No ano de 1993, o economista Pérsio Arida disse uma de suas mais célebres frases: “Certas coisas são iguais à jabuticaba, só ocorrem no Brasil”. Apesar do efeito pirotécnico impressionante produzido pelo que foi dito, esse fruto genuinamente brasileiro também aparece de forma natural em países como México, Argentina, com incidência também nos países da América Latina, não sendo uma exclusividade tupiniquim.
O que realmente importa é que a Jabuticaba é uma das frutas mais conhecidas e apreciadas do Brasil, podendo ser consumida de diversas maneiras.
Jabuticaba e suas particularidades
Pertencente à família Myrtaceae, a Jabuticabeira mais comum é uma árvore frondosa, desenvolve-se melhor próxima a lugares úmidos, em clima tropical e subtropical, de tamanho médio, podendo chegar a 9 metros de altura, de crescimento lento e que possui folhas na cor verde vibrante quando adulta e vermelhas, quando mais nova.
Sendo bem irrigada, a árvore pode produzir uma bela floração entre os meses de julho e agosto e novembro a dezembro, quando a árvore fica inteiramente coberta com pequenas flores brancas. Cada uma dessas flores irá transformar-se em um fruto suculento.

Esse fruto tem cor roxa, possui casca brilhante, onde o interior é composto de uma polpa branca, com sabor bem peculiar, que agrada à maioria das pessoas. A casca contém uma substância corante que os índios já utilizavam há muito tempo, produzindo um tipo de vinho. Foram eles que deram o nome ao fruto, que em tupi significa jabuti (animal silvestre) e caba (lugar onde), pois esses animais se alimentam desse fruto e podiam ser vistos nas proximidades da árvore.
Existem cinco espécies de jabuticabeiras no país: a Paulista, a Rajada, a Branca (que os frutos são de cor verde clara), a Pohema e a mais conhecida e cultivada é a da espécie Sabará. Inclusive o fruto é festejado anualmente na cidade mineira de mesmo nome, no mês de novembro, onde acontece um circuito gastronômico e cultural com a presença de chefs renomados de cozinha que fazem pratos elaborados a partida da jabuticaba.
Vitamina C e muito mais
Além de muito saborosa a Jabuticaba também faz muito bem para a saúde. Dentro da polpa do fruto estão presentes, além da vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, incluindo a niacina, que também conhecida como vitamina B3, importante para o metabolismo energético celular, na reparação do DNA e no combate aos radicais livres.
A cada 100 gramas de jabuticabas encontramos, em média:
Calorias………43
Glicídios……..11,2g
Proteínas…… 0,54g
Cálcio………… 9mg
Fósforo……… 60mg
Ferro…………. 1,26mg
Sódio…………. 8,3mg
Potássio……. 13,2g

Para a biodiversidade a Jabuticaba é essencial para as abelhas, que utilizam o pólen para produzir o mel e desempenha papel de perpetuação de espécies, pois sua cor vibrante atrai pássaros, que se alimentam do fruto.
O desafio da expansão
Se observarmos atentamente existem dois principais fatores que impedem uma produção em larga escala da árvore. A dificuldade da colheita em um pomar com muitas árvores é uma delas, pois só pode ser feita à mão, com o uso de escadas, já que os frutos são depositados em sacolas, sem deixar cair no chão. O segundo impeditivo é a conservação dos frutos, que iniciam a fermentação quase que imediatamente, impossibilitando em muitos casos a estocagem.

Mesmo as plantações sendo praticamente caseiras, uma jabuticabeira pode produzir até uma tonelada de frutos por ano e pode estar ativa por mais de 30 anos. A partir de seus frutos podem ser produzidos doces, geleias, sucos, vinhos, licores e até vinagre.
Geleia de Jabuticaba
Veja essa deliciosa dica de como preparar uma geleia de jabuticaba:
Ingredientes
1 kg de jabuticabas inteiras maduras
1 litro de água ou a quantidade suficiente para cobrir as jabuticabas
1/2 kg de açúcar
Modo de preparo
1. Coloque-as em uma panela de pressão as jubuticabas inteiras e cubra com água;
2. Coloque para cozinhar na panela e desligue assim que subir a pressão;
3. Após o cozimento, coe as jabuticabas num filtro de papel ou peneira;
4. Volte o líquido à panela, com a mesma medida de açúcar, e leve ao fogo. Ferva até o ponto de calda grossa. Ponha em potes.

Após seu fim, a madeira da jabuticabeira pode ser aproveitada para a construção de dormentes, vigas e peças artísticas que podem embelezar ambientes dos mais diversos.
Jabuticaba
Nome científico: Myrcia cauliflora Berg
Nome popular: jabuticabeira; jabuticaba-preta
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil – Mata Atlântica.
Partes usadas: Folha, casca e frutos
Saiba mais:
Sobre abelhas e humanos
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Jabuticaba, que tal conhecer outras árvores em nosso website? Acesse www.ecooar.com e saiba mais.
Quer saber como pode plantar a sua árvore na Ecooar? Leia este link!
Texto: Alexandro Carvalho – Advogado, Designer Gráfico e Diretor de Marketing da Ecooar
Fotos: Fabio Lecci Merigue – Ambientalista e diretor da Ecooar