Atitudes simples que fazem toda a diferença e evitam o desperdício. Veja!
Consumir de forma consciente e sustentável tem sido um assunto recorrente não só aqui no blog da Ecooar, mas em muitos veículos de comunicação. Não é raro ver este tema em programas de TV ou de rádio, em matérias de jornais e até mesmo em muitos blogs ligados à temática de moda, alimentação e área ambiental.
Abaixo, listamos algumas dicas fáceis para evitar o desperdício, afinal, o primeiro passo é o mais importante, correto? Além disso, sabemos que se cada um fizer um pouquinho, o resultado será gigantesco. Vamos nessa?
Pense antes de agir
Acredite: avaliar se aquela compra realmente é necessária é o que impede 9 em cada 10 compras impulsivas de serem realizadas. Vamos pensar juntos? Olha só, se a compra foi motivada apenas porque você viu uma camiseta legal na vitrine, isso é sinal de que você realmente não precisava daquela peça, certo? Assim acontece com qualquer compra, desde itens de papelaria até móveis.

Planejamento é tudo!
Parece difícil, mas garantimos que não é. Planejar é um hábito, pode acreditar. Então, que tal anotar o que precisa comprar no mercado ao invés de ir passando em cada corredor e enchendo o carrinho de compras? Vale também já pensar no cardápio da semana e comprar somente o necessário para fazer os pratos. Nessa conta, também entra a utilização adequada de cascas e talos de vegetais, além de sempre verificar a data de vencimento dos mantimentos para evitar o desperdício.
Faça trocas inteligentes
Aqui está uma dica muito importante, já que fazer substituições é a maneira mais acertada de adquirir novos hábitos e também de conquistar o resultado que desejamos: menos desperdício. Vamos a alguns exemplos: trocar guardanapo de papel pelo de pano, abolir o descartável e optar sempre pelo durável, utilizar uma toalha para tirar a maquiagem ao invés de usar lencinhos e algodão.

Evite o desperdício: fique de olho no consumo de água e energia elétrica
Aqui no blog da Ecooar, já falamos sobre como diminuir o consumo de energia elétrica, mas ainda valem algumas dicas como por exemplo, trocar lâmpadas antigas por LED. Já quando falamos sobre economia de água, é muito importante verificar se as torneiras estão ok e sem vazamentos, ficar de olho no tempo do banho e também se atentar em como reduzir o uso enquanto lava louças ou prepara alimentos.
Colocando tudo isso em prática, não tem erro: desperdício cada vez menor e você cada vez mais fazendo sua parte por um mundo melhor.
Gostou das dicas? Então, se inscreva na nossa newsletter para continuar acompanhando as publicações que preparamos para vocês.