Foto mostra lago, cercado de árvores e terra,

Terra, nossa Casa

Dia Mundial do Meio Ambiente mostra que somos responsáveis pelo bem-estar coletivo no planeta Terra

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” Goethe

Manoel de Barros escreveu: “me criei no Pantanal de Corumbá, entre bichos do chão, pessoas humildes, aves, árvores e rios.” Cresceu se inspirando em folhas e formigas, consciente dos amanheceres e perguntando: pode um homem enriquecer a natureza com sua incompletude?”

Foto mostra homem pedalando em um bosque cercado de Terra
Pode um homem enriquecer a natureza com sua incompletude?

Como Manoel de Barros, o poeta da natureza, podemos dirigir nosso bem querer para o mundo natural, reconhecendo no cotidiano da nossa vida a importância das “coisinhas do chão”, despertando (com determinação) nosso olhar amoroso para as belezas de Gaia, nosso Planeta Vivo: “tudo aquilo que nos leva a coisa nenhuma e que você não pode vender nomeado como, por exemplo, o coração verde dos pássaros.” Compartilhamos a Terra, nossa Casa Comum, e todos somos responsáveis pelo bem-estar coletivo.

A única Terra que temos

Sem alarde e com paciência, podemos aprender o valor das “insignificâncias (do mundo e as nossas)”, desenvolvendo como um menino curioso um “olhar para baixo”, procurando bendizer a escassa água, sem olvidar as matas e, quiçá, nos pátios das escolas, nos canteiros esquecidos das cidades, semear frutas e flores, incorporando responsabilidades novas, a grandeza de um rio que passa perto, o significado da reciclagem, plantar uma árvore para “a gente comer goiaba nela.”

Talvez você pergunte: o que realmente posso fazer para cooperar com a rotina respeitosa de nossa Casa tão castigada pela desordem das ânsias humanas? Aqui compartilhamos 4 atitudes que são capazes de fortalecer nosso laço de amor com Gaia, nossa mãe terra, e seu destino para o resto dos tempos:

1-Plante árvores
As árvores são essenciais ao mundo, produzem oxigênio, regulam a temperatura, prestam-se a inúmeras criaturas vivas. Experimente colocar na terra uma mudinha ou uma semente e acompanhar o seu crescimento, cultivar, observar cada fase do desenvolvimento. Dê preferência por espécies frutíferas e nativas da região.

Foto mostra mulher plantando uma árvore  na terra
Plante árvores, o planeta Terra agradece

2- Põe em prática o consumo consciente
Pergunte a si mesmo se realmente precisa do produto ou se está sendo estimulado por propagandas ou um impulso momentâneo. Pense ainda se, em vez de comprar, você pode fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado, refletindo profundamente sobre o que é essencial para a sua vida.

3- Participe de um mutirão de limpeza da Terra
Muitos lugares estão sujos e poluídos, e de vez em quando algumas pessoas ou instituições organizam mutirões de limpeza em praças, ruas, parques, escolas, córregos, etc. O importante é não ficar parado, buscando contribuir! E se ninguém tomar esta iniciativa na sua região, que tal você mesmo articular um mutirão e convocar os filhos, amigos e vizinhos?

4- Espalhe seus conhecimentos sobre como preservar o meio ambiente
Ao ensinar os filhos e/ou outras pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente, seus recursos, estamos contribuindo para um planeta mais saudável e com pessoas mais conscientes.

Foto mostra reciclagem de lixo
A destinação correta do lixo é uma necessidade

Você tem filhos? Como as crianças aprendem principalmente pelo exemplo, considere convidá-las para a prática reiterada das seguintes ações:

1-Separar os lixos

2-Criar uma horta

3-Cuidar dos animais

4-Doar roupas e brinquedos

5-Visitar jardins botânicos e parques

Notinha

O Dia Mundial do Meio Ambiente 2022 é uma das maiores datas internacionais para o meio ambiente. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA),e realizado anualmente desde 1973, o evento se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, sendo celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo. O evento deste ano terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma Só Terra” – e com foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”.


Leia também sobre Boas Atitudes qua ajudam a Terra


Eugênia Pickina
Escritora e educadora ambiental. Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP). Tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP). Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas do estado de São Paulo e do Paraná, onde vive.

Saiba mais
Instagram


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@ecooar.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.