Skip to main content
Foto mostra máscaras de saúde

Respirador: PPA ajudando a salvar vidas

A pandemia que atingiu o planeta, fez com que empresas dessem sua contribuição para ajudar a salvar vidas. E um dos produtos mais fundamentais para os pacientes internados em hospitais é o ventilador pulmonar ou simplesmente respirador artificial. Conheça essa e outras iniciativas.

PPA desenvolve respirador artificial

Presente no mercado desde 1983, a PPA é líder no mercado brasileiro de automatizadores para portas e portões, estando sempre em constante evolução, no Brasil e também na América Latina, América Central, Caribe, Estados Unidos e Europa, e em mais de 30 países.

Foto contém médico medindo a temperatura e higienizando com spray colaborador da empresa que cria respirador artificial
A PPA sempre se preocupou com o bem-estar de todos os seus colaboradores

A preocupação com o conforto e bem-estar de seus colaboradores e com a população em geral, fazem parte do dia a dia da empresa, que rapidamente desenvolveu um respirador artificial para ajudar a rede de saúde e os pacientes afetados pelo COVID-19. Com o auxílio de tecnologias avançadas, foram utilizadas a central eletrônica e motor dos automatizadores para a criação do projeto.

Respirador PPA 10D

De acordo com o Presidente da PPA, Flávio Peres, “é nesse momento de pandemia que devemos ajudar o país, amenizando o sofrimento dos pacientes infectados pelo COVID-19”. Dessa forma, a empresa desenvolveu um ventilador pulmonar (respirador artificial) chamado PPA 10D baseado nos princípios de funcionamento do projeto INSPIRE da Poli-USP, para ser utilizado principalmente por pacientes do coronavírus.

Imagem mostra respirador PPA 10D
Respirador PPA 10D: desenvolvido através do projeto INSPIRE da Poli-USP

O projeto original do INSPIRE trouxe a base para a equipe de engenharia da PPA transformá-lo em um novo produto utilizando a tecnologia já desenvolvida pela própria empresa, para ser utilizado nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais e casas de saúde.

Parceria

Em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), testes de eficácia do aparelho estão sendo realizados e têm apresentado notáveis resultados. Segundo o Reitor Márcio Mesquita Serva a parceria para o desenvolvimento do projeto demonstra a responsabilidade e qualidade da Instituição, dos docentes e residentes dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Universidade de Marília e equipe técnica do Hospital Beneficente Unimar (HBU).

Foto contém respirador PPA 10D e junto a um boneco de testes
O respirador está em sua fase final de testes realizados pela Anvisa

O PPA 10D é de fácil utilização e serão produzidos inicialmente 100 equipamentos por dia na sede da empresa que fica na cidade de Garça/SP, seguindo todos os protocolos sanitários de higienização e outros recomendados pelas autoridades da saúde. Assista aqui o vídeo do equipamento em funcionamento.

O produto está pronto para a fabricação, aguardando os últimos testes para ser homologado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Além do respirador a divisão de saúde da empresa lançou também uma máscara chamada de Protetor Facial PPA, que protegerá agentes da saúde quando estiverem auxiliando os pacientes da Covid-19.

Foto mostra pessoa utilizando máscara plástica transparente para proteção contra Covid-19
Protetor Facial PPA: evita a contaminação

A Ecooar orgulha-se de ter como parceira a PPA, empresa que está ajudando a salvar vida e que se empenha e colabora para um mundo melhor.

Outras iniciativas

Cada empresa está utilizando sua própria tecnologia para ajudar no combate a pandemia.

Tesla apresenta protótipo para um respirador

Engenheiros da Tesla, empresa conhecida por criar belos e potentes carros elétricos, desenvolveram um protótipo para um respirador artificial, usando algumas peças do Model 3, utilizando o estoque existente e produzindo os equipamentos rapidamente.

Foto mostra chassi de carro elétrico da Tesla em San Francisco, Califórnia
Tecnologia da Tesla começa a ser usada também a favor da saúde

Elon Musk, criador da empresa, disse que fornecerá respiradores Tesla aprovados pela FDA (Food and Drug Administration) gratuitamente a hospitais dentro de regiões onde a montadora elétrica normalmente fornece seus veículos, reabrindo sua fábrica em Nova York para produzir respiradores. Veja o vídeo com mais informações aqui.

Google e Apple: juntas para monitorar o coronavírus

Utilizando uma tecnologia conhecida como “rastreamento de contatos”, as empresas Apple e Google desenvolveram APIs para ajudar a combater a pandemia do coronavírus, com uma ação que monitora infectados por meio do Bluetooth através de smartphones e tablets dos sistemas iOS e Android.

Arte mostra aparelhos celulares e o símbolo de bluetooth
Monitoramento uniu duas empresas gigantes da tecnologia: Apple e Google

Para preservar a privacidade é criada, a cada 24 horas, uma chave de rastreamento única que pertence a cada aparelho. Resumindo: você saberá se cruzou com alguém infectado, mas não saberá quem é a pessoa, que terá a sua identidade preservada. Saiba mais sobre o projeto aqui.


Saiba mais:
Comunicação Grupo PPA
Mariane Peres – marianeperes@ppa.com.br – (14) 99148-5299
Vanessa Borges – vanessa.borges@ppa.com.br
– (14) 99809-8365


A Ecooar apoia todas as empresas que neste momento ajudam superar os desafios que a pandemia nos impõe, auxiliando o mundo a evoluir.


Leia também:

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »