Foto mostra placa em uma área de reflorestamento com a inscrição Selo Gaia

Selo GAIA: premiação sustentável

Na busca pela preservação cada vez maior do meio ambiente, foi desenvolvido o Selo GAIA

Cada dia mais pessoas, empresas e entidades preocupam-se com a sustentabilidade e a gestão ambiental, em cada uma de suas ações diárias.

Um bom exemplo é a premiação Selo GAIA, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), de Minas Gerais.

Selo GAIA

O Selo GAIA é uma forma de reconhecer as unidades do SEBRAE/MG que se destacaram e se dedicaram no alcance dos objetivos relacionados à Sustentabilidade.

As unidades participantes foram desafiadas a cumprir metas de redução de consumo de recursos como água, energia elétrica e impressão, metas envolvendo incentivos ao uso de combustíveis renováveis como o etanol, e pôr fim a conscientização de colaboradores nos temas envolvendo sustentabilidade.

Foto mostra sede do SEBRAE/MG, em Belo Horizonte
As unidades do SEBRAE/MG que se destacaram no alcance dos objetivos relacionados à Sustentabilidade receberam o Selo GAIA

O programa possui, como parâmetro geral, a busca pela excelência em Gestão Ambiental, expressa por metas que se desdobram em boas práticas de administração e economia de recursos.

A entrega do Selo GAIA na sede do Sebrae Minas Gerais, em formato híbrido, dentro do evento anual ‘Atividade de Encerramento. O programa possui a meta de analisar e incentivar novas ações e atitudes até 2023.

Cerca de 800 colaboradores foram impactados diretamente com a ação, fazendo com que programas como esse incentivem comunidades locais e demais envolvidos, na busca pela preservação cada vez maior do meio ambiente.

Bosque Selo GAIA

Como parte importante do programa Selo GAIA, foi realizado no dia 17 de novembro de 2021 o plantio árvores, visando o compromisso ambiental da entidade em busca da proteção efetiva do meio ambiente. Clique aqui e conheça o local do reflorestamento.

Foto mostra pessoas plantando árvores para criação do bosque Selo GAIA
Colaboradores do SEBRAE/MG realizaram plantio de árvores no Bosque Selo GAIA

O projeto de reflorestamento visa a recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.

Presença SEBRAE

Colaboradores do SEBRAE/MG estiveram presentes no local escolhido e realizaram o plantio de algumas das 800 árvores que compõem o bosque. Foram plantadas diversas espécies de árvores nativas brasileiras, fundamentais para a área de preservação permanente escolhida.

Foto mostra rio, em meio a mata fechada
Proteção do Ribeirão Catiara é um dos benefícios da ação de reflorestamento, implantada na Fazenda Santa Helena, Serra do Salitre/MG

Segundo ‘O Mapa de Biomas do Brasil’ (IBGE, 2019), o domínio do Cerrado, localizado na porção centro-ocidental, ocupa cerca de 54% da extensão territorial do estado de Minas Gerais, a Mata Atlântica está mais localizada na porção oriental e ocupa cerca de 40% da área, e o domínio da Caatinga, restrita ao norte, está presente em cerca de 6% do território mineiro.

Além da recuperação e proteção dos recursos hídricos, especialmente do Ribeirão Catiara, que fica ao lado da área de reflorestamento, alguns dos principais benefícios resultantes são a proteção do solo, a preservação da biodiversidade, da fauna e flora.

Foto mostra pessoa regando uma árvore do bosque Selo GAIA
Após o plantio, as mudas de árvores nativas brasileiras foram irrigadas

O projeto atende ao princípio da publicidade, pois demonstra transparência da ação de reflorestamento, permitindo que todos as pessoas possam acessar, através do link ou do Selo Verde Ecooar com QR Code, verificando o local e a quantidade de árvores plantadas e as toneladas de Gases de Efeito Estufa que serão retidos durante o crescimento das árvores.

Evento sustentável

Pessoas, empresas e entidades que buscam o desenvolvimento sustentável são inovadoras e estão em harmonia com a realidade atual, transformando locais através de ações que valorizam a sustentabilidade, sendo ela essencial para o futuro de todos.

Foto mostra pessoas em frente a uma placa do bosque Selo GAIA
Colaboradores do SEBRAE/MG em frente ao Bosque Selo GAIA

Por isso é fundamental que as organizações sejam cada vez mais sustentáveis, criando premiações como a do Selo GAIA, incentivando as pessoas na preservação do meio ambiente e melhorando o mundo em que vivemos.


Saiba mais: Tudo sobre reflorestamento


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@ecooar.com
| ecooar@gmail.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.