Através de milhares de dados compilados quase instantaneamente, a Inteligência Artificial pode gerar informações que auxiliem na preservação do planeta
O ser humano, desde quando tomou consciência da sua existência e do seu papel no mundo que habita, passou a criar ferramentas que possam ajudar na resolução de problemas, infelizmente muitos desses causados pelo próprio homem. Uma dessas ferramentas que pode auxiliar na forma que cuidamos do planeta é a Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial (IA) é o ramo da computação que estuda a construção de sistemas que simulam a inteligência humana. Ela ‘aprende sozinha’ ao analisar milhares de dados simultaneamente, ampliando seus conhecimentos para indicar soluções a problemas que precisam ser resolvidos.
A IA pode ajudar a reduzir o desperdício de recursos por meio da otimização de processos, da previsão de demandas e do monitoramento de recursos. Ela também pode, por exemplo, ajudar a prever e indicar a melhor tomada de decisão, como na redução do desperdício de matéria prima.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar na Sustentabilidade?
A Sustentabilidade, quando bem implementada, é a capacidade de manter os recursos naturais e a qualidade de vida das populações por meio de práticas que não prejudiquem o meio ambiente.

A IA pode ajudar a monitorar e medir o impacto ambiental, identificar padrões e tendências, além de auxiliar na tomada de decisões para a melhoria da sustentabilidade. Medir a qualidade do ar em cidades, com o desenvolvimento de sensores com menor custo, para medir poluentes, além de identificar suas fontes, é uma das maneiras que a Inteligência Artificial pode trabalhar em favor da humanidade.
Plásticos: uma questão de saúde pública
Ela também pode ajudar a reduzir o desperdício de recursos, aumentar a eficiência de processos e ajudar na previsão de eventos climáticos, informações essenciais para a manutenção de áreas cultivadas ou indicando locais que necessitam de reflorestamento.
Inclusive o reflorestamento de áreas, antes desmatadas, mapeadas e indicadas através de Inteligência Artificial, ajuda a reduzir o efeito estufa, contribuindo com a melhoria da qualidade do ar, ajudando a manter um clima mais estável.

IA: produtividade e soluções
O uso da IA na agricultura pode ajudar a monitorar o solo, prever pragas e doenças, reduzir o uso de agrotóxicos e aumentar a produtividade. Ela também pode colaborar em diminuir o consumo de energia, além de contribuir na prevenção da contaminação da água e do ar, por meio do monitoramento contínuo das condições ambientais. Isso, por exemplo, pode evitar com que pessoas adoeçam, identificando locais e condições insalubres com bastante antecedência.
A inteligência artificial pode ajudar também a melhorar a educação ambiental de várias maneiras. Ela pode auxiliar a criar conteúdo educacional mais relevante e interessante, bem como monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback personalizado para professores, tornando a educação ambiental mais interativa e divertida.

A Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a sustentabilidade. Ela auxilia no monitoramento e na medição do impacto ambiental sobre o planeta, aumentando a eficiência de processos, auxiliando na tomada de decisões, podendo ser usada para ajudar a criar um futuro mais sustentável.
Todas as imagens utilizadas nesta matéria foram geradas através de Inteligência Artificial DALL • E 2 e Canvas
Siga nossas redes sociais ou entre em contato agora mesmo para mais informações sobre a Ecooar.