Inspire e Conte-me - Premiado

“Inspire & Conte-me” é premiado no Cannes Film Awards

“Inspire & Conte-me” é o primeiro documentário compensado do Brasil, com Selo Verde e auditoria pública online da Ecooar

O documentário “Inspire & Conte-me” conquistou o prestigioso prêmio na categoria Best Inspirational Film (Melhor Filme Inspirador) no Cannes Film Awards. Este reconhecimento coloca em destaque o talento e a criatividade do cinema brasileiro, reafirmando seu papel de relevância no cenário internacional.

Cerimônia de premiação com pessoas em um palco, com a logo, em que "Inspire & Conte-me" fez parte
Cerimônia de premiação do Cannes Film Awards: “Inspire & Conte-me” premiado na categoria ‘Melhor Filme Inspirador’ (Foto: Divulgação)

Outro aspecto notável do “Inspire & Conte-me” é seu compromisso com a sustentabilidade. A compensação de carbono do documentário foi realizada pela Ecooar Biodiversidade, que é dedicada à preservação ambiental e à recuperação de áreas degradadas.

Esta iniciativa não só mitigou as 5,9 toneladas dos impactos ambientais da produção cinematográfica através do plantio de 42 árvores, mas também demonstrou o compromisso ético com a responsabilidade ecológica da produtora. A parceria com a Ecooar indica a importância de práticas sustentáveis na indústria do entretenimento, inspirando outras produções a seguirem o mesmo caminho.

Área em reflorestamento, com pessoas plantando árvores, em que "Inspire & Conte-me" fez parte
Mitigação do documentário foi realizada através do plantio de árvores, auxiliando na preservação de nascentes e da biodiversidade

Conheça aqui a área de compensação do documentário.

O documentário “Inspire & Conte-me”

“Inspire & Conte-me” é uma produção que mergulha em histórias de vida transformadoras e emocionantes, destacando indivíduos que superaram desafios e fizeram a diferença em suas comunidades. O documentário é uma ode à resiliência e ao poder da inspiração, retratando com sensibilidade as narrativas de pessoas comuns que se tornaram extraordinárias através de suas ações e perseverança. A direção primorosa, aliada a uma cinematografia envolvente, cria uma experiência visual e emocionalmente impactante para o público.

Foto mostra Luisa Beserra, responsável pela SDW
Anna Luisa Beserra, idealizou a SDW (Sustainable Development & Water for All), buscando disponibilizar água para as pessoas da sua região, um dos projetos presentes no documentário (Foto: Manuela Cavadas)

Através das histórias de Anna Beserra e de Anderson, de Irton Silva, de Eduardo Ávila, de Adalberto Almeida, de Gui Brammer, de Adélia Rodrigues, de Edson Leite e de Zélia e do Francisco Samonek, e por meio de suas atitudes e negócios sociais, cada um dos participantes ajudam a responder à pergunta que inspirou a produção do documentário: é possível fazer a diferença e construir um mundo melhor? Para Ingrid Queiroz, sim.

Saiba mais: Documentário compensado “Inspire & Conte-me”

Documentarista e fundadora da Inspire Narrativas, Ingrid Queiroz é diretora, roteirista e produtora executiva do “Inspire & Conte-me”. Apaixonada por boas histórias, ela acredita que podemos inspirar pessoas, criando uma sociedade mais consciente, um mundo mais sustentável e igualitário.

Foto mostra Ingrid Queiroz
Ingrid Queiroz: “O documentário é também sobre empatia, colaboração e esperança” (Foto: Manuela Cavadas)

“Em meio a tantos desafios que estamos enfrentando no mundo, o “Inspire & Conte-me” traz soluções, inovações e impactos sociais e ambientais gerados por pessoas reais, gente como a gente, que acreditam e que de forma genuína, em um mundo melhor. Fico feliz que, através do poder destas histórias e do audiovisual, estamos ajudando a inspirar pessoas a fazerem parte da construção de um mundo mais sustentável, diverso e inclusivo. O documentário é também sobre empatia, colaboração e esperança”, comentou Ingrid.

Cinema brasileiro

A vitória em Cannes é um marco significativo para o cinema nacional, evidenciando a qualidade das produções e a capacidade de tocar as audiências globais. O documentário também foi selecionado pelo SUNCINE: Environmental Film Festival na Espanha, Paradise Film Festival, em Budapeste, Lane Doc nos Estados Unidos e pelo Lift Filmmaker Sessions, na Inglaterra, alçando de mais de 50 mil pessoas desde que foi lançado.

Arte mostra a premiação do Cannes Film Award para "Inspire & Conte-me"
Documentário “Inspire & Conte-me”, conquista um marco significativo para o cinema nacional

Indicações e premiações como essas ajudam a projetar a imagem do país como um celeiro de criatividade, inovação artística e sustentabilidade, contribuindo para a valorização da nossa cultura, celebrando a arte de contar histórias que inspiram e promovem mudanças positivas no mundo.

Este reconhecimento internacional abre portas para novos talentos e reforça a importância do apoio e investimento no setor cultural do Brasil.


Foto da Capa: João Albuquerque


Você também pode ter as emissões do seu evento, audiovisual ou documentário compensados. Entre em contato agora mesmo!

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *