Skip to main content

Goiaba e seus benefícios

O nome da fruta goiaba é originária da língua tupi “coyab” e significa “sementes aglomeradas”.  Goiaba, que é o fruto da árvore da Goiabeira é muito comum na América tropical, sendo relatada sua existência já no ano de 1587. Ela é utilizada em reflorestamentos e no plantio comercial, gerando uma infinidade de benefícios para as pessoas e também para a biodiversidade. Conheça um pouco mais sobre esse delicioso fruto.

Goiaba e a Goiabeira

Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, e ocorre no Brasil (o maior produtor de goiaba vermelha do mundo), principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, tendo alto rendimento por hectare, sendo muito apreciada pelos consumidores dentro e fora do país.  Sua polpa pode ser branca, amarela, rosa ou vermelha, tendo cada uma delas suas propriedades e benefícios.

Foto mostra uma goiaba cortada ao meio e duas inteiras em um prato branco
Goiaba: um delicioso fruto com apenas 100 calorias

A árvore da goiaba pode atingir 7 metros de altura e pode ser encontrada em quintais ou até em praças públicas. Por ser dura e compacta, antigamente sua madeira era utilizada para a confecção de cangas, cabos de ferramentas, mourões entre outras finalidades.

Goiaba: benefícios do fruto

A goiaba é uma fruta que agrada a quase todos, além de ser saborosa e com um cheiro inconfundível, auxilia na redução do colesterol ruim, LDL e também da pressão sanguínea.

Você sabia que uma goiaba média, possui cerca de 100 calorias? Ela é ideal para substituir aqueles alimentos industrializados calóricos que comemos ao longo do dia, pois contém fibras, vitaminas e minerais, gerando saciedade devido a pectina, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminui a absorção de gordura no organismo, ajudando a quem deseja ter um corpo perfeito, que pode ser conquistado através de exercícios e de uma vida mais saudável.

Foto mostra vasilha com geleia de goiaba sobre uma mesa, com pote de biscoitos ao fundo
Geleia de goiaba, uma delícia que pode ser consumida com biscoitos e queijos

A partir da goiaba podemos fazer compotas, goiabada, doces, geleias, sorvetes, sendo o suco ou a fruta in natura é o que nos traz mais benefícios.

Inclusive um suco detox com goiaba é rápido e fácil de fazer. Basta utilizar uma laranja, sem casca e sem sementes, metade de uma goiaba com casta, suco de um limão e meio copo de água. Acrescente um pouco de gengibre ralado e gelo, se preferir. Bata tudo em um liquidificador e pronto, bebida saudável e que melhora sua concentração, equilibra os níveis de energia do corpo e deixa a pele mais saudável.

Mais vitamina C

As goiabas vermelhas têm licopeno, uma substância que protege a pele contra os raios ultravioletas, ajudando a prevenir doenças como o câncer de próstata e aumentando a imunidade do organismo.

Já uma goiaba branca possui duas vezes mais vitamina C do que uma laranja, o que auxilia o sistema imunológico a se prevenir de resfriados e combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.  Além disso a Goiaba possui  fósforo, ferro e cálcio e também potássio e vitaminas A, B1, B2, B6.

Goiabeiras na Ecooar

A goiabeira é ideal para recomposição de áreas desmatadas, contribuindo muito na recuperação de áreas de preservação permanente, sendo de extrema importância na formação de florestas nativas, onde seus  frutos fornecem os nutrientes necessários para a biodiversidade local, liberando nutrientes para o solo, absorvendo o excesso de água das chuvas e assim evitando erosões.

Ela também atrai vários insetos e algumas aves, como periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras, que ajudam a dispersar suas sementes nos locais de plantio.

Foto mostra ave Saíra-sete-cores pousada em um galho
Saíra-sete-cores: uma das belas aves atraídas pela Goiaba

A árvore floresce em setembro, junto com o aparecimento de novas folhas e os frutos amadurecem de dezembro a março, preferindo solos mais úmidos, podendo ser encontrada em quase todos os estados brasileiros.

Por todos esses e outros motivos a Ecooar utiliza a goiabeira em seus reflorestamentos, pois através de uma plataforma inovadora com auditoria pública on-line de compensação voluntária de gases de efeito estufa (GEE), pessoas e empresas podem plantar árvores e compartilhar essa ação com colaboradores e clientes.

Além da goiabeira, plantamos muitas outras árvores nativas que ajudam a reflorestar áreas, preservar nascentes e a biodiversidade.

Foto mostra muda de goiabeira plantada e cavadeira na terra
Plantio de muda de goiabeira em área de preservação permanente

Hoje em dia os consumidores buscam por produtos e empresas que optam pelo desenvolvimento sustentável e entendem a sua responsabilidade diante da conservação da natureza. E o Selo Verde Ecooar é a solução perfeita para melhorar a imagem da sua empresa. Saia na frente, plante e participe!

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »