Skip to main content
Foto mostra Rigor Rico em sua moto

Rigor Rico: evento sustentável

Quando falamos em liberdade, muita coisa vem a nossa mente. O vento no rosto, um belo dia de céu azul, a tranquilidade de um final de semana. Para muitos, pilotar uma moto reúne tudo isso, adrenalina e muito mais. Uma dessas pessoas é Rigor Rico.

Tricampeão brasileiro de Hard Enduro, um esporte que mistura endurance (provas de longa duração) com trials (escalada de pedras), Rigor Rico tornou-se um dos maiores atletas do esporte de pilotagem extrema do Brasil e também do mundo.

Rigor Rico e sua trajetória

O mineiro de 30 anos, Rigor Rico, passou mais da metade da sua vida junto ao motociclismo. E não foi uma coincidência, visto que seu pai Paulo José de Oliveira sempre foi adepto da modalidade, incentivando Rigor e seus irmãos, Ripi e Riago, a trilharem o mesmo caminho.

Foto mostra Rigor Rico efetuando uma manobra com sua moto
Rigor Rico: um dos maiores atletas do esporte de pilotagem extrema do Brasil

Formado em Administração, tem como sócios seus irmãos em empresas da família, como a 3R Motos e Bikes, loja de motos e bikes, que possui uma linha completa de peças, acessórios e equipamentos para ambas as modalidades.

Pilotagem extrema sobre duas rodas

A sua cidade natal, Barão de Cocais (MG), sempre foi famosa por ter muitas trilhas consideradas difíceis, com pedras e trechos sinuosos e desafiadores. O que fez com que Rigor se preparasse e se aventurasse cada vez mais.

Durante os primeiros anos no motociclismo fincou sua bandeira no estilo Off Road, conquistando 7 Campeonatos Nacionais, deixando sua marca. Mas o tempo passou e ele queria novos desafios.

Foto mostra Rigor Rico com uma moto sobre uma pedra
Representante Oficial da KTM Brasil, Rigor venceu inúmeras
provas da categoria Hard Enduro

A paixão pelas duas rodas ampliou ainda mais quando passou a disputar a categoria Hard Enduro. A partir de 2016, acontecia a primeira prova do Red Bull Minas Riders, onde ele sagrou-se vencedor. Em 2019 foi finalista da Romaniacs uma corrida de motos off-road de enduro, realizada anualmente na Romênia, que acontece desde 2004 e atrai pilotos de mais de 40 países.

Hoje Rigor é considerado um dos maiores competidores da modalidade na América do Sul, sendo atualmente Representante Oficial da KTM Brasil, a mundialmente conhecida marca de motos.

Rigor Rico Digital

Com a agenda de cursos e workshops completamente lotada, Rigor Rico, piloto da KTM Brasil, encontrou nos cursos digitais uma oportunidade de compartilhar seu conhecimento com muito mais praticantes do off-road de todo o Brasil e também do mundo.

O curso, formatado em uma série de módulos, ajuda o iniciante na modalidade a evoluir rapidamente e a pilotar a moto do jeito correto. Através de vídeos recheados de dicas e técnicas, o curso certamente aumentará o nível de competição dos que se dedicarem a aprender, através de uma pilotagem mais divertida, rápida e segura. Clique aqui e conheça o curso.

1º Evento Hard Enduro Sustentável – Rigor Rico Training

Sempre buscando compartilhar conhecimento, Rigor Rico esteve presente no 1º Evento Hard Enduro Sustentável nos dias 03 e 04 de outubro de 2020, na cidade de Garça/SP.

Foto mostra Rigor Rico ministrando curso para motoqueiros
Rigor Rico (ao centro) ministra curso para integrantes da Equipe Bicho do Mato

Convidado pela Equipe Bicho do Mato, amigos apaixonados por motos, trilhas e off Road, que desbravam locais, em cima de suas motos, há mais de 20 anos, o percurso, criado especialmente para o evento. O momento será inesquecível, especialmente para essa turma de amigos.

Na trilha do Bicho do Mato

A Equipe Bicho do Mato nasceu da paixão em comum de amigos pelas motocicletas e trilhas e desde 1998 praticam este esporte, que vem evoluindo muito. Naquela época a equipe possuía Agrales, DTs 180 e XLs, mas sempre entendendo que poderiam aliar esporte com eventos que pudessem trazer algum benefício para entidades ou ajudar na preservação ambiental.

Foto mostra motoqueiros em uma área no campo
Equipe Bicho do Mato: aventura e respeito pela natureza

Sempre foi intenção da Equipe fazer com todos tenham a consciência dos benefícios da pilotagem segura, seja nas trilhas ou na cidade. Eles inclusive já visitaram diversos países como a Romênia, Turquia, Itália, Portugal e a viagem mais recente, foi feita na bela Croácia.

A Equipe Bicho do Mato leva ao pé da letra seu título, pois tem extremo respeito pela natureza e está sempre se aventurando, levando a cultura da moto e muita energia por onde passam.

Sobre o evento Rigor Rico

Rigor Rico ministrou seu curso de pilotagem e demonstrou suas técnicas, auxiliando na forma de pilotar, procurando sempre maneiras mais seguras e radicais de conduzir a moto.

O evento, que foi dividido em dois dias, teve no dia 03 de outubro o percurso de condução em pista de 900 metros com alto nível de dificuldade. Essa primeira etapa será realizada na Av. Presidente Vargas, 660, na entrada da cidade de Garça, próxima a Chácara da Querência.

Foto mostra duas motos e Rigor Rico olhando motoqueiro fazendo manobra sobre um pneu
Pista de 900 metros conta com inúmeros obstáculos, gerando muita adrenalina

Uma trilha radical pela região, com percurso de aproximadamente 50 quilômetros, incluindo trechos pelas Fazendas Santana e Santa Flora, aconteceu no dia seguinte.

Foto mostra Rigor Rico em trilha no meio da mata junto com outros motoqueiros
A trilha foi desafiadora, pois continha alto nível de dificuldade

Durante os dois dias de evento, os organizadores disponibilizaram recipientes para coleta seletiva.

Foto mostra tambores de reciclagem sobre uma árvore
Coleta seletiva foi realizada durante o evento, com a destinação correta dos materiais

Parcerias de sucesso

O evento contou com vários parceiros como PPA, Chácara da Querência, Grupo Hidrodex, Lorena Zapata Photo, Café Família Bosquê, Japô Foods, Center Motos Peças e Serviços e Ecooar Biodiversidade, que compensou as emissões do evento.

Compensação ambiental

Compensar as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) de um evento é essencial nos dias de hoje. A melhor forma é através do plantio de árvores, pois cada uma delas retém uma quantidade significativa de gás carbônico durante o seu crescimento, tornando o evento mais verde.

Foto mostra Rigor Rico plantando uma árvore
Foi plantado um Ipê Amarelo no final do primeiro dia do evento,
visando a conscientização ambiental
Foto mostra várias pessoas reunidas em torno de uma árvore recentemente plantada

É por isso que a Ecooar Biodiversidade esteve junto com Rigor Rico e Equipe Bicho do Mato na realização do 1º Evento Hard Enduro Sustentável. Os dados da compensação do evento estão disponibilizados no website da Ecooar, onde constam as árvores plantadas e a quantidade de CO2 captada, tudo com total transparência e auditoria pública on-line. Clique aqui e veja a área de compensação do evento.

Rigor Rico também teve as emissões de suas ações compensadas pela Ecooar através do plantio de árvores. Conheça aqui!

Foto mostra Rigor Rico com sua moto em pé e logos dos eventos
Rigor Rico e Equipe Bicho do Mato no 1º Evento Hard Enduro Sustentável

O Programa de Compensação Ambiental Ecooar é uma plataforma inovadora, onde você pode compensar todo tipo de evento e compartilhar essa ação com seus convidados e fornecedores. Saiba mais.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@gmail.com | ecooar@ecooar.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »