Skip to main content
Foto montagem mostra uma mão segurando um celular, com terra e uma muda de árvore plantada

Tecnologia no campo: um olhar sobre o reflorestamento

Saiba como a tecnologia está ajudando a reflorestar o Planeta

Cada vez mais a humanidade volta seu olhar para o uso da tecnologia a fim de proteger o meio ambiente, o ar que respiramos e a água que bebemos.

Foto mostra árvores plantadas com o auxílio de tecnologia
Na Ecooar cada árvore é um indivíduo único e merece todos os cuidados necessários

Foi por isso que a Ecooar desenvolveu uma plataforma inovadora, utilizando a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa efetuadas no dia a dia por pessoas e empresas, que podem minimizar seus impactos com o plantio de árvores de qualquer lugar do planeta, com eficiência e transparência, através de áreas previamente mapeadas via satélite.

Tecnologia verde e amarela

Os desmatamentos causados pelo homem reduziram as florestas no mundo todo, gerando inúmeros problemas, diminuindo nascentes e ocasionando o empobrecimento dos solos. Por exemplo, no Brasil a Mata Atlântica possui hoje apenas 7% da sua cobertura original, devido ao avanço das cidades e lavouras sobre áreas de florestas, estas que são imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ecológico e da biodiversidade.

Foto mostra muda de árvore plantada e um smartphone com a localização da árvore na tela
Auditoria das árvores plantadas pode ser feita com o auxílio de um smartphone

Utilizando tecnologia 100% nacional, foi desenvolvido o Programa Ecooar de Compensação Ambiental, acessado através de www.ecooar.com. Por ele é possível calcular o que cada árvore plantada retém de CO2 durante o seu crescimento, demonstrando a quantidade dos gases de efeito estufa (GEE) capturados, através do mapeamento de dados. O programa conta com auditoria pública on-line disponível em qualquer tipo de tela, desde notebooks a smartphones, podendo ser compartilhada através da internet, conferindo mais credibilidade ao processo.

Estoque de carbono em árvores

O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global, pois suas emissões representam cerca de 55% do total mundial de emissões de GEEs com efeitos de longa duração, permanecendo na atmosfera por cerca de 200 anos.

Sabe-se que a capacidade de absorção e fixação de carbono pelas árvores é função da espécie, da taxa de crescimento, da longevidade, do local, do clima e do período de rotação, entre outros. Em geral, fixam mais carbono as florestas secundárias e as plantações jovens.

Foto mostra floresta vista de baixo para cima, mostrando a copas de árvores
Árvores em florestas são responsáveis por capturar grandes quantidades de CO2

A madeira de uma árvore, genericamente, possui uma porcentagem de água que varia de 25% a 40% e da biomassa seca restante, o teor de carbono é em média de 50%. Uma das tecnologias que comprovam o impacto da concentração de CO2 na atmosfera é o programa AmazonFace, realizado na floresta Amazônica, com estudos desenvolvidos a partir de softwares que fazem projeções sobre essas alterações.

Árvores e benefícios

Uma árvore realiza fotossíntese, retirando gás carbônico da atmosfera e convertendo-o em açúcar através de uma reação, liberando oxigênio para a atmosfera e diminuindo o efeito estufa, sendo uma das melhores formas de capturar os GEEs, trazendo inúmeros benefícios.

As árvores também contribuem realizando a evapotranspiração devolvendo a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor, um fenômeno conhecido como ‘rios voadores’.

Foto mostra área de reflorestamento Ecooar usando tecnologia de irrigação e pessoa certificando o tamanho de uma árvore
Irrigação, adubação e manutenção correta ajudam no crescimento das árvores

O plantio de árvores nativas, principalmente as frutíferas como a Jabuticabeira e a Goiabeira auxiliam no enriquecimento do solo, protegendo a biodiversidade, atraindo muitas espécies de pássaros, que por sua vez chamam a atenção de pessoas que praticam o Birdwatching.

Usando tecnologia para criar florestas

A tecnologia utilizada pela Ecooar está trazendo de volta à vida áreas antes desmatadas, que poderiam levar décadas para se restaurarem sozinhas.
Através de mapeamento com o auxílio de drones e fotos de satélite, identificamos as necessidades do local, para iniciar o reflorestamento e acelerar a restauração do bioma, para que a natureza dê o melhor retorno em ar, água, flores, frutos e um futuro melhor para as novas gerações.

Foto mostra drone em área de reflorestamento Ecooar
Drone é uma das tecnologias utilizadas nas áreas de reflorestamento

Nossas áreas são escolhidas cuidadosamente, e os projetos adaptados a cada região da melhor maneira,  utilizando alta tecnologia, como a irrigação, o uso de tratores guiados através de GPS, comprovando todas as etapas do plantio, com transparência, formando florestas, protegendo mananciais, atraindo a fauna, gerando novas sementes e apoiando produtores rurais e suas famílias.

Entre o plantio e o crescimento inicial de uma árvore leva-se aproximadamente 3 anos. Dentro desse prazo a Ecooar, com base em relatórios feitos no campo, cuida da capina do mato e realiza a adubação com nutrientes para que a muda transforme-se em árvore, contribuindo com a proteção e recuperação das nascentes onde ela está plantada.

Selo Verde Ecooar

Através da tecnologia você pode fazer parte de um movimento global que ajuda a transformar áreas degradadas em florestas.

Pessoas e empresas participam criando locais que reúnem experiências únicas e fazem toda a diferença no mundo em que vivemos, compensando parte de suas emissões de gases de efeito estufa, sejam elas eventos, produtos, websites e outras, compartilhando essa ação com fornecedores e colaboradores, recebendo o Selo Verde Ecooar e o certificado de compensação com a localização exata da área reflorestada.

Foto mostra área em reflorestamento com placa de identificação de parceiros com uso de tecnologia QR Code
QR Code facilita a localização e visualização on-line de áreas, além de outras informações;
confira aqui a área de reflorestamento do Rotaract

Todas essas informações estão disponíveis através de QR Code, fortalecendo ainda mais o marketing verde com os consumidores, de maneira fácil, rápida e prática.

A tecnologia aliada ao reflorestamento pode mudar a forma que pensamos, transformando e melhorando o ambiente em que vivemos.

Você sabia que com pouco investimento você ou sua empresa podem ter uma área exclusiva e conquistar o Selo Verde Ecooar? Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@gmail.com | ecooar@ecooar.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »