Presente no mercado brasileiro desde 1946, a empresa Massas Paulista atua no segmento de alimentos, com uma estrutura de mais de 15 mil m², no interior do estado de São Paulo. Produzindo diferentes tipos de massas, possui laboratório próprio, o que garante a qualidade de seus produtos.

A indústria mantém parceria com empresas reconhecidas internacionalmente como a Nestlé do Brasil (Maggi), Nestlé Chile, Nestlé Guatemala e Kraft Heinz do Brasil (Mac & Cheese), assim como cozinhas industriais e demais segmentos do mercado. Ela tem a missão de atuar no setor alimentício, fornecendo massas com Qualidade e Segurança e atendendo as necessidades de seus clientes, sempre com Responsabilidade Social e Ambiental.
Massas Paulista: diminuindo resíduos
Desde 2011 a Massas Paulista realiza o Plano de Redução dos Resíduos que tem como objetivo definir uma meta para diminuição dos resíduos existente na empresa. Por isso coleta dados de resíduos como papel, plástico, produtos descartados (varredura), matérias primas (perdas), cinzas (lenha), água e embalagem plástica.

Seguem alguns exemplos de conformidade praticados pela empresa:
– O sistema de resfriamento do gerador de calor do processo é fechado, havendo somente reposição de água;
– Na fábrica, o piso é concretado, com sistema de drenagem ligada à rede de efluentes;
– O resíduo de óleo lubrificante usado, é armazenado e coletado por empresa especializada;
– As lâmpadas são armazenadas e coletadas por empresa recicladora.
Além dessas ações, outras acontecem com os resíduos produzidos pela empresa:
-Os “big bags” para transporte de macarrão são reutilizados até 8 vezes, e os “ big bags” que transportam matéria prima, farinha, são devolvidos para o moinho reutilizar;
– A casca da lenha é utilizada para compostagem, em propriedade rural da família, com finalidade de melhorar a eficiência da queima e não gerar fumaça;
– O resíduo da queima da lenha, as cinzas, é utilizada na adubação orgânica em áreas rurais;
– Os resíduos gerados no setor produtivo (papelão, embalagens plásticas, “big bags”, massas da varrição) são separados e destinados à reutilização e reciclagem;
– A fumaça de vapor d’água é emitida pelo gerador de água quente;
– Acontece também o controle de efluentes domésticos.
Plantando um mundo melhor
A deterioração ambiental faz com que as florestas não consigam se regenerar sozinhas, por isso o reflorestamento é a maneira mais eficaz de resgatar regiões degradadas, recuperar o equilíbrio do ecossistema e compensar sua pegada de carbono.

A Massas Paulista faz a sua parte, através do Programa de Reflorestamento Ecooar, que tem como principal objetivo plantar árvores, o que está diretamente ligado à preservação da biodiversidade, da qualidade de vida, da água e do ar.
Preservando nascentes
O projeto de recuperação ocupa uma área em torno de nascentes da Bacia do Rio Aguapeí, dentro dos limites da faixa de preservação estabelecida por lei.
Esta unidade é formada pelo Rio Feio (ou Aguapeí), que nasce a uma altitude de 600 metros, entre as cidades de Gália e Presidente Alves, e pelo Rio Tibiriça, que nasce a uma altitude de 480 metros, junto à cidade de Garça. A Bacia possui extensão aproximada de 420 Km até sua foz no Rio Paraná, a uma altitude de 260 metros, entre o Porto Labirinto e o Porto Independência.

A recuperação desta nascente auxilia à UGRHI-20 municípios cujas sedes estejam inseridas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí, correspondendo estes a 32 municípios descritos a seguir e em detalhes no mapa:
01 – ÁLVARO DE CARVALHO 02 – ARCO ÍRIS 03 – CLEMENTINA 04 – DRACENA 05 – GABRIEL MONTEIRO 06 – GARÇA 07 – GETULINA 08 – GUAIMBÊ 09 – HERCULÂNDIA 10 – IACRI 11 – JÚLIO MESQUITA 12 – LUCÉLIA 13 – LUIZIÂNIA 14 – MONTE CASTELO 15 – NOVA GUATAPORANGA 16 – NOVA INDEPENDÊNCIA | 17 – PACAEMBU 18 – PANORAMA 19 – PARAPUÃ 20 – PAULICÉIA 21 – PIACATU 22 – POMPÉIA 23 – QUEIROZ 24 – QUINTANA 25 – RINÓPOLIS 26 – SALMOURÃO 27 – SANTA MERCEDES 28 – SANTÓPOLIS DO AGUAPEÍ 29 – SÃO JOÃO DO PAU D’ALHO 30 – TUPÃ 31 – TUPI PAULISTA 32 – VERA CRUZ |
Gerenciamento de Recursos Hídricos Aguapeí (Fonte: CBH-AP)

Massas Paulista: recuperando áreas
A área para o reflorestamento da Massas Paulista foi escolhida cuidadosamente, pois nossos projetos são adaptados a cada região da melhor forma, comprovando todas as etapas do plantio, visando formar florestas, proteger mananciais, atrair a fauna e gerar novas sementes.

O primeiro projeto foi realizado em março de 2015, quando foram plantadas mudas de árvores de diferentes estágios sucessionais (pioneiras, secundárias e clímax), visando a atração de pássaros e animais silvestres, para acelerar o processo de recuperação da área através da dispersão de sementes.

Em maio de 2020 a segunda etapa foi realizada, com o plantio de mais árvores, ampliando a responsabilidade socioambiental da empresa.

A Massas Paulista demonstra, com essa atitude, que respeita as novas gerações e participa ativamente da restauração das florestas.
Utilizando o Selo Verde
A Massas Paulista comprova essas ações ecológicas e a sua atitude com o meio ambiente através do uso do Selo Verde Ecooar em toda a sua linha de produtos.

Com pouco investimento você e sua empresa também podem conquistar o Selo Verde Ecooar, ampliando a responsabilidade socioambiental. Veja algumas das vantagens:
– Agrega valor à sua marca
– Fortalece sua imagem junto ao consumidor
– Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
– Refloresta áreas com auditoria on-line
– Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
– Recupera ecossistemas e nascentes
– Amplia a responsabilidade socioambiental
– Melhora a qualidade de vida das pessoas
– Contribui com educação ambiental
– Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos
Estas ações podem ser consultadas rapidamente através do QR Code, fortalecendo ainda mais o marketing verde com os consumidores, de maneira fácil, rápida e prática.
Entre em contato com nossa equipe, conquiste o Selo Verde e saia na frente!
E-mail: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com