Mercado financeiro é o local onde são negociados os ativos financeiros. Há anos, existe a relação entre compradores e vendedores, que possuem interesse comum. O resultado de séculos da evolução da teoria econômica, dá-se a compreensão atual do mercado financeiro, como hoje conhecemos.
Sustentabilidade é, de modo simplista, definida como processo ou sistema que permite a sua permanência, com qualidade, com determinado prazo, com determinada característica. Apesar do tema ser antigo, ultimamente tornou-se um dos principais motes do cotidiano.
Investindo em sustentabilidade
Embora estes dois temas estarem ligados entre si, por muito tempo eles caminharam em direção opostas. Haverá, é claro, quem diga que sem um o outro não vive, mas encontramos também quem defenda que os dois temas podem, sim, se locomoveram em direção opostas. No entanto, cada vez mais, a relação entre eles está próxima. Comprador e vendedor, interessados em sustentabilidade, podem utilizar o mercado financeiro a fim de implementarem seus negócios de forma profícua.

Inicialmente, pensemos no investidor que busca recursos para iniciar ou ampliar o seu negócio. Devido à falta de comunicação e, por conseguinte, a falta de informação, muitas pessoas acabam não captando recursos direcionados aos projetos de sustentabilidade. Porém, os agentes financeiros possuem linhas de financiamentos específicas que podem ajudar ao investidor e ao negócios sustentáveis. Vejamos alguns:
• BNDES: o Banco Nacional de Desenvolvimento, empresa pública federal, cujo principal objetivo é o financiamento a longo prazo e investimento em todos segmentos da economia brasileira, possui projetos na área de saneamento, gestão de resíduos, eficiência energética e conservação de biomas. O Banco ainda está envolvido nos projetos de conservação de biomas naturais, como projeto do Fundo Amazônia e o projeto de Restauração Ecológica.
• Os bancos múltiplos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, também possuem linhas próprias. Esses financiamentos são direcionados para pessoas físicas ou jurídicas e possuem taxas de juros subsidiadas pelo BNDES ou pelo próprio banco.
• Cooperativas e Fintech: com crescimentos estratosféricos no mercado financeiro, também possuem linhas específicas e atuam como agente do BNDES.
Green bonds e mercado financeiro
Para a outra ponta do mercado, o investidor, que está interessado em aplicar seu capital em negócios sustentáveis, há muitas opções de investimentos: bancos, cooperativas, possuem fundos de investimentos, na área de Asset Managemente.
Leia mais
Ativos e passivos ambientais: o que influenciam no resultado da empresa?
Para você que está preocupado com as questões ambientais, há opções de fundos com o selo de ‘’títulos verdes’’ ou ‘’green bonds’’, cujos recursos são direcionados ao meio ambiente.
Atualmente, bancos e corretoras têm propagandas em redes sociais e televisão divulgando as opções para se investir em investimentos sustentáveis. Há instituições financeiras com mais de duas opções, o que não era comum a tempos atrás.

Caso o investidor esteja interessado em renda variável, cada vez mais crescente no país, a bolsa criou no ano de 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), responsável por acompanhar a evolução das empresas que estão engajadas em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Essa carteira, atualmente, é composta por trinta empresas. Não obstante, existe o Índice Carbono Eficiente (ICO2), cujo escopo é medir a evolução das empresas que adotam práticas transparentes com relação a emissões de gases do efeito estufa.
Portanto, sustentabilidade e mercado financeiro estão interligados numa simbiose cada vez mais crescente. Utilizar esses recursos é contribuir com o meio ambiente
Evilázio Magalhães Júnior
CEA, Certificação Especialista em Investimento ANBIMA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV
Empresa mais sustentável
Hoje em dia os consumidores buscam por produtos e empresas que optam pelo desenvolvimento sustentável e entendem a responsabilidade que possuem diante da conservação da natureza.
Ter um Selo Verde é a solução perfeita para ajudar a preservar a biodiversidade, pois o Programa de Compensação Ambiental Ecooar é uma plataforma inovadora com auditoria pública on-line de compensação voluntária de gases de efeito estufa (GEE), onde você pode plantar árvores e compartilhar essa ação com colaboradores e clientes.
Dessa forma, com pouco investimento, você melhora a sua imagem, valoriza seus produtos e aumenta as suas vendas, atraindo consumidores mais conscientes. É fácil, rápido e prático!
Veja algumas das vantagens ao utilizar o Selo Verde Ecooar:
– Agrega valor à sua marca
– Fortalece sua imagem junto ao consumidor
– Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
– Refloresta áreas com auditoria on-line
– Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
– Recupera ecossistemas e nascentes
– Amplia a responsabilidade socioambiental
– Melhora a qualidade de vida das pessoas
– Contribui com educação ambiental
– Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos
Clique aqui e tenha certeza que está fazendo o melhor para você, para sua empresa e para o planeta.
Fotos e arte: Equipe Ecooar