A conhecida frase cunhada nos difíceis anos 1930 de que “Não existe almoço grátis” é bem verdadeira. Mas quando falamos sobre horta caseira elas podem, pelo menos, deixar sua alimentação mais barata.
Pela praticidade, por ser natural e muito saudável, plantar uma horta está tornando-se cada dia mais comum entre as pessoas, inclusive as que vivem em apartamentos nas grandes cidades.

O início de tudo
Há cerca de 10 mil anos, período da história da humanidade conhecido com Neolítico, grupos de humanos deixaram de ser nômades e começaram a plantar seus próprios alimentos, dando início ao domínio da natureza em seu proveito e também de sua comunidade.
De lá para cá muita coisa evoluiu, as colheitas foram ficando maiores, a humanidade desenvolveu-se a passos largos e vastas áreas de terras foram cobertas por grãos, frutas, legumes e hortaliças. Para tanto aconteceu, em muitos casos, o uso indiscriminado de adubos e de pesticidas, que trouxeram algumas dúvidas sobre a qualidade desses cultivados, causando mudanças de direção nos hábitos alimentares de muitas pessoas.
FLV
Conhecidas popularmente como FLV, ou frutas, verduras e legumes, esses estão entre os alimentos que necessariamente devem fazer parte do cardápio diário das pessoas, pois são fontes de micronutrientes e fibras, além de serem essenciais para uma alimentação mais saudável.
Existem algumas formas de trazer essas delícias para perto de você, e tudo começa com um pequeno espaço de terra, um jardim, um terreno, vasos ou até mesmo pets plásticas.
Horta caseira
Poder plantar uma horta em um pequeno espaço, deixando tudo mais prático e fácil, começou a cativar pessoas, e a ideia foi compartilhada nas redes sociais. Na verdade está acontecendo uma volta aos velhos hábitos, pois muitas pessoas ainda lembram-se de suas avós ou de suas mães, que sempre tiveram essa saudável iniciativa de plantar aquela “hortinha” bem próxima à porta da cozinha, naquele espaço típico de cidade de interior.

E se plantava praticamente tudo como salsa, cebolinha, manjericão, alface, hortelã (que possui antioxidantes, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina, com poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios), cenouras (que é rica em betacaroteno e importante fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C), beterraba além de outros legumes.
E ter uma horta caseira é bem fácil: no final dessa matéria você poderá ver algumas dicas.

Horta comunitária urbana
Em todas as cidades brasileiras o problema de alimentação, principalmente da população menos favorecida, é uma constante. Para que isso possa ser minimizado as entidades sociais, aliadas ao poder público local, encontraram uma boa solução, através da criação de Hortas Comunitárias, implantando esses projetos em áreas do município que antes eram subaproveitadas, auxiliando na recuperação do espaço e produzindo alimentação de qualidade.

Desta forma, através do uso racional do local, famílias da região e voluntários que possuem conhecimento e técnicas de plantio dão início ao projeto, trazendo alimentação saudável para todos, auxiliando na merenda de escolas municipais, gerando renda para os cuidadores e dando serventia a áreas que antes estavam abandonadas.
Bons exemplos
Um exemplo acontece na cidade de Garça, interior do estado de São Paulo. A secretária Deyse Serapião, responsável pela Secretaria e Desenvolvimento Social do município, deu início a projetos que fomentam o plantio de hortaliças em locais públicos, que antes não tinham destinação.

“Através de requerimentos feitos junto à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios do Estado de São Paulo (CODEAGRO), conseguimos mais de 20 mil sementes para que as pessoas da comunidade pudessem dar início ao plantio e terem alimentação boa e saudável ao seu alcance”, diz Deyse, uma das mais atuantes colaboradoras.
Iniciativas como essa estão se popularizando, não apenas em terrenos, mas em outros locais bem inusitados: na China, existe uma horta urbana no interior de uma fábrica de vidro desativada; o Japão utiliza telhados de estações de trem e Nova York usa o enorme espaço de seus arranha céus para plantarem praticamente de tudo.
Horta vertical
Se existe a vontade de ter a sua própria horta, mesmo morando em um apartamento, não há desculpas. Você você pode começar utilizando pequenos vasos ou artefatos fabricados a partir de pets reutilizadas, que além de proporcionarem uma alimento sempre fresco e fácil de ser colhido, embelezam o local com belas cores e muito estilo. Uma excelente opção para você, com incríveis benefícios ambientais.

Como plantar uma pequena horta
Antes de começar o plantio, verifique se o local tem algum histórico que possa comprometer a qualidade dos alimentos. Depois avalie a distância que está a fonte de água para a irrigação, a exposição ao Sol e a ventilação do lugar, levando sempre em conta a qualidade climática da área.

Em relação à temperatura, algumas hortaliças são de clima mais ameno, como a alface, o almeirão, manjericão, a cebolinha, a rúcula, e outras de clima quente como a abóbora, a berinjela, o chuchu, o pepino entre outras variedades.
Veja essas dicas de como começar a cultivar suas hortaliças:
1. Com auxílio de uma pá ou enxada, deixe a terra solta e fofa;
2. Misture na terra adubo natural ou composto orgânico;
3. Deixe o canteiro um pouco acima da altura do terreno, para evitar empossar água;
4. Prefira canteiros com no máximo 1,20 mt de largura, para facilitar os manejos.
5. Se puder, faça uma composteira utilizando minhocas, que tem importante papel na redução do lixo domiciliar e gera um excelente adubo para sua horta. Veja mais sobre o tema aqui!
Plantando
Se for utilizar mudas, mantenha um espaçamento regular entre hortaliças, cerca de 30 centímetros, posicionando cada uma delas em forma de triângulo, evitando assim erosão. Ao utilizar sementes, misture-as com um pouco de areia, faça um sulco, plante e depois as cubra. Ambas devem receber irrigação uma ou duas vezes ao dia, dependendo do calor da região. No caso de ataque de pragas, utilize receitas naturais para combatê-las.
Plantar uma horta contribui com o consumo consciente e ajuda a você a conhecer e valorizar os alimentos.
Se seguir essas dicas você terá conquistado uma alimentação saudável e poderá ter sempre um almoço mais barato, para você e sua família.
A Ecooar incentiva uma alimentação saudável e ações sociais comunitárias.
Texto: Alexandro Carvalho – Marketing da Ecooar