Skip to main content
Foto contém mudas de árvores nativas

Município VerdeAzul e seus benefícios

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) é uma iniciativa estadual coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi lançado em 2007 com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades de São Paulo, auxiliando-as na elaboração de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Município VerdeAzul: diretivas

As ações propostas pelo PMVA são divididas em dez diretivas que norteiam a agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. As diretivas e ações que devem ser comprovadas pelos municípios atualmente estão na resolução SMA 33 de 29 de março de 2018.

Foto contém três adolescentes plantando uma árvore para o programa Município VerdeAzul
O plantio de árvores auxilia na diretiva Município Sustentável e Gestão das Águas

Anteriormente eram outras resoluções que exigiam diferentes comprovações, havendo uma evolução das tarefas solicitadas. Inicialmente eram elaboradas leis que evoluíram para planos e programas municipais. Atualmente deve haver a comprovação da implantação e funcionamento destes planos e programas, bem como a aprovação na Câmara Municipal.

Garça faz parte do programa Município VerdeAzul

O município de Garça é signatário do programa desde o ano de 2008 devendo indicar interlocutores e suplentes que são responsáveis por coordenar todos os trabalhos de articulação entre as diversas secretarias e demais órgãos públicos, que possuem ações vinculadas à agenda proposta pelo PMVA, bem como pelo tratamento e envio das informações, via sistema, para o Estado.

Foto contém pessoas em frente a uma placa escrita nascente modelo 2019
Nascente Modelo: proteção de mananciais são fundamentais para o programa

Com um aumento de quase 120%, a nota de Garça no PMVA foi de 35,7 em 2018 para 78,34 em 2019, obtendo a qualificação para que a cidade permaneça no programa e possa continuar desenvolvendo ações neste ano de 2020 para que, possivelmente em dezembro, conquiste o selo que certifica como Município VerdeAzul. Para conseguir o selo é preciso que a cidade alcance, no mínimo, 80 pontos nas diretivas avaliadas. Dos 613 municípios participantes em 2019, 88 superaram os 80 pontos. Garça ficou em 97º lugar.

Importante parceria

Praticamente em todas as diretivas são solicitadas ações de educação ambiental para conscientização da população acerca dos temas propostos, sendo as parcerias uma forma eficiente para atingirmos o sucesso das ações e uma maior abrangência do público participante.

Foto contém três pessoas próximas a uma muda de árvore, que fazem parte do programa Município VerdeAzul
Plantio de árvores para compensar o evento Cerejeiras Festival, que acontece na cidade de Garça/SP ; Patrícia e Érica da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Fábio da Ecooar

A Ecooar é uma parceira há muitos anos nas mais diversas ações como plantio para compensação de emissões de CO², palestras, visitas monitoradas à recém-inaugurada Nascente Modelo atuando também como membro da Comissão Cerejeira Sustentável que cuida da sustentabilidade da maior festa do município de Garça/SP, o Cerejeiras Festival. Tais ações contribuem significativamente na pontuação do município no PMVA, favorecendo assim, a melhora no ranking ambiental e, principalmente, colaborando para a qualidade de vida dos cidadãos do município.


Érika Bicalho Buchignani – CRBIO 31932/01-D

Bióloga graduada pela Unesp de Rio Claro; Especialista em Licenciamento Ambiental; Coordenadora de Educação Ambiental do Município de Garça/SP


Ações Ecooar

Através da tecnologia Ecooar você pode fazer parte de um movimento global que ajuda a transformar o seus município, áreas degradadas em florestas, com o plantio de árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP), conforme estudos específicos devidamente aprovados pelos órgãos ambientais competentes.

Imagem contém árvores e drone
Uso de tecnologia facilita a auditoria das árvores em áreas de reflorestamento

Tudo isso com auditoria pública on-line e certificado com QR Code, indicando cada um dos locais de reflorestamento.

Entre em contato com nossa equipe

Acesse: www.ecooar.com
E-mail: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »