A separação das embalagens usadas para reciclagem é difícil? Talvez você tenha uma opinião diferente após esse texto.
Os resíduos são uma consequência das atividades realizadas pelo homem, mas podemos respeitar o planeta se participarmos ativamente na gestão dos materiais a serem reciclados. Dessa forma produzir, usar, descartar corretamente e reinserir esses materiais novamente no circuito produtivo faz toda a diferença para o mundo em que vivemos.
Na Europa, mais precisamente em Portugal, muitas políticas públicas, com auxílio do setor privado estão mudando o modo como os portugueses enxergam a reciclagem.

Reciclagem cada vez maior
A Sociedade Ponto Verde (SPV) de Portugal atua há mais de 20 anos com o sistema ponto verde, que integra uma cadeia de parceiros fazendo a reciclagem acontecer. Hoje em dia, 7 em cada 10 lares portugueses separam embalagens, promovendo um ambiente mais limpo e higiênico.
Para reciclar só precisa começar. A campanha “Transforme ideais em gestos reais”, da SPV, defende que sempre que usamos embalagens elas devem ser colocadas no ecoponto, local que depois de esvaziado dá a destinação correta ao resíduo. Em casa, no escritório, na escola ou na rua, cada embalagem conta.
Veja essas dicas que eles utilizam lá, mas que podem ser seguidas por todos:
- Separe todas as embalagens usadas: no serviço, em festas ou na escola;
- Separe as embalagens por material: embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas descarte em lixeiras da cor amarela; embalagens de vidro, na verde; e embalagens de papel, na azul;
- Não há necessidade de lavar ou retirar rótulos.

Fazendo sua parte
É cada vez mais alta a quantidade de resíduos que são reciclados. Ao reforçar esta tendência, todos estarão contribuindo para a manutenção dos recursos não renováveis do planeta, reduzindo a pressão sobre a natureza. Mas sempre se pode fazer um pouco mais. Convém inclusive lembrar alguns números importantes já contabilizados em Portugal:
– No país
já existem mais de 45.000 ecopontos;
– 100% do território tem acesso à coleta seletiva;
– Até 2025 a meta de reciclagem das embalagens é de 65%;
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) irá lançar em cerca
de mil lojas, nas plataformas ‘online’ e nas redes sociais uma campanha de
sensibilização para o uso sustentável do plástico, apelando à reciclagem.
É dessa forma que Portugal vai fazendo sua parte pela reciclagem. Separar o lixo é uma questão de atitude e reciclar sempre traz inúmeros benefícios para o planeta.
Fábio Lecci Merigue, ambientalista e diretor da Ecooar