais atitudes realiza diariamente para transformar a sua vida, deixando ela mais sustentável? Conte pra gente nos comentários!
Informações complementares:
FAO: 30% de toda a comida produzida no mundo vai parar no lixo
Decreto limitará uso de chumbo em tintas