Skip to main content
4 dicas infalíveis para evitar o desperdício

Desperdício: 4 dicas infalíveis para evitar

Atitudes simples que fazem toda a diferença e evitam o desperdício. Veja!

Consumir de forma consciente e sustentável tem sido um assunto recorrente não só aqui no blog da Ecooar, mas em muitos veículos de comunicação. Não é raro ver este tema em programas de TV ou de rádio, em matérias de jornais e até mesmo em muitos blogs ligados à temática de moda, alimentação e área ambiental.

Abaixo, listamos algumas dicas fáceis para evitar o desperdício, afinal, o primeiro passo é o mais importante, correto? Além disso, sabemos que se cada um fizer um pouquinho, o resultado será gigantesco. Vamos nessa?

Pense antes de agir

Acredite: avaliar se aquela compra realmente é necessária é o que impede 9 em cada 10 compras impulsivas de serem realizadas. Vamos pensar juntos? Olha só, se a compra foi motivada apenas porque você viu uma camiseta legal na vitrine, isso é sinal de que você realmente não precisava daquela peça, certo? Assim acontece com qualquer compra, desde itens de papelaria até móveis.

Consuma frutas para uma vida mais saudável e evite o desperdício
Consuma frutas para uma vida mais saudável e evite o desperdício

Planejamento é tudo!

Parece difícil, mas garantimos que não é. Planejar é um hábito, pode acreditar. Então, que tal anotar o que precisa comprar no mercado ao invés de ir passando em cada corredor e enchendo o carrinho de compras? Vale também já pensar no cardápio da semana e comprar somente o necessário para fazer os pratos. Nessa conta, também entra a utilização adequada de cascas e talos de vegetais, além de sempre verificar a data de vencimento dos mantimentos para evitar o desperdício.

Faça trocas inteligentes

Aqui está uma dica muito importante, já que fazer substituições é a maneira mais acertada de adquirir novos hábitos e também de conquistar o resultado que desejamos: menos desperdício. Vamos a alguns exemplos: trocar guardanapo de papel pelo de pano, abolir o descartável e optar sempre pelo durável, utilizar uma toalha para tirar a maquiagem ao invés de usar lencinhos e algodão.

Substitua suas antigas lâmpadas incandescentes, por lâmpadas de led que são mais econômicas evitando assim o desperdício de energia

Evite o desperdício: fique de olho no consumo de água e energia elétrica

Aqui no blog da Ecooar, já falamos sobre como diminuir o consumo de energia elétrica, mas ainda valem algumas dicas como por exemplo, trocar lâmpadas antigas por LED. Já quando falamos sobre economia de água, é muito importante verificar se as torneiras estão ok e sem vazamentos, ficar de olho no tempo do banho e também se atentar em como reduzir o uso enquanto lava louças ou prepara alimentos.

Colocando tudo isso em prática, não tem erro: desperdício cada vez menor e você cada vez mais fazendo sua parte por um mundo melhor.

Gostou das dicas? Então, se inscreva na nossa newsletter para continuar acompanhando as publicações que preparamos para vocês.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »