Fazer parte de um movimento que respeita o meio ambiente é fundamental para a Lolô Brechó Boutique
Na maioria das vezes que pensamos em sustentabilidade e consciência ambiental, devemos deixar claro a necessidade de cuidarmos da natureza e a importância de preservarmos os recursos naturais para que possam ser usados por nós e também pelas futuras gerações.
Nesse contexto, o nosso comportamento diante do consumo deve levar em conta a política dos 5 Rs, cinco atitudes que devemos tomar em relação a geração de resíduos. São elas repensar, recusar, reduzir, reciclar, sendo que uma das mais importantes é a de reutilizar.

Foi pensando em contribuir com a proteção do meio ambiente que a Lolô Brechó Boutique surgiu. Heloiza Perozim Pinheiro Gardinale e Érika Carolina Tavares sentiram a necessidade de realizarem um modelo de negócio com valores mais acessíveis para as pessoas, através da reutilização de peças de vestuário e que também contemplasse respeito ao planeta.
A Lolô Brechó e Boutique está no caminho certo. Segundo levantamentos do SEBRAE, com base em dados da Receia Federal, a abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021 (Dados: Agência Brasil).
Lolô Brechó Boutique: sonho em realidade
A intenção de fazer algo dentro do empreendedorismo social e que, além da comercialização, fosse algo bom para a sociedade e bom para o planeta surgiu em 2019, quando Heloiza e Érika começaram a formatar um modelo de negócio que tivesse esses elementos bem definidos, com a ideia da reutilização de peças de vestuário.

“Vimos essa oportunidade, mas gostaríamos que fosse realizado de forma diferente, não simplesmente um brechó do jeito que estávamos acostumadas. Quando tive a oportunidade de viajar para a Europa, notei que eles possuem várias modalidades nesse tipo de comércio, vendendo peças por quilo, na forma de roupas consignadas, por peça. Isso deixou claro que seria viável trazer essa ideia também para ser implantada por aqui”, comentou Heloíza.
No início elas começaram a vender através de um grupo de amigas criado no aplicativo de mensagens, atendendo a pedidos específicos que as consumidoras queriam e utilizando um cômodo na casa da Érika como local de estoque. Segundo elas, antes as pessoas tinham um pouco de vergonha, mas hoje elas encaram com naturalidade o envio e a compra de roupas em brechós. Em pouco tempo, as empreendedoras estavam vendendo muitas peças e notaram que era hora de ampliar as oportunidades.
Consciência ambiental e boutique
Provando que estavam no rumo certo, mudaram a Lolô Brechó Boutique para um local próprio em dezembro de 2020, comprando ou consignando dezenas de peças de amigas e consumidoras, ampliando definitivamente o empreendimento, contando com a ajuda da colaboradora Wendy Santos para auxiliar no atendimento da boutique.

Érika também tem uma opinião formada quando o assunto é sustentabilidade. “O principal intuito é respeitar o meio ambiente, pois ao reutilizar peças a pessoa evita que uma nova seja produzida, evitando gasto com matéria prima, com água e com transporte, fortalecendo essa forma de comércio, que tem encantado cada vez mais as pessoas, seja pelo custo justo das peças, seja pela consciência ambiental”, disse.
“Inclusive consideramos muito os aspectos de qualidade também, entendemos ser isso algo fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, então todas as nossas peças passam por um processo de curadoria, uma a uma, antes de serem disponibilizadas para vendas”, complementou Heloíza.
O brechó também contribui com quem precisa, doando peças de roupas para as pessoas que mais necessitam, ampliando a sua consciência social.
Lolô Brechó Boutique com Selo Verde
Além dessa ideia de reciclagem de peças, a empresa também possui a preocupação com o meio ambiente. Em 2021, através de um contato de trabalho, Heloíza iniciou conversas com a Ecooar para obter o Selo Verde para o brechó.

“Eu sempre quis fazer algo a mais em favor da natureza, como plantar árvores. Foi aí que conheci a Ecooar, que tinha uma proposta que se encaixou muito bem dentro do nosso modelo de negócio. Hoje temos o Selo Verde e o certificado de plantio das árvores, que fazemos questão de exibir por toda a boutique, mostrando aos clientes a nossa consciência ambiental”, completou Heloíza.
No local existe uma ampla variedade de peças para ambos os sexos, provador, espaço lounge de espera e um ambiente acolhedor, que proporciona qualidade para quem frequenta o brechó, com toques de boutique.
Saiba mais:
Lolô Brechó Boutique
Peças femininas, masculinas e infantis (roupas, calçados, bijus, bolsas).
Rua Minas Gerais, 900 – Garça/SP
Contato: (14) 99157-8037
Chat WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GTLQAbtvH3f5r6IUuVhRAC
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com