Skip to main content
Foto mostra árvore de ipê amarelo próximo a uma estrada de terra

Ipê amarelo e suas belas flores

O Ipê amarelo está entre as árvores mais procuradas em nosso país pela sua diversidade de cores, pois além dele existem também o ipê roxo, o rosa, o branco e o verde.

Ele sempre chamou a atenção das pessoas por sua incrível beleza, tanto na natureza quanto nas cidades. Inclusive é uma das árvores que pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, contando com diversos tipos de espécies.

Foto mostra árvores de ipê amarelo lado a lado em uma estrada de terra
Alameda de Ipês amarelos, Fazenda Santa Emília, Garça/SP: incrível beleza

Suas flores exuberantes sempre se destacam em meio ao verde da vegetação das florestas, podendo atingir até 30 metros de altura, atraindo pássaros e abelhas, essenciais para a polinização.

De origem tupi, o nome ipê significa árvore de casca dura ou árvore cascuda, com as mais diversas denominações pelas regiões do Brasil. Na região Centro-Oeste, por exemplo, ele é chamada de peúva e fora do país, como lapacho, denominação dada no Paraguai e na Argentina.

Foto mostra foto de Ipe tabaco vista de cima
Ipê tabaco uma das espécies plantadas na área de reflorestamento da Ecooar

Os ipês são da família das Bignoniáceas, designação comum de diversas árvores do gênero Tabebuia, que possuem madeira pesada, durável e muito resistente e antigamente foi muito utilizada na construção civil, como madeiramento de casas, batentes e também em móveis pela sua beleza natural.

Você sabia?

Jânio Quadros, ex-presidente do Brasil, declarou, em 1961, o ipê amarelo como a árvore nacional brasileira. Ela perdeu este título apenas em 7 de dezembro de 1978, quando o pau-brasil tornou-se a árvore nacional.

Foto mostra árvores de Ipê amarelo
A beleza do Ipê amarelo também encantou o ex-presidente Jânio Quadros

O florescimento do ipê ocorre geralmente 5 anos após seu o plantio. Mas a árvore do ipê pode não florescer devido a algumas situações como falta de adubação (essencial para sua florada), o excesso de água (pois a árvore floresce mais em épocas de seca), devido à alta temperatura (árvore prefere clima frio para sua florada, por isso ela floresce no inverno, perdendo todas as suas folhas).  

E você, conhece a incrível história do ipê amarelo que não queria ser poste? Se ficou curioso leia neste link.

Espécies de Ipê amarelo

Existem também espécies de ipê amarelo de médio porte, ideais para arborização urbana (plantio em calçadas) ou paisagismo (em praças), pois atingem até 15 metros de altura. Conheça algumas delas:

Foto mostra árvore florindo em uma praça
Preferida muitas vezes por sua exuberante florada, a árvore é utilizada
em praças como paisagismo urbano

Tabebuia chrysotricha (Ipê amarelo) – Ipê amarelo da mata atlântica, possui tronco que pode chegar a 40 centímetros de diâmetro e com altura de até 10 metros.

Tabebuia ochracea (Ipê amarelo do Cerrado) – Com floração precoce, possui diâmetro do tronco de até 50 centímetros, com altura de até 14 metros.

Tabebuia umbellatta (Ipê amarelo do brejo) – Espécie para áreas úmidas, com diâmetro de até 50 centímetros, com altura de até 15 metros.

A Ecooar utiliza várias espécies de ipês em suas áreas de reflorestamento, entre outras árvores nativas.

Foto mostra flor de Ipê amarelo com céu ao fundo
As flores do Ipê amarelo sempre chamam a atenção pela beleza e delicadeza

Agora que você conhece um pouco mais sobre o ipê amarelo que tal conhecer outras espécies de árvores nativas da Mata Atlântica? Acesse aqui e saiba mais.

Reflorestando

Você também pode fazer a sua parte. Com o Programa de Compensação Ambiental Ecooar você tem acesso a uma plataforma inovadora com auditoria pública on-line de compensação voluntária de gases de efeito estufa (GEE), onde você pode plantar árvores e compartilhar essa ação com colaboradores e clientes, conquistando o Selo Verde Ecooar.

Foto mostra diversas árvores em área de reflorestamento como Angico, Sangra Dágua
Nas áreas de reflorestamento da Ecooar existem diversas espécies de árvores, como o
Ipê rosa (no centro) além de Angico, Sangra Dágua, Tamboril e outras.

Investindo na natureza, você melhora a sua imagem, valoriza seus produtos e aumenta as suas vendas, atraindo consumidores mais conscientes. É fácil, rápido e prático!

Veja algumas das vantagens ao utilizar o Selo Verde Ecooar:

– Agrega valor à sua marca
– Fortalece sua imagem junto ao consumidor
– Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
– Refloresta áreas com auditoria on-line
– Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
– Recupera ecossistemas e nascentes
– Amplia a responsabilidade socioambiental
– Melhora a qualidade de vida das pessoas
– Contribui com educação ambiental
– Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos

Clique aqui e tenha certeza que está fazendo o melhor para você, para sua empresa e para o planeta.


Texto: Alexandro Carvalho – Diretor de Marketing da Ecooar

Fotos: Fabio Lecci Merigue – Ambientalista e diretor da Ecooar


Fonte consultada:
LORENZI, HARRI. Árvores Brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. vol.1, 4ª ed., 2002.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »