A festa do Dia das Bruxas, o conhecido Halloween, pode ser mais sustentável, saiba mais
Qualquer evento ou comemoração que realizamos passa necessariamente pela preparação. Levar em conta os impactos ambientais que essa festa provoca deve estar sempre em mente de como festejar, procurando ser mais sustentável.

E com o Halloween isso não é diferente. Comemorada anualmente no dia 31 de outubro, o termo vem da frase em inglês All Hallow’s Eve, que significa ‘véspera de todos os santos’, pois é comemorado um dia antes de 01 de novembro.

Apesar de ter se espalhado para todo mundo, a festa tem maior interesse em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos.
Halloween: tudo a ver com reutilização
Quando falamos de uma festa como o Halloween, a decoração e as fantasias, podem ser reutilizadas ano após ano, dando um caráter mais sustentável para a festa. Elementos como lençóis velhos, objetos antigos, adereços variados, roupas de segunda mão, fazem parte da celebração, dando mais veracidade ao evento.

Inclusive, ao adquirir uma decoração para a casa, muitas pessoas optam por elementos que podem ser recombinados, remontados ou reutilizados das mais diversas formas, em outras festas que levam o mesmo tema, durante vários anos.

Essa montagem de Halloween foi realizada em Ventfort Hall Mansion and Gilded Age Museum, mansão e museu histórico localizado em Massachusetts, Estados Unidos. A casa inclusive serviu de locação para vários filmes, como ‘The Cider House Rules’ (Regras da Vida), filme de 1999, que contou com a participação de Charlize Theron, Tobey Maguire (também conhecido por interpretar o Homem-Aranha), Paul Rudd (o Homem Formiga, produção da Marvel), Delroy Lindo e Michael Caine.

Dia das Bruxas: sem sustos para o meio ambiente
Algumas dicas podem ajudar você a montar uma festa de Halloween mais divertida e sustentável.
Decoração de Halloween
Você pode fazer abóboras utilizando a imaginação, com meias e jornais velhos. Teias de aranha podem ser compostas de fios, linhas e pedaços de seda. Utilize tintas eco-friendly, para pintar roupas e tecidos.

Reduza o lixo evitando copos, pratos e talheres descartáveis tanto quanto possível. Prefira pratos comuns ou os biodegradáveis. Durante a festa, utilize apenas uma caneca para cada convidado, evitando o desperdício.
Alimentação alternativa
Faça o que puder em casa e compre os ingredientes de quitandas, produzidos localmente. Ofereça alternativas aos tradicionais doces, como frutas, chocolate orgânico escuro ou balas feitas com mel. Se comprar guloseimas, prefira embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis, dando a destinação correta aos descartes.
Compostagem: uma boa ideia
As abóboras utilizadas na festa são um complemento à sua pilha de compostagem: basta quebrar a abóbora e coloca-las entre folhas e outros materiais orgânicos. Ao manter úmida a compostagem, em pouco tempo irá se transformar em adubo orgânico, excelente para a sua horta ou jardim.

Coloque a sua imaginação para funcionar, busque a sustentabilidade na montagem da festa e tenha bons sustos.
Leia mais: Decoração e sustentabilidade
Conquiste o Selo Verde Ecooar para seu evento, divulgue em seus convites e mostre que você está fazendo a diferença. Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta.