Skip to main content
Foto mostra embalagens recicláveis de plástico

Coleta seletiva: você sabe o que é?

Coleta seletiva é um termo bastante conhecido, mas será que você sabe realmente o que é? Vamos dedicar as próximas linhas a falar sobre o assunto e esclarecer as tantas dúvidas que surgem quando o assunto é este.

O que é coleta seletiva?

De maneira simples, podemos dizer que coleta seletiva é o processo de recolhimento de materiais recicláveis separados e isso pode ser feito por empresas e pessoas. A separação do lixo reciclável dos resíduos orgânicos é fundamental para o sucesso da reciclagem.


Leia mais
Plásticos: uma questão de saúde pública


Quando falamos em separação, nem sempre estamos falando apenas de selecionar o que é orgânico e o que não é. Separar de forma a unir materiais com características semelhantes também faz parte do processo, ou seja, papel com papel, plástico com plástico e assim por diante.

Por que eu devo colaborar?

Bom, antes de se fazer essa pergunta, é mais fácil questionar o contrário: e por que não? Não leva muito tempo nem dá muito trabalho, é tudo muito simples e a contribuição para o meio ambiente é grandiosa.

Ah, tem outra questão importante que envolve a reciclagem de materiais: esta atividade é fonte de renda para inúmeras famílias. Agora dá até mais vontade de contribuir, não é mesmo?

Foto mostra tampas de plástico materiais sobre um fundo de madeira
Plástico, um grande vilão do meio ambiente, deve receber uma atenção especial e ser corretamente descartado

Então, vamos te dar umas dicas:

· O início é bem fácil, basta separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis e não esquecer que também existem os não recicláveis;

· Lixo reciclável precisa de cuidados! Armazene ele em local correto, longe do alcance de crianças e animais, pois além de causar odores, os vestígios de alimentos ou outras substâncias podem atrair insetos;

· Vidros e outros materiais cortantes devem ser embrulhados ou envoltos em jornal para não machucar os profissionais que recolhem o lixo, ok?

· Lâmpadas, pilhas, bateria de celular e outros equipamentos eletrônicos devem ser descartados da maneira correta, portanto, procure o local ideal para estes materiais. Geralmente, pontos comerciais como mercados e farmácias encaminham estes produtos para o descarte ideal.

· Consuma de maneira consciente, pois produzir menos lixo é muito melhor do que reciclar.

Como funciona a coleta seletiva?

A coleta seletiva de lixo funciona, principalmente, de duas maneiras. Uma é aquela que você já conhece, que recolhe os materiais de porta em porta. Esse serviço pode ser prestado tanto pelo poder público, como por empresas e até mesmo cooperativas de catadores de reciclagem.

Foto mostra ação de coleta seletiva com lacres de latas de alumínio, em garrafas pet
A coleta seletiva deve fazer parte das ações em nosso dia a dia

A outra maneira, menos conhecida, são os chamados PEVs – Pontos de Entrega Voluntária. Neste caso, há pontos de entrega de materiais recicláveis em lugares estratégicos, como por exemplo próximo a condomínios área empresarial, e posteriormente estes materiais são recolhidos pelo poder público.

As cores

Sabe aquelas lixeiras de coleta seletiva? Elas foram criadas para facilitar a separação de cada tipo de material reciclável, tanto é que cada um tem a sua cor. O verde representa vidro, amarelo o metal, azul é cor que corresponde ao papel e vermelho é a cor do plástico. Dessa maneira, os recicláveis ficam agrupados de acordo com suas características e facilitam ainda mais o processo de reciclagem.

Foto mostra pessoa segurando uma arara e ao fundo lixeira de coleta seletiva
Augusto Gabriel Claro, Coordenador da Engenharia Florestal da FAEF, com a arara Buriti:
ao fundo a lixeira da Meca Ambiental, feita a partir de tubos descartados de pasta de dente

Gostou de saber mais sobre coleta seletiva? Vai colocar as dicas em prática? Queremos saber como foi a experiência, ok? Comenta aqui embaixo que a gente vai adorar trocar uma ideia sobre isso. 

Benefícios do Selo Verde Ecooar

Selo Verde Ecooar: com pouco investimento, você melhora a sua imagem, valoriza seus produtos e aumenta as suas vendas, atraindo consumidores mais conscientes. É fácil, rápido e prático! Veja outros benefícios.

– Agrega valor à sua marca
– Fortalece sua imagem junto ao consumidor
– Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
– Refloresta áreas com auditoria on-line
– Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
– Recupera ecossistemas e nascentes
– Amplia a responsabilidade socioambiental
– Melhora a qualidade de vida das pessoas
– Contribui com educação ambiental
– Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos

Leia mais sobre o Selo Verde Ecooar.

Clique aqui e tenha certeza que está fazendo o melhor para você, para sua empresa e para o planeta.


Texto: Alexandro Carvalho – Diretor de Marketing da Ecooar

Fotos: Fabio Lecci Merigue – Ambientalista e diretor da Ecooar

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »