Foto mostra capa da Feirinha das Arcadas

Feirinha das Arcadas, povos originários e sustentabilidade

No dia 26 de agosto, a cidade de São Paulo foi palco de um evento único e imperdível para os amantes da cultura, da literatura e da preservação ambiental. A “Feirinha das Arcadas”, que acontecerá no renomado Goethe-Institut, teve um dia repleto de atividades emocionantes, exposições inspiradoras e palestras enriquecedoras.

Foto mostra o Goethe-Institut, local onde foi realizada a Feirinha das Arcadas
O Goethe-Institut possui mais de 150 unidades ao redor do mundo; essa é a unidade de São Paulo

O Goethe-Institut promove o conhecimento da língua alemã no mundo e incentiva a cooperação cultural internacional. Com mais de 150 institutos ao redor do mundo, eles oferecem cultura, idioma e informações sobre a Alemanha. O instituto conta também com ações de cooperação entre bibliotecas e centros de aprendizagem de línguas. Além de São Paulo, o Goethe-Institut possui unidades nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Foto mostra o Goethe-Institut, local onde foi realizada a Feirinha das Arcadas e que conta com coleta seletiva
Coleta seletiva também é uma realidade no instituto

O evento “Feirinha das Arcadas”, que contou com a participação da Cartola Editora e da Ecooar, teve como objetivo principal reunir pessoas apaixonadas por livros, arte e natureza em um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento. Essa edição da “Feirinha das Arcadas” foi uma celebração da literatura, tendo como temática os povos originários e a sustentabilidade.

Exposição Literária e Cultural

Uma das atrações principais da “Feirinha das Arcadas” foi a exposição de livros, que contarou com títulos selecionados cuidadosamente pelas editoras presentes: Anita Garibaldi, Atma, Barbatana, Cartola, Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo, Hedra Editora, Janelas para o Mundo, Livraria Maracá, Malagueta, N-1 e Peirópolis.

Foto mostra parte interna do Goethe-Institut, local onde foi realizada a Feirinha das Arcadas
Evento busca divulgar informações sobre os povos originários e também a sustentabilidade

Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar uma ampla gama de gêneros literários, um verdadeiro paraíso para os amantes da leitura, permitindo que eles descobrissem novas histórias, autores e perspectivas.

Palestras e atividades ambientais na Feirinha das Arcadas

A “Feirinha das Arcadas” não se limitou apenas à literatura, mas também abordou temas ambientais cruciais para o nosso tempo. Veja a programação completa no final da matéria.

O evento contou com a presença da Cacica Jaqueline Haywã, além de outros representantes da Família Pataxó Hã Hã Hãe, que vivem em Ribeirão Pires desde a década de 1960. Ela é uma das mais importantes líderes do movimento dos povos Indígenas Urbanos e mostrou aspectos da sua cultura durante a palestra.

Foto mostra Cacica Jaqueline Haywã em palestra
Cacica Jaqueline Haywã participou do evento, sendo uma das representantes da família Pataxó Hã Hã Hãe

Uma das novidades do evento foi a exibição do longa-metragem Para’Í”, de Vinicius Toro, que conta a história da menina Pará, que, após encontrar uma colorida espiga de avaxi para’i – milho tradicional do povo Guarani –, inicia uma caminhada em busca de sua própria identidade.

O projeto foi realizado em colaboração com o Grupo Audiovisual da Terra Indígena (TI) Jaraguá, em São Paulo e selecionado para o Vittorio Veneto Film Festival, na Itália e o Human Rights Film Festival, de Barcelona.

Foto mostra televisão mostrando o filme Para’Í”
Monique Ramos Ara Poty Mattos, protagonista do filme Para’Í”, com direção de Vinicius Toro

Durante o evento “Feirinha das Arcadas” foram anunciados os vencedores do IV Prêmio Cartola de Literatura, onde a editora divulgou os premiados de diversas antologias. A Cartola Editora, que completa cinco anos, foi criada em maio de 2018, em São Paulo, e é focada em autores nacionais, oferecendo uma oportunidade para que o escritor iniciante, ou até mesmo experiente, possa publicar sua obra em papel e em formato digital.

Além disso, palestras foram ministradas por especialistas na “Feirinha das Arcadas”, onde os participantes terão a chance de aprender sobre as questões mais atuais relacionadas ao meio ambiente, bem como explorar maneiras práticas de contribuir para um futuro mais sustentável. É aí que entra a distribuição de sementes.

Sementes ‘Coração de negro’

Uma das atividades mais empolgantes da “Feirinha das Arcadas” foi a distribuição gratuita de saquinhos de sementes da árvore Coração de negro, uma espécie nativa brasileira com grande valor ecológico, doada pela Cartola Editora, que já compensou mais de 7 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar.

A área do projeto de reflorestamento, que fica no interior do estado de São Paulo, possui nascentes, que beneficiam direta e indiretamente 62 municípios e praticamente um milhão de pessoas.

Foto mostra áreas de reflorestamento da Cartola Editora
Cartola Editora já compensou mais de 7 toneladas de CO2e através de ações de reflorestamento

Além de receberem as sementes, os participantes também tiveram acesso a instruções detalhadas sobre como plantá-las e cuidar das mudas. Essa iniciativa visa não apenas enriquecer os espaços verdes da cidade, mas também conscientizar sobre a importância da biodiversidade e do reflorestamento.

Foto mostra saquinhos de papel com sementes de Coração de Negro
Sementes da árvore Coração de Negro foram doadas aos participantes do evento

Como plantar ‘Coração de negro’

Foto mostra sementes da árvores Coração de Negro
Sementes da árvore Coração de negro

Nome Popular: Coração de negro
Nome Científico: Poecilanthe parviflora
Bioma: Mata Atlântica
Porte da Árvore: De 15 a 25 metros

Como plantar: Colocar as sementes para germinação, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais mantidos em ambiente semi-sombreado e irrigar duas vezes ao dia. O desenvolvimento das mudas é rápido, tendo preferência por áreas úmidas.


“Feirinha das Arcadas” busca um futuro mais sustentável

Foto mostra parte interna do Goethe-Institut, local onde foi realizada a Feirinha das Arcadas
Goethe-Institut, une literatura com preservação ambiental

A “Feirinha das Arcadas”, do Goethe-Institut representa não apenas a união da literatura e da preservação ambiental, mas também a oportunidade de fazer parte de um movimento maior em prol de um futuro mais sustentável e consciente.

Programação

12h às 18h – Arcadas
Feira de editoras – Venda de livros pelas editoras nas arcadas: uma diversidade de mundos em cada editora

12h às 18h – Arcadas
Mãos que fazem –  Venda de artesanato indígena e sustentável 

12h às 13h – Jardim
Contação de história indígena, por Nani Braun

14h às 15h – Jardim
Palestra com a cacica Jaqueline Haywã, seguida de roda de conversa e dança

15h às 16h20 – Foyer
Exibição do documentário:  Para’Í”, de Vinicius Toro
Duração: 81 minutos

16h30 às 17h30 – Jardim
Sustentabilidade no Mundo editorial
Palestra com Janaina Storfe e Alex Lecci

18h00 às 20h00 – Jardim
Prêmio Cartola Editora


Saiba mais:

Goethe-Institut
Telefone: 11 3296 7000
Rua Lisboa, 974 | São Paulo


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus contatos.

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *