Skip to main content
Foto mostra fumaça de um incêndio próximo a uma cidade

Conheça as origens dos Gases de Efeito Estufa e saiba como compensar

Certamente, você já ouviu falar dos Gases de Efeito Estufa ou apenas GEE, como são chamados. Mas você sabe exatamente o que eles são e quais os efeitos podem causar?

Quando o assunto é aquecimento global, os GEE são sempre taxados como vilão da história. Será que são tão prejudiciais assim? Vamos ver!

Aquecimento global

Nos jornais, na TV, na internet, em todos os lugares o aquecimento global é assunto. A discussão sobre o tema é bastante pertinente e gera grande preocupação.

O aquecimento global é definido como o aumento da temperatura média do planeta. Nesse momento, você deve estar pensando que realmente tem sentido mais calor nos últimos anos, mas para uma parte da comunidade científica não há evidências que as altas temperaturas são causadas em decorrência da ação humana e sim que este é um processo natural do planeta. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que é o órgão responsável pela divulgação das pesquisas relacionadas ao aquecimento global afirma categoricamente que não há dúvidas sobre a responsabilidade do homem nas temperaturas cada vez maiores que estamos enfrentando.

Gases de Efeito Estufa

Todas as nossas atividades do dia a dia, desde o consumo de água até o uso do smartphone, emitem gases direta ou indiretamente. O IPCC juntamente com grande parte dos cientistas estudiosos do tema, afirmam que os Gases de Efeito Estufa são os principais causadores do aquecimento global. Os gases poluentes mais comuns são:

  • Dióxido de Carbono (CO2): emitido principalmente pela queima de combustíveis fósseis;
  • Metano (CH4): produzido pelas atividades pecuárias;
  • Dióxido de Enxofre (SO2): gerado através de queima de combustíveis fósseis
  • Óxido Nitroso (N2O): emitido pelas produções das fábricas

Tem ainda os Clorofluorcarbonos (CFCs), que apesar da sua emissão ter diminuído bastante ainda afeta a atmosfera, Monóxido de Carbono (CO), Óxido de Nitrogênio (NOx), entre outros.

De maneira simplificada, podemos dizer que as altas concentrações de GEE se acumulam na atmosfera e dificultam a dispersão do calor emitido pelo sol, o que faz com que as temperaturas aumentem.

emissão de gases de efeito estufa
Será que uma atitude como essa faz bem ao planeta?

Outros responsáveis pelo efeito estufa

Já vimos que os GEE são os principais responsáveis pelo efeito estufa, mas quais são os outros? O desmatamento contribui muito para o aquecimento global, afinal, menos árvores, menos ar puro e ventilação. As queimadas em florestas, muito comuns nos meses de inverno, e a poluição dos oceanos, também estão na lista dos fatores causadores do efeito estufa.

Compensação dos Gases de Efeito Estufa

Se as ações humanas são as grandes causadoras dos Gases de Efeito de Estufa, então podemos agir para reduzir os efeitos dessas emissões, correto? Certa a resposta!

Sabendo quais são os gases poluentes e como são gerados, podemos imaginar (e planejar!) como fazer a nossa parte para reduzir o efeito estufa. Além de atividades simples como trocar o carro ou moto por transporte público ou bicicleta, economizar energia elétrica e consumir de maneira consciente, plantar árvores também é uma boa alternativa! As árvores, além de agirem diretamente em uma das causas do efeito estufa, o desmatamento, ainda absorvem o gás carbônico.

Se você quer contribuir para a redução dos Gases de Efeito Estufa, plante uma árvore para compensar a emissão dos GEE! Nossa equipe terá o maior prazer de fazer o plantio da árvore nativa escolhida por você e enviar o certificado com a localização exata de sua árvore.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »