Coleta seletiva é um termo bastante conhecido, mas será que você sabe realmente o que é? Vamos dedicar as próximas linhas a falar sobre o assunto e esclarecer as tantas dúvidas que surgem quando o assunto é este.
O que é coleta seletiva?
De maneira simples, podemos dizer que coleta seletiva é o processo de recolhimento de materiais recicláveis separados e isso pode ser feito por empresas e pessoas. A separação do lixo reciclável dos resíduos orgânicos é fundamental para o sucesso da reciclagem.
Leia mais
Plásticos: uma questão de saúde pública
Quando falamos em separação, nem sempre estamos falando apenas de selecionar o que é orgânico e o que não é. Separar de forma a unir materiais com características semelhantes também faz parte do processo, ou seja, papel com papel, plástico com plástico e assim por diante.
Por que eu devo colaborar?
Bom, antes de se fazer essa pergunta, é mais fácil questionar o contrário: e por que não? Não leva muito tempo nem dá muito trabalho, é tudo muito simples e a contribuição para o meio ambiente é grandiosa.
Ah, tem outra questão importante que envolve a reciclagem de materiais: esta atividade é fonte de renda para inúmeras famílias. Agora dá até mais vontade de contribuir, não é mesmo?

Então, vamos te dar umas dicas:
· O início é bem fácil, basta separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis e não esquecer que também existem os não recicláveis;
· Lixo reciclável precisa de cuidados! Armazene ele em local correto, longe do alcance de crianças e animais, pois além de causar odores, os vestígios de alimentos ou outras substâncias podem atrair insetos;
· Vidros e outros materiais cortantes devem ser embrulhados ou envoltos em jornal para não machucar os profissionais que recolhem o lixo, ok?
· Lâmpadas, pilhas, bateria de celular e outros equipamentos eletrônicos devem ser descartados da maneira correta, portanto, procure o local ideal para estes materiais. Geralmente, pontos comerciais como mercados e farmácias encaminham estes produtos para o descarte ideal.
· Consuma de maneira consciente, pois produzir menos lixo é muito melhor do que reciclar.
Como funciona a coleta seletiva?
A coleta seletiva de lixo funciona, principalmente, de duas maneiras. Uma é aquela que você já conhece, que recolhe os materiais de porta em porta. Esse serviço pode ser prestado tanto pelo poder público, como por empresas e até mesmo cooperativas de catadores de reciclagem.

A outra maneira, menos conhecida, são os chamados PEVs – Pontos de Entrega Voluntária. Neste caso, há pontos de entrega de materiais recicláveis em lugares estratégicos, como por exemplo próximo a condomínios área empresarial, e posteriormente estes materiais são recolhidos pelo poder público.
As cores
Sabe aquelas lixeiras de coleta seletiva? Elas foram criadas para facilitar a separação de cada tipo de material reciclável, tanto é que cada um tem a sua cor. O verde representa vidro, amarelo o metal, azul é cor que corresponde ao papel e vermelho é a cor do plástico. Dessa maneira, os recicláveis ficam agrupados de acordo com suas características e facilitam ainda mais o processo de reciclagem.

ao fundo a lixeira da Meca Ambiental, feita a partir de tubos descartados de pasta de dente
Gostou de saber mais sobre coleta seletiva? Vai colocar as dicas em prática? Queremos saber como foi a experiência, ok? Comenta aqui embaixo que a gente vai adorar trocar uma ideia sobre isso.
Benefícios do Selo Verde Ecooar
Selo Verde Ecooar: com pouco investimento, você melhora a sua imagem, valoriza seus produtos e aumenta as suas vendas, atraindo consumidores mais conscientes. É fácil, rápido e prático! Veja outros benefícios.
– Agrega valor à sua marca
– Fortalece sua imagem junto ao consumidor
– Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
– Refloresta áreas com auditoria on-line
– Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
– Recupera ecossistemas e nascentes
– Amplia a responsabilidade socioambiental
– Melhora a qualidade de vida das pessoas
– Contribui com educação ambiental
– Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos
Leia mais sobre o Selo Verde Ecooar.
Clique aqui e tenha certeza que está fazendo o melhor para você, para sua empresa e para o planeta.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus contatos.