Comprovar o resultado é essencial, especialmente quando a natureza precisa de atenção total. E compartilhar esse conhecimento, faz parte das ações para melhorar e proteger o meio ambiente.
A Ecooar considera cada árvore como ente único, e por isso os reflorestamentos são realizados visando proteger e restaurar o meio ambiente e a biodiversidade, onde ela está inserida.
Através de uma plataforma inovadora de compensação voluntária de Gases de Efeito Estufa, os projetos são adaptados as necessidades de cada cliente.
Buscando o melhor resultado
O Relatório de Compensação Ambiental Ecooar visa demonstrar o acompanhamento das Áreas de Preservação Permanente e os impactos positivos gerados pelas ações ambientais de preservação.

E todo esse processo é baseado na captura de CO2 realizado pelo plantio de árvores, que através da fotossíntese, faz trocas gasosas, retirando gás carbônico da atmosfera e convertendo-o em açúcar de reação, consecutivamente liberando oxigênio.
Inclusive a madeira de uma árvore, genericamente, possui uma porcentagem de água que varia de 25% a 40% e da biomassa seca restante, onde o teor de carbono é em média de 50%.
Colaborando e educando
As ações de reflorestamento presentes nos relatórios estão contribuindo diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, estando totalmente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dentre eles, podemos destacar alguns:
Objetivo 04 – Educação de Qualidade

‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’.
Ao participar do Programa de Compensação Ambiental Ecooar você contribui com projetos educacionais, que são divulgados por todo o país, de forma física e digital.
Objetivo 13 – Ação contra às mudanças climáticas

‘Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos’
As árvores plantadas junto com nossos parceiros contribuem com a captação de CO2 da atmosfera, auxiliando diretamente na diminuição do aquecimento global.
Objetivo 14 – Vida na água

‘Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável’
Os reflorestamentos realizados pela Ecooar priorizam áreas de preservação permanente, que protegem nascentes e mananciais das regiões elencadas, que deságuam nos oceanos.
Objetivo 15 – Vida terrestre

‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’
Recuperação da sucessão ecológica das espécies florestais na área objeto de intervenção, ampliando a proteção e preservação da mata ciliar na área de preservação permanente.
Cada resultado conta
Entre o plantio e o crescimento inicial de uma árvore leva-se aproximadamente 3 anos.
Dentro desse prazo, é realizada a capina do mato e a adubação com nutrientes, para que a muda transforme-se em árvore, contribuindo com a proteção e recuperação das nascentes onde ela está plantada, fazendo parte essencial na formação dos bosques.

Os inúmeros benefícios atribuídos a essa formação, são proteção e disponibilidade de habitat, refúgio e alimento para a fauna, atuação como corredores ecológicos, a manutenção do microclima e da qualidade/quantidade da água e a contenção de processos erosivos.
Análise e validação de cada resultado
Ophelis de A. Françoso Jr., Biólogo, mestre em Zoologia e doutor em Fisiologia pelo Instituto de Biociências da USP, ex-bolsista Capes (Ministério da Educação) na Universidade da Califórnia Santa Bárbara, analisou e validou as ações de reflorestamento da Ecooar.
“Faz parte do escopo da Ecooar, o manejo ambiental e ecológico das áreas de plantio. Geralmente as áreas reflorestadas são agregadas às manchas de florestas preexistentes ou aos chamados corredores ecológicos.

A constante presença dos gestores e técnicos ambientais evita eventuais desequilíbrios como acúmulo de água, erosões provocadas por enxurradas e combate à supremacia das espécies dominantes, o que confere proteção, recomposição e conservação da biodiversidade e dos habitats selvagens.
Além disso, sob vigilância, as poucas mudas que porventura não vinguem, são substituídas por outras, viáveis. Como se vê, a aplicação continuada de um plano de manejo para a floresta, possibilita o desenvolvimento eficaz de sua estrutura e, consequentemente, o aumento da biomassa e da biodiversidade”, comentou o Biólogo.
Parcerias de sucesso
A Ecooar e seus parceiros estão protegendo áreas de nascente, inúmeras espécies de insetos, aves e a fauna. E alguns desses parceiros você pode conferir abaixo:
La Femme 368
Para Anajú Dorigon, atriz e fundadora da ‘La Femme 368’, a marca está inserida num grupo de empresas que atuam de maneira mais sustentável, levando em conta a necessidade de reflorestamento e de preservação de nascentes, resultado que não existe sem uma consciência ambiental coletiva.

“Trabalhamos com a neutralização de carbono, com economia circular e com produção consciente. Investimos na compra de tecidos nacionais, possuímos uma estrutura de otimização e aproveitamento de tecidos assim como incentivamos um consumo mais slow, ao invés de trabalharmos com um enorme número de coleções e peças, trocamos a potencial descartabilidade de uma produção em massa por desenvolvimento de peças que podem ser utilizadas de diversas formas, por um longo tempo e que se mantém elegantes e atemporais!”, comenta Anajú.
Quartzolit
Uma propriedade no interior do estado de São Paulo foi escolhida para o plantio do Bosque Quartzolit (empresa do grupo Saint-Gobain), um local onde foram plantadas 1.000 árvores, responsáveis pela capturadas de cerca de 130 toneladas de CO2.

A ação visa principalmente a compensarão da emissão de 80.000 impressões de catálogos da Quartzolit e também dos downloads da versão virtual do mesmo catálogo.
SEBRAE/MG
Na busca pela preservação cada vez maior do meio ambiente, foi desenvolvido pelo SEBRAE de Minas Gerais, o Selo GAIA, uma forma de reconhecer as unidades da entidade que se destacaram e se dedicaram no alcance dos objetivos relacionados à Sustentabilidade.

Como parte importante do programa foi realizado o plantio de 800 árvores em propriedade no estado de Minas Gerais, visando o compromisso ambiental da entidade em busca da proteção efetiva do meio ambiente.
Selo Verde: resultado comprovado
Disponibilizamos o Selo Verde Ecooar de maneira fácil, rápida e prática, para que você utilize em eventos, websites, redes sociais e produtos, divulgando as suas ações ambientais e fortalecendo o marketing verde com seus consumidores, através de uma plataforma inovadora de compensação voluntária de GEE, com auditoria pública online, onde os projetos são adaptados as necessidades de cada cliente.

É isso que estamos fazendo, demonstrando a responsabilidade socioambiental de nossos parceiros que, ao participarem dessas ações, ajudam a proteger a vida, a água, a fauna, colaborando com as futuras gerações.
Entre em contato e conquiste o Selo Verde Ecooar para você, sua empresa ou entidade.