O Homem Microbiano: evolução, genética, microbiologia e biologia molecular
Uma das mais esperadas obras científicas de 2020 aborda temas que vão desde o aparecimento do Universo, do planeta Terra e da vida, até o domínio do planeta pelos humanos.

Com base em evidências fornecidas pela biologia e genética moleculares e pela paleontologia, o autor tece uma história natural da vida recorrendo sempre à Teoria da Evolução como amálgama de fundo, mostrando como os micro-organismos contribuíram para tornar o planeta favorável à vida e como os humanos tornaram-se tão dependentes deles.
Por meio de uma abordagem acentuadamente ecológica e com base em narrativas didáticas e empolgantes, o autor indica que a evolução humana sempre dependeu de uma parceria com bactérias que até hoje perdura, compartilhando os respectivos genomas e até suas próprias individualidades.
Leia ‘O Homem Microbiano‘ e surpreenda-se!
“Cerca de 85% da história biológica da Terra restringe-se à vida microbiana. Micro-organismos possuem um importante papel para o ambiente e para ecologia do planeta, bem como para a evolução dos seres vivos.”
“As perguntas que a comunidade científica procura responder atualmente são: quais são os organismos unicelulares pioneiros e como eles chegaram até os tempos atuais até interagir com os seres humanos?”
“A biologia celular e a genômica de todos os organismos modernos foram construídas sob fundamentos microbianos. Portanto, os animais e vegetais nunca conheceram a vida sem as bactérias.”
“Nada surpreendente, portanto, que muitos genes humanos sejam homólogos aos genes bacterianos.”

relativa do genoma frente ao de outros seres vivos
“Pode-se dizer que somos quimicamente mais semelhantes a certas bactérias do que algumas bactérias são entre elas; da mesma forma, muitos genes humanos são homólogos a genes bacterianos.”
“Entre 900 milhões de anos a 700 milhões de anos atrás, iniciou-se a transição para a vida multicelular por meio de uma das características mais emblemáticas da organização celular: a existência de genomas citoplasmáticos semi-autônomos – verdadeiros ‘fósseis microbianos vivos’ – as mitocôndrias e os cloroplastos.”
“O Antropoceno pode constituir-se em uma grande questão científica e política ao considerarmos que mais da metade do solo terrestre tem sido usado de forma indiscriminada e que as atividades humanas se tornaram a principal força motriz de acentuadas mudanças ambientais”
Editora com responsabilidade ambiental
Fundada em 2007, a Pedagógica Editoral é uma empresa de elaboração de conteúdos nas áreas de educação, ciência e sustentabilidade, responsável pelo lançamento do livro ‘O Homem Microbiano’.

Na área educacional, presta assessoria editorial, pedagógica, capacitação científica e conteúdos em todos níveis de escolaridade, notadamente nos campos científicos das ciências da vida.
Com base em uma vertente ecológica e sustentável, a empresa produz artigos científicos para a mídia em geral, elabora relatórios e gera inventários de créditos de carbono, sempre com base em sólidas evidências e rigorosos fundamentos técnicos.

Parte das emissões de gases de efeito estufa emitidas na elaboração do livro serão compensadas pela Ecooar, por meio do plantio de árvores, após o seu lançamento.
Para mais informações entre em contato com a Pedagógica através do website, WhatsApp +55 11 99854-9962 (Ophelis) ou e-mail: pedagogicaeditorial@gmail.com
Você também quer compensar suas emissões? Saiba mais aqui.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@gmail.com | ecooar@ecooar.com