Skip to main content
Foto mostra calçada de cidade com árvore florida ao fundo e semáforo

Pegada ecológica: o quê é?

Você já ouviu falar no termo pegada ecológica? Ultimamente, ele vem sendo bastante comentado e nós vamos explicar os motivos.

Já falamos aqui no blog da Ecooar que todas as atividades humanas causam prejuízos a natureza, afinal, ao utilizarmos recursos naturais deixamos nossa marca no meio ambiente. Pegada Ecológica é justamente sobre isso, sobre os “rastros” que imprimimos ao longo de nossa vida e que geram danos à biodiversidade. Não estranhe o nome, o termo vem do inglês “Ecological Footprint”.

Como você contribui

Ainda que você separe o lixo de maneira adequada, tome banho rápido, apague as luzes ao sair de cada cômodo, suas ações do cotidiano prejudicam a natureza e tudo que a envolve. Você já se perguntou como seus hábitos alimentares ou de transporte podem afetar o meio ambiente? Cada atitude do dia a dia pode ser repensada e, dessa forma, diminuir a pegada ecológica.

O descarte inadequado de lixo aumenta muito a Pegada Ecológica do indivíduo

O cálculo da Pegada Ecológica utiliza hectares globais como medida, ou seja, o resultado faz um paralelo com quantos planetas precisariam para que nossos hábitos sejam suportados, e pasmem, se todas as pessoas do mundo consumissem como os brasileiros, precisaríamos de 1,6 planetas!

Biocapacidade

Este termo não é tão difundido quanto pegada ecológica, mas é importante que você conheça, afinal, Biocapacidade trata-se da resistência que o planeta apresenta ao absorver os resíduos gerados pelos seres humanos e produzir recursos úteis.

Como diminuir a Pegada Ecológica

O jeito mais eficiente de reduzir a pegada ecológica é mudando seu estilo de vida. Sabemos que não é tarefa fácil, mas vamos te ajudar a pensar em alguns pontos que podem analisados e reconsiderados.

Alimentação: reduzir o consumo de produtos conhecidos como embutidos, assim como a proteína animal auxilia de maneira considerável a produção de embalagens plásticas que em sua maioria não são recicladas, além disso, é fundamental se atentar também ao aproveitamento dos alimentos, ou seja, evitar ao máximo o desperdício;

Energia limpa: existem algumas soluções inovadoras que fazem toda a diferença para o planeta e também para o seu bolso. Utilize painéis solares como forma de gerar energia para sua casa ou empresa, preservando o meio ambiente e economizando na conta mensal de luz;

Meios de transporte: não é só a bicicleta que pode te ajudar na missão de emitir menos gases poluentes na hora de se locomover, utilizar transporte público ou até mesmo carona com amigos do trabalho já é uma atitude que faz diferença;

Hábitos de consumo: atualmente, consumir está muito fácil. Tudo é parcelado em diversas vezes, a moda muda de tendência em um passe de mágicas e assim o consumo sempre é maior que as necessidades. Consumir de maneira consciente é uma forma muito eficaz de contribuir para um mundo mais sustentável. Outro modo de reduzir a Pegada Ecológica é reciclando e reutilizando materiais.

Foto mostra pessoa fazendo o plantio de uma árvore para reduzir sua pegada ecológica
Plantar árvores ajuda a diminuir os efeitos da poluição no planeta

Plantio de árvores: Você também pode plantar árvores para minimizar a sua pegada ecológica. Após adquirir uma muda, retire ela da embalagem plástica e coloque no centro de uma cova preparada, considerando as seguintes dicas:
1) coloque terra a sua volta, compactando levemente o solo para firmar a muda;
2) o excesso de terra retirada para abrir a cova poderá ser colocada ao redor da muda, formando uma “bacia” para o acúmulo da água, facilitando as irrigações;
3) realize o plantio preferencialmente em dias chuvosos ou imediatamente após os mesmos.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários. Ah, aproveita para compartilhar essas informações com os amigos, ok? 

Reduzimos sua pegada ecológica

A Ecooar tem como objetivo a restauração ecológica de Áreas de Proteção Permanente (APP) da Mata Atlântica e demais biomas, onde cada árvore plantada retém CO2 durante o seu crescimento, auxiliando na captura dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e na regeneração do meio ambiente.

Através de uma plataforma inovadora você pode plantar árvores, compartilhar essa ação com colaboradores e até presentear seus amigos. Conheça também como a Ecooar pode compensar as emissões de CO2 do seu negócio através do Selo Verde.


Fotos e texto: Equipe Ecooar


Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »