Skip to main content
Foto mostra um lago, cercado de árvores e vegetação com o texto Município VerdeAzul

Município VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) no Estado de São Paulo

Os municípios brasileiros, pelas competências constitucionais que lhes foram atribuídas, constituem atores decisivos na implementação do planejamento e na gestão ambiental urbana. No entanto, apesar da existência de leis e instrumentos muitas vezes apropriados, o estágio atual de implementação de políticas públicas ambientais e urbanas ainda não atende aos requisitos necessários de sustentabilidade.

Imagem da logo Município VerdeAzul

O fundamental é que esses instrumentos sejam compostos por ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes da localidade.

Neste sentido, em 2007, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA-SP), lançou, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) com o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios paulistas.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada uma das municipalidades no programa ambiental ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, sendo um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Foto mostra ave sabia do campo com inseto no bico
Ampliar e proteger a biodiversidade é um dos aspectos do programa

As ações propostas pelo PMVA compõem 10 Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos:

  1. Município Sustentável (MS);
  2. Estrutura e Educação Ambiental (EEA);
  3. Conselho Ambiental (CA);
  4. Biodiversidade (BIO);
  5. Gestão das Águas (GA);
  6. Qualidade do Ar (QA);
  7. Uso do Solo (US);
  8. Arborização Urbana (AU);
  9. Esgoto Tratado (ET); e
  10. Resíduos Sólidos (RS).

Anualmente é publicado o Ranking Ambiental Paulista, constando os 645 municipais paulistas signatários do PMVA desde 2008. Tal ranqueamento resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios e publicado o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

12 anos de Município VerdeAzul

Nestes 12 anos de implementação do PMVA (2007-2019), observa-se a evolução ambiental dos municípios paulistas, principalmente pelo aumento das estruturas municipais de meio ambiente, da participação da sociedade civil por meio dos conselhos municipais e implantação de programas municipais votados à educação ambiental, gestão dos resíduos sólidos e arborização urbana, essenciais para o fortalecimento da gestão sustentável destas municipalidades.

Foto mostra crianças em uma sala de aula de educação ambiental
Aula de Educação Ambiental na Escola Ecooar ‘José Béttio’, Fazenda Cascata, que compõem uma das 10 diretivas do programa Município VerdeAzul

Finalmente, com apoio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo (GAEMA-MP), chegou a hora da implementação efetiva do PMVA por parte dos gestores públicos locais, ficando a fiscalização anual a cargo dos órgãos de controle estadual.

Além disso, vai de encontro com os compromissos internacionais firmados pelo Estado Brasileiro para aplicação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente, cabendo a municipalidade em dar o exemplo para a sociedade na redução de desperdícios e gastos institucionais.

ALLAN OLIVEIRA TÁCITO
Consultor Ambiental e Turístico CRA-SP 148.327  |  IBAMA-CTF 5672771
(18) 99744.1452
http://allantacito.wixsite.com/consultoria

Solução Ecooar

Criamos experiências únicas que fazem toda a diferença no mundo em que vivemos, plantando um futuro mais verde.

Seu município precisa compensar as emissões, ampliar a Educação Ambiental e seguir os parâmetros para melhorar posição no ranking do Município VerdeAzul? Entre em contato com a Ecooar e conheça algumas de nossas soluções ideais para sua cidade.

É através de uma plataforma inovadora e com auditoria pública on-line que você conhece onde as árvores foram plantadas, compartilha essa ação com os cidadãos, colaboradores e fornecedores e sabe quanto CO² está sendo captado no plantio.


Fotos: Equipe Ecooar

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »