Lorena Zapata dedica-se a contar histórias através dos olhares captados por suas lentes. Fotógrafa, mãe, empreendedora e com mais de 8 anos de atuação em ensaios fotográficos de famílias e do mercado corporativo, Lorena Zapata deu um passo a mais: conquistou o Selo Verde Ecooar, tornando-se o 1° Estúdio Fotográfico Sustentável do Brasil, pela Ecooar.
Histórias retratadas por Lorena Zapata
“A vida é um ciclo, e conforme este ciclo vai passando, cada uma de nós vai acumulando funções: esposa, mãe, filha, profissional, pois nenhuma mulher tem apenas um papel. Isso é o que me motiva a fotografar diariamente: olhar para você, para o seu instante, e com todo o meu respeito, apresentar sua melhor versão, através dos meus olhos e do meu coração”, comenta Lorena.

A fotógrafa é certificada pela Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), instituição que tem como o principal foco a segurança dos bebês durante o ensaio; e selo SIS, o que representa um estudo profundo sobre a anatomia e fisiologia dos bebês e recém-nascidos.
Inclusive a questão de se tornar o 1° Estúdio Fotográfico Sustentável do Brasil está relacionado também a um trabalho de reposicionamento, priorizando a utilização de materiais reciclados levando em conta a reutilização e ressignificação dos itens que compõem suas entregas aos clientes: a caixa do álbum pode ter novas funções e sua pasta de fotos se transforma em um porta-retratos. Ser sustentável também está relacionado a ser duradouro, conceito pensado em cada detalhe.

Traçando um paralelo entre o mundo afetivo e o real, Lorena acredita que a educação ambiental é uma ferramenta ideal e necessária para transformar o planeta, levando-se em conta todo o aprendizado da relação homem x meio ambiente, no contexto que estamos vivendo. É por isso que ela deu início a uma ação ambiental inovadora.
1° Estúdio Fotográfico Sustentável do Brasil
Através do conceito “Você planta sementes, eu colho histórias” Lorena relaciona o nascimento de uma nova criança com o plantio de uma árvore, criando uma relação entre as pessoas e o mundo que será deixado para as próximas gerações.

Cada cliente que contratar um pacote de ensaios com estúdio receberá a doação de uma árvore e assim participa do bosque, tendo o CO2 emitido pelos ensaios fotográficos compensado. E essa ação beneficia diretamente a biodiversidade e a nascente, do local escolhido. Conheça aqui as árvores da ação.

Dessa forma Lorena Zapata inicia em junho de 2021 a ação com o plantando inicial de 40 árvores em seu bosque, compensando mais de 5 toneladas de Gás Carbônico, colaborando e incentivando a educação ambiental. Dessa forma torna-se o 1° Estúdio Fotográfico Sustentável do Brasil.
Lorena Zapata no Digipix Day
Digipix Day, aconteceu no dia 02 de Maio de 2022, em São Paulo/SP no Unibes Cultural, que teve lançamentos, palestras e networking voltados aos amantes de fotografia, sendo um dos mais importantes eventos no calendário da fotografia brasileira.

Loreza Zapata participou do evento com o tema, ‘Criando oportunidades: como me tornei o 1° estúdio fotográfico sustentável do Brasil’.
Revista de Sábado
O Programa ‘Revista de Sábado’ da TV TEM, afiliada à TV Globo, com potencial de impactar até 8,6 milhões de pessoas, visitou uma das áreas de reflorestamento Ecooar, do estúdio fotográfico.

Selo Verde Ecooar
Todo o reflorestamento é realizado em Áreas de Preservação Permanente, pertencente a Bacia de Aguapeí e irá neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), contribuindo para melhor qualidade de vida da sociedade, impactada pela ação.
Assim, Lorena Zapata recebeu o Selo Verde Ecooar, com QR Code, que comprova toda a ação, através de uma auditoria pública on-line, divulgando a responsabilidade socioambiental a todos os seus clientes, de forma transparente e sustentável.
Saiba mais:
Lorena Zapata
Empresária atua há mais de 8 anos com ensaios fotográficos de família, feminino e corporativo. Criadora do Primeiro Estúdio Fotográfico Sustentável do Brasil, acredita que a educação ambiental é uma ferramenta para transformar o planeta e traça um paralelo entre o mundo afetivo e real. Formada em Marketing pelo Mackenzie, Pós Graduada em Marketing na ESPM, fez cursos administrativos na FGV e MBA em Empreendedorismo, além de diversos cursos com os principais fotógrafos do mercado nacional e internacional.