Skip to main content
Foto mostra pequeno lado rodeado de plantas com a frase O homem microbiano

O Homem Microbiano: uma abordagem ecológica

O Homem Microbiano: evolução, genética, microbiologia e biologia molecular

Uma das mais esperadas obras científicas de 2020 aborda temas que vão desde o aparecimento do Universo, do planeta Terra e da vida, até o domínio do planeta pelos humanos.

Com base em evidências fornecidas pela biologia e genética moleculares e pela paleontologia, o autor tece uma história natural da vida recorrendo sempre à Teoria da Evolução como amálgama de fundo, mostrando como os micro-organismos contribuíram para tornar o planeta favorável à vida e como os humanos tornaram-se tão dependentes deles.

Por meio de uma abordagem acentuadamente ecológica e com base em narrativas didáticas e empolgantes, o autor indica que a evolução humana sempre dependeu de uma parceria com bactérias que até hoje perdura, compartilhando os respectivos genomas e até suas próprias individualidades.

Leia O Homem Microbiano‘ e surpreenda-se!

“Cerca de 85% da história biológica da Terra restringe-se à vida microbiana. Micro-organismos possuem um importante papel para o ambiente e para ecologia do planeta, bem como para a evolução dos seres vivos.”

“As perguntas que a comunidade científica procura responder atualmente são: quais são os organismos unicelulares pioneiros e como eles chegaram até os tempos atuais até interagir com os seres humanos?”

“A biologia celular e a genômica de todos os organismos modernos foram construídas sob fundamentos microbianos. Portanto, os animais e vegetais nunca conheceram a vida sem as bactérias.”

“Nada surpreendente, portanto, que muitos genes humanos sejam homólogos aos genes bacterianos.”

Uma análise filogenética dos genes humanos revela a porcentagem
relativa do genoma frente ao de outros seres vivos

“Pode-se dizer que somos quimicamente mais semelhantes a certas bactérias do que algumas bactérias são entre elas; da mesma forma, muitos genes humanos são homólogos a genes bacterianos.”

“Entre 900 milhões de anos a 700 milhões de anos atrás, iniciou-se a transição para a vida multicelular por meio de uma das características mais emblemáticas da organização celular: a existência de genomas citoplasmáticos semi-autônomos – verdadeiros ‘fósseis microbianos vivos’ – as mitocôndrias e os cloroplastos.”

“O Antropoceno pode constituir-se em uma grande questão científica e política ao considerarmos que mais da metade do solo terrestre tem sido usado de forma indiscriminada e que as atividades humanas se tornaram a principal força motriz de acentuadas mudanças ambientais”

Campanha pública

A Ecooar, em parceria com a Pedagógica Editorial tem o prazer de apresentar a campanha de arrecadação de fundos para a impressão do livro O Homem Microbiano, uma obra prima científica, de autoria do renomado cientista Sérgio Olavo Pinto da Costa, professor da Universidade de São Paulo atualmente aposentado. Uma campanha que já nasce vitoriosa, mediada pelo conceituado site Catarse, especializado em arrecadações de sucesso.

Foto mostra capa do livro O Homem Microbiano

Parte das emissões de gases de efeito estufa emitidas na elaboração do livro serão compensadas pela Ecooar, por meio do plantio de árvores, após o seu lançamento.

Acesse o link, veja mais detalhes, faça sua doação e reserve seu exemplar, que será enviado pelos correios. Caso a meta não seja atingida, seu dinheiro será integralmente devolvido.

ACESSE AQUI A CAMPANHA


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@gmail.com | ecooar@ecooar.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »