Skip to main content
Foto mostra kart em uma pista

Kart mais sustentável na Granja Viana

O corredor de kart Fernando Lopes conta um pouco sobre a sua trajetória e sua consciência ambiental, nesse depoimento feito para o Blog Ecooar.

A Copa São Paulo de Kart da Granja Viana é um dos maiores e mais tradicionais eventos do kartismo brasileiro. Já são vinte anos desde a sua primeira temporada.

Foto mostra uma pessoa ao lado de um kart
Fernando Lopes utiliza o Selo Verde Ecooar, comprovando
sua atitude sustentável (Foto: Pedro Bragança)

E em 2020 decidi entrar no grid da categoria PRO 500 para disputar o título.

No mesmo instante em que eu resolvi competir na Copa São Paulo, uma das primeiras providências foi entrar em contato com a Ecooar Biodiversidade para dar início às ações de neutralização de parte do carbono que seria emitido pelo meu kart por meio de plantio de árvores.

Antes do kart

Muitos poderiam deduzir que esta é uma ação que está “na moda” e que começamos a realizá-la somente agora. A verdade é que já participo desta ação com a Ecooar há 7 anos.

Foto mostra carro de corrida da Stock Jr
Fernando Lopes, quando venceu o Challenge da Stock Jr., com carro compensado pela Ecooar

Em 2013, quando venci o Challenge da Stock Jr no ECPA, já levava comigo o Selo Ecooar de Compensação de emissões de CO².

Naquele ano, alguns meses antes da realização das corridas na Stock Jr, fiz questão de viajar para Garça – SP, onde fica uma das áreas de reflorestamento da Ecooar, para conhecer o trabalho de perto. Fiquei impressionado com todo cuidado, nível de conhecimento, planejamento e com as ações, tanto de reflorestamento quando de educação ambiental na Escola Ecooar ‘José Béttio’ que são realizadas por profissionais realmente engajados.

Foto mostra pessoa perto de árvore, agachada e em pé
Em 2013 Fernando Lopes visitou uma das áreas de reflorestamento da Ecooar

Isso me motivou ainda mais em competir e me deu muito orgulho em fazer parte das ações seguintes. Com uso de tecnologia, conhecimentos técnicos, estudos específicos e ações planejadas, a Ecooar está fazendo a diferença.

Nossas atitudes podem mudar o mundo

Acredito que todos somos responsáveis por cuidar de nosso lar. Individualmente, cada pessoa, deve zelar pelo bem do planeta que habitamos.

Precisamos entender que nossas ações têm impacto na natureza e que, mais importante, somos nós mesmos que devemos agir para minimizar ou até mesmo anular os impactos potencialmente nocivos ao meio ambiente.

Foto mostra árvores plantadas para compensar kart de Fernando Lopes
Área de reflorestamento compensando as emissões de CO²

Em uma sociedade de cultura bem desenvolvida, as pessoas compreendem que todos e cada um são parte da questão e, principalmente, da solução. Meus comportamentos, minha forma de pensar, de ver o mundo, de me responsabilizar e, portanto, minhas ações é que farão a diferença em tudo ao meu redor. Isso interfere diretamente na qualidade das minhas relações com o outro, na qualidade do ar que respiro, da água, da estabilidade climática, da poluição dos oceanos. Eu, e não o outro, é que devo buscar a conscientização e agir.

Foto mostra Fernando Lopes perto de árvores de reflorestamento
Fernando confere de perto as suas árvores em área de reflorestamento

Esta postura ativa e responsável vai desde as ações mais rotineiras até as maiores, de acordo com o impacto que eu possa causar, e que devo sim, me preocupar em minimizar a poluição, como fiz com meu kart.

Imagem mostra área com árvores que captam CO² e compensam o kart de Fernando Lopes
Confira AQUI a área de reflorestamento de Fernando Lopes no website ecooar.com

Criar o hábito de, por exemplo, separar o lixo e realizar o descarte correto é uma ação que deve ser rotina, baseada numa cultura avançada de que “eu sou responsável pelo impacto que meu lixo causa no meio ambiente. Eu também devo agir ativamente para anular esse impacto.”

Imagino o mundo do futuro em que a grande maioria das pessoas, e empresas de todos os setores e ramos de atividade, irão incorporar em suas rotinas, e também em ações mais planejadas, esta cultura elevada.

Kart mais verde

É o ar que respiramos. O ciclo das águas. As chuvas que caem na proporção certa, nos períodos certos. E tudo mais.

Está tudo bem em sermos humanos ousados e sermos felizes em fazermos o que gostamos.

Foto mostra dois karts correndo em curva no autódromo da Granja Viana
Fernando Lopes em disputa por posição em prova na Granja Viana (Foto: Pedro Bragança)

O que devemos é ter consciência de que tudo o que está aqui deve permanecer igual ou melhor do que quando chegamos. Precisamos nos harmonizar com a Natureza, antes de tudo, pois é ela que sustenta nossas vidas.

Assim, quando piso no acelerador, piso com vontade e consciência limpa. Sinto a mente e o kart mais leves e indo mais rápido. Porque sei que lá, à beira da nascente, algumas árvores foram plantadas e estão sendo muito bem cuidadas pela equipe Ecooar.

Foto mostra piloto de kart Fernando Lopes com a logo da Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2020

Depoimento
Fernando Lopes, piloto e parceiro da Ecooar

Foto capa: Pedro Bragança


Quer saber mais como compensar seu kart, evento ou até mesmo um produto da sua empresa?

Entre em contato com nossa equipe e saia na frente!

E-mail: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

2 thoughts to “Kart mais sustentável na Granja Viana”

Deixe uma resposta

Translate »