Na busca pela preservação cada vez maior do meio ambiente, foi desenvolvido o Selo GAIA
Cada dia mais pessoas, empresas e entidades preocupam-se com a sustentabilidade e a gestão ambiental, em cada uma de suas ações diárias.
Um bom exemplo é a premiação Selo GAIA, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), de Minas Gerais.
Selo GAIA
O Selo GAIA é uma forma de reconhecer as unidades do SEBRAE/MG que se destacaram e se dedicaram no alcance dos objetivos relacionados à Sustentabilidade.
As unidades participantes foram desafiadas a cumprir metas de redução de consumo de recursos como água, energia elétrica e impressão, metas envolvendo incentivos ao uso de combustíveis renováveis como o etanol, e pôr fim a conscientização de colaboradores nos temas envolvendo sustentabilidade.

O programa possui, como parâmetro geral, a busca pela excelência em Gestão Ambiental, expressa por metas que se desdobram em boas práticas de administração e economia de recursos.
A entrega do Selo GAIA na sede do Sebrae Minas Gerais, em formato híbrido, dentro do evento anual ‘Atividade de Encerramento. O programa possui a meta de analisar e incentivar novas ações e atitudes até 2023.
Cerca de 800 colaboradores foram impactados diretamente com a ação, fazendo com que programas como esse incentivem comunidades locais e demais envolvidos, na busca pela preservação cada vez maior do meio ambiente.
Bosque Selo GAIA
Como parte importante do programa Selo GAIA, foi realizado no dia 17 de novembro de 2021 o plantio árvores, visando o compromisso ambiental da entidade em busca da proteção efetiva do meio ambiente. Clique aqui e conheça o local do reflorestamento.

O projeto de reflorestamento visa a recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.
Presença SEBRAE
Colaboradores do SEBRAE/MG estiveram presentes no local escolhido e realizaram o plantio de algumas das 800 árvores que compõem o bosque. Foram plantadas diversas espécies de árvores nativas brasileiras, fundamentais para a área de preservação permanente escolhida, na Fazenda Santa Helena, Serra do Salitre/MG

Segundo ‘O Mapa de Biomas do Brasil’ (IBGE, 2019), o domínio do Cerrado, localizado na porção centro-ocidental, ocupa cerca de 54% da extensão territorial do estado de Minas Gerais, a Mata Atlântica está mais localizada na porção oriental e ocupa cerca de 40% da área, e o domínio da Caatinga, restrita ao norte, está presente em cerca de 6% do território mineiro.

Além da recuperação e proteção dos recursos hídricos, especialmente do Ribeirão Catiara, que fica ao lado da área de reflorestamento, alguns dos principais benefícios resultantes são a proteção do solo, a preservação da biodiversidade, da fauna e flora.

O projeto atende ao princípio da publicidade, pois demonstra transparência da ação de reflorestamento, permitindo que todas as pessoas acessem, do QR Code no Selo Verde Ecooar, identificando o local, a quantidade de árvores plantadas e as toneladas de Gases de Efeito Estufa que serão retidos durante o crescimento das árvores. Veja o vídeo abaixo da ação:
Evento sustentável
Pessoas, empresas e entidades que buscam o desenvolvimento sustentável são inovadoras e estão em harmonia com a realidade atual, transformando locais através de ações que valorizam a sustentabilidade, sendo ela essencial para o futuro de todos.

Por isso é fundamental que as organizações sejam cada vez mais sustentáveis, criando premiações como a do Selo GAIA, incentivando as pessoas na preservação do meio ambiente e melhorando o mundo em que vivemos.
Saiba mais: Tudo sobre reflorestamento
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com