Skip to main content
Foto mostra mesa com notas de dolar

Mercado financeiro e sustentabilidade

A sustentabilidade está cada dia mais sendo tratada como investimento

Mercado financeiro é o local onde são negociados os ativos financeiros. Há anos, existe a relação entre compradores e vendedores, que possuem interesse comum. O resultado de séculos da evolução da teoria econômica, dá-se a compreensão atual do mercado financeiro, como hoje conhecemos. 

Sustentabilidade é, de modo simplista, definida como processo ou sistema que permite a sua permanência, com qualidade, com determinado prazo, com determinada característica. Apesar do tema ser antigo, ultimamente tornou-se um dos principais motes do cotidiano. 

Investindo em sustentabilidade

Embora estes dois temas estarem ligados entre si, por muito tempo eles caminharam em direção opostas. Haverá, é claro, quem diga que sem um o outro não vive, mas encontramos também quem defenda que os dois temas podem, sim, se locomoveram em direção opostas. No entanto, cada vez mais, a relação entre eles está próxima. Comprador e vendedor, interessados em sustentabilidade, podem utilizar o mercado financeiro a fim de implementarem seus negócios de forma profícua.

Foto mostra trator em área de plantio de árvores nativas
Projeto de restauração ecológica

Inicialmente, pensemos no investidor que busca recursos para iniciar ou ampliar o seu negócio. Devido à falta de comunicação e, por conseguinte, a falta de informação, muitas pessoas acabam não captando recursos direcionados aos projetos de sustentabilidade. Porém, os agentes financeiros possuem linhas de financiamentos específicas que podem ajudar ao investidor e ao negócios sustentáveis. Vejamos alguns:

• BNDES: o Banco Nacional de Desenvolvimento, empresa pública federal, cujo principal objetivo é o financiamento a longo prazo e investimento em todos segmentos da economia brasileira, possui projetos na área de saneamento, gestão de resíduos, eficiência energética e conservação de biomas. O Banco ainda está envolvido nos projetos de conservação de biomas naturais, como projeto do Fundo Amazônia e o projeto de Restauração Ecológica. 

• Os bancos múltiplos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, também possuem linhas próprias. Esses financiamentos são direcionados para pessoas físicas ou jurídicas e possuem taxas de juros subsidiadas pelo BNDES ou pelo próprio banco.

• Cooperativas e Fintech: com crescimentos estratosféricos no mercado financeiro, também possuem linhas específicas e atuam como agente do BNDES.

Green bonds

Para a outra ponta do mercado, o investidor, que está interessado em aplicar seu capital em negócios sustentáveis, há muitas opções de investimentos: bancos, cooperativas, possuem fundos de investimentos, na área de Asset Managemente.

Para você que está preocupado com as questões ambientais, há opções de fundos com o selo de ‘’títulos verdes’’ ou ‘’green bonds’’, cujos recursos são direcionados ao meio ambiente.

Imagem mostra arte com uma muda de árvore em cima de um celular com a frase Índice de sustentabilidade empresarial
Empresas buscam maior sustentabilidade e governança corporativa

Caso o investidor esteja interessado em renda variável, cada vez mais crescente no país, a bolsa criou no ano de 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), responsável por acompanhar a evolução das empresas que estão engajadas em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Essa carteira, atualmente, é composta por trinta empresas. Não obstante, existe o Índice Carbono Eficiente (ICO2), cujo escopo é medir a evolução das empresas que adotam práticas transparentes com relação a emissões de gases do efeito estufa.

Portanto, sustentabilidade e mercado financeiro estão interligados numa simbiose cada vez mais crescente. Utilizar esses recursos é contribuir com o meio ambiente


Evilázio Magalhães Júnior
CEA, Certificação Especialista em Investimento ANBIMA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV


Fotos e arte: Equipe Ecooar


Leia mais

Ativos e passivos ambientais: o que influenciam no resultado da empresa?


Empresa mais sustentável

Hoje em dia os consumidores buscam por produtos e empresas que optam pelo desenvolvimento sustentável e entendem a responsabilidade que possuem diante da conservação da natureza.

Ter um Selo Verde é a solução perfeita para ajudar a preservar a biodiversidade, pois o Programa de Compensação Ambiental Ecooar é uma plataforma inovadora com auditoria pública on-line de compensação voluntária de gases de efeito estufa (GEE), onde você pode plantar árvores e compartilhar essa ação com colaboradores e clientes.

Dessa forma, com pouco investimento, você melhora a sua imagem, valoriza seus produtos e aumenta as suas vendas, atraindo consumidores mais conscientes. É fácil, rápido e prático!

Veja algumas das vantagens ao utilizar o Selo Verde Ecooar:

• Agrega valor à sua marca
• Fortalece sua imagem junto ao consumidor
• Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
• Refloresta áreas com auditoria on-line
• Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
• Recupera ecossistemas e nascentes
• Amplia a responsabilidade socioambiental
• Melhora a qualidade de vida das pessoas
• Contribui com educação ambiental
• Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos

Clique aqui e tenha certeza que está fazendo o melhor para você, para sua empresa e para o planeta.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »