Foto mostra mulher plantando uma árvore com os dizeres ação com resultados comprovados

Resultado comprovado

Comprovar o resultado é essencial, especialmente quando a natureza precisa de atenção total. E compartilhar esse conhecimento, faz parte das ações para melhorar e proteger o meio ambiente.

A Ecooar considera cada árvore como ente único, e por isso os reflorestamentos são realizados visando proteger e restaurar o meio ambiente e a biodiversidade, onde ela está inserida.

Através de uma plataforma inovadora de compensação voluntária de Gases de Efeito Estufa, os projetos são adaptados as necessidades de cada cliente.

Buscando o melhor resultado

O Relatório de Compensação Ambiental Ecooar visa demonstrar o acompanhamento das Áreas de Preservação Permanente e os impactos positivos gerados pelas ações ambientais de preservação.

Foto mostra mulheres em área de reflorestamento demonstrando resultado do plantio
Após o preparo da área, iniciam-se as ações ambientais de preservação

E todo esse processo é baseado na captura de CO2 realizado pelo plantio de árvores, que através da fotossíntese, faz trocas gasosas, retirando gás carbônico da atmosfera e convertendo-o em açúcar de reação, consecutivamente liberando oxigênio.

Inclusive a madeira de uma árvore, genericamente, possui uma porcentagem de água que varia de 25% a 40% e da biomassa seca restante, onde o teor de carbono é em média de 50%.

Colaborando e educando

As ações de reflorestamento presentes nos relatórios estão contribuindo diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, estando totalmente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dentre eles, podemos destacar alguns:

Objetivo 04 – Educação de Qualidade

‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’.

Ao participar do Programa de Compensação Ambiental Ecooar você contribui com projetos educacionais, que são divulgados por todo o país, de forma física e digital.

Objetivo 13 – Ação contra às mudanças climáticas

‘Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos’

As árvores plantadas junto com nossos parceiros contribuem com a captação de CO2 da atmosfera, auxiliando diretamente na diminuição do aquecimento global.

Objetivo 14 – Vida na água

‘Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável’

Os reflorestamentos realizados pela Ecooar priorizam áreas de preservação permanente, que protegem nascentes e mananciais das regiões elencadas, que deságuam nos oceanos.

Objetivo 15 – Vida terrestre

‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’

Recuperação da sucessão ecológica das espécies florestais na área objeto de intervenção, ampliando a proteção e preservação da mata ciliar na área de preservação permanente.

Cada resultado conta

Entre o plantio e o crescimento inicial de uma árvore leva-se aproximadamente 3 anos.

Dentro desse prazo, é realizada a capina do mato e a adubação com nutrientes, para que a muda transforme-se em árvore, contribuindo com a proteção e recuperação das nascentes onde ela está plantada, fazendo parte essencial na formação dos bosques.

Foto mostra árvores de bosque em formação, que apresenta bom resultado
Formar florestas é auxiliar na proteção da biodiversidade

Os inúmeros benefícios atribuídos a essa formação, são proteção e disponibilidade de habitat, refúgio e alimento para a fauna, atuação como corredores ecológicos, a manutenção do microclima e da qualidade/quantidade da água e a contenção de processos erosivos.

Análise e validação de cada resultado

Ophelis de A. Françoso Jr., Biólogo, mestre em Zoologia e doutor em Fisiologia pelo Instituto de Biociências da USP, ex-bolsista Capes (Ministério da Educação) na Universidade da Califórnia Santa Bárbara, analisou e validou as ações de reflorestamento da Ecooar.

“Faz parte do escopo da Ecooar, o manejo ambiental e ecológico das áreas de plantio. Geralmente as áreas reflorestadas são agregadas às manchas de florestas preexistentes ou aos chamados corredores ecológicos.

Foto mostra biólogo registrando área de reflorestamento
Visita do Biólogo nas áreas de plantio

A constante presença dos gestores e técnicos ambientais evita eventuais desequilíbrios como acúmulo de água, erosões provocadas por enxurradas e combate à supremacia das espécies dominantes, o que confere proteção, recomposição e conservação da biodiversidade e dos habitats selvagens.

Além disso, sob vigilância, as poucas mudas que porventura não vinguem, são substituídas por outras, viáveis. Como se vê, a aplicação continuada de um plano de manejo para a floresta, possibilita o desenvolvimento eficaz de sua estrutura e, consequentemente, o aumento da biomassa e da biodiversidade”, comentou o Biólogo.

Parcerias de sucesso

A Ecooar e seus parceiros estão protegendo áreas de nascente, inúmeras espécies de insetos, aves e a fauna. E alguns desses parceiros você pode conferir abaixo:

La Femme 368

Para Anajú Dorigon, atriz e fundadora da ‘La Femme 368’, a marca está inserida num grupo de empresas que atuam de maneira mais sustentável, levando em conta a necessidade de reflorestamento e de preservação de nascentes, resultado que não existe sem uma consciência ambiental coletiva.

Foto mostra resultado com pessoas plantando e placa da empresa
La Femme 368: alta costura e ações sustentáveis

“Trabalhamos com a neutralização de carbono, com economia circular e com produção consciente. Investimos na compra de tecidos nacionais, possuímos uma estrutura de otimização e aproveitamento de tecidos assim como incentivamos um consumo mais slow, ao invés de trabalharmos com um enorme número de coleções e peças, trocamos a potencial descartabilidade de uma produção em massa por desenvolvimento de peças que podem ser utilizadas de diversas formas, por um longo tempo e que se mantém elegantes e atemporais!”, comenta Anajú.

Quartzolit

Uma propriedade no interior do estado de São Paulo foi escolhida para o plantio do Bosque Quartzolit (empresa do grupo Saint-Gobain), um local onde foram plantadas 1.000 árvores, responsáveis pela capturadas de cerca de 130 toneladas de CO2.

Foto mostra grupo de pessoas próximas a placa de área de reflorestamento Quartzolit
Ação de compensação para os guias Quartzolit

A ação visa principalmente a compensarão da emissão de 80.000 impressões de catálogos da Quartzolit e também dos downloads da versão virtual do mesmo catálogo.

SEBRAE/MG

Na busca pela preservação cada vez maior do meio ambiente, foi desenvolvido pelo SEBRAE de Minas Gerais, o Selo GAIA, uma forma de reconhecer as unidades da entidade que se destacaram e se dedicaram no alcance dos objetivos relacionados à Sustentabilidade.

Foto mostra colaboradores do SEBRAE/MG plantando árvores e mostrando resultado da ação
Entidade realizou plantio de árvores para a compensação do Prêmio Gaia

Como parte importante do programa foi realizado o plantio de 800 árvores em propriedade no estado de Minas Gerais, visando o compromisso ambiental da entidade em busca da proteção efetiva do meio ambiente.

Selo Verde: resultado comprovado

Disponibilizamos o Selo Verde Ecooar de maneira fácil, rápida e prática, para que você utilize em eventos, websites, redes sociais e produtos, divulgando as suas ações ambientais e fortalecendo o marketing verde com seus consumidores, através de uma plataforma inovadora de compensação voluntária de GEE, com auditoria pública online, onde os projetos são adaptados as necessidades de cada cliente.

É isso que estamos fazendo, demonstrando a responsabilidade socioambiental de nossos parceiros que, ao participarem dessas ações, ajudam a proteger a vida, a água, a fauna, colaborando com as futuras gerações.


Entre em contato e conquiste o Selo Verde Ecooar para você, sua empresa ou entidade.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta