Skip to main content

Evento sustentável

Ao criar um evento, seja ele para promover um produto, realizar uma confraternização, reunir pessoas para um determinado fim, celebrar um momento ou agradecer uma conquista, ficamos sempre preocupados para que tudo transcorra perfeitamente.

Onde ele será realizado, se ele precisa ter música, quantas pessoas serão convidadas, quando devemos postar nas redes sociais, qual horário ele será realizado, entre outros aspectos muito importantes.

Mas o que realmente importa nos dias de hoje, para uma boa parte das pessoas, é saber se o evento é compensado, já que tudo o que realizamos no nosso dia a dia gera emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). E com a montagem de um evento isso não é diferente.

Foto mostra um aeroporto com um avião em primeiro plano
Uma simples viagem de avião pode liberar toneladas de CO² na atmosfera;
cabe a quem for realizar eventos levar esse cálculo em conta

Desde o momento que disparamos a primeira mensagem via celular para dar início as conversar para que o evento seja um sucesso, já começamos a poluir nosso planeta. Alie-se a isso o uso de carros, viagens de avião, construção de stands, locação de equipamentos e muitos outros fatores, temos que ter a consciência que estamos produzindo nossa pegada de CO².

Uma das formas de minimizar esses impactos é a compensação ambiental de eventos. Apesar dessa atitude não ser tão recente, isso começou a ficar praticamente ‘obrigatório’ pois, um evento por menor que seja, reúne pessoas e quanto mais pessoas reunidas mais impactos elas geram.

Exemplificando: cada pessoa gera em média mais de 1 quilo de lixo ao dia, ou seja, mais de 380 quilos por ano. E estamos falando apenas deste item, não estamos contabilizando a quantidade de água que ela utiliza, se ela possui um carro e quantos quilômetros ela gasta até chegar a uma reunião.

Foto mostra carrinho com caixas de papelão utilizada em evento que serão recicladas
A sustentabilidade em eventos é uma necessidade e cresce a cada dia, gerando
inúmeros benefícios sociais e ambientais

Com isso em mente fica fácil ter noção que um evento deve ser compensado da melhor forma possível. Uma das melhores formas é efetuando o plantio de árvores. Cada árvore plantada retém uma quantidade significativa de gás carbônico compensando as emissões e tornando o evento mais verde. Cerca de 50% da madeira de uma árvore é CO² captado e isso faz toda a diferença.

Ao realizar o plantio em áreas degradadas da Mata Atlântica ou demais biomas, conforme estudos específicos devidamente aprovados pelos órgãos ambientais competentes, contribui-se com a manutenção da biodiversidade local, auxiliando na recuperação de nascentes em Áreas de Preservação Permanente (APP).

Marketing Verde

Consumidores e participantes, na maioria das vezes, irão ficar contentes em saber que promotores e realizadores de um determinado evento se importaram em compensar o impacto gerado na cidade onde ele é realizado. E isso também gera marketing verde.

Foto mostra Renata Marron entrevistando diretor da Ecooar que falou sobre evento Beauty Fair
Eventos compensados atraem a atenção de canais de comunicação e podem gerar mídia espontânea; “Programa Bem da Terra”, TV Bandeirantes Internacional

Segundo estudo feito pela Nielsen, 74% dos consumidores preferem produtos e serviços de empresas que tenham programas de responsabilidade social.

Empresas, organizações e envolvidos podem mostrar que estão fazendo a sua parte através do plantio de árvores, ostentando um Selo Verde, demonstrando que estão efetivamente preocupados com o mundo ao redor.

Como atuamos com seu evento

Seu evento terá uma página no website da Ecooar, onde estarão especificadas as árvores plantadas, o local de plantio e também os benefícios que a ação gerará ao meio ambiente, onde os dados da área de reflorestamento são monitorados e registrados com total transparência. Veja alguns exemplos:

Beauty Fair

A Beauty Fair é a maior feira de beleza das Américas, movimentando milhões de reais em negócios todos os anos, atraindo milhares de pessoas em sua estrutura montada no Expo Center Norte, na capital paulista.

Foto mostra entrada do Expo Center Norte em São Paulo, com uma árvore de Ipê amarelo em flor
Expo Center Norte, local onde é realizada a Beauty Fair, além de outros importantes eventos

A feira optou por compensar parte das suas emissões com a Ecooar, que fez o plantio e a auditoria das árvores no Vale do Ribeira, que é reconhecido pela Unesco, desde 1999, como patrimônio natural, socioambiental e cultural da humanidade, auxiliando na recuperação da maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Clique aqui e conheça as árvores desta ação.

Cerejeiras Festival

Um dos maiores eventos da cultura nipônica no Brasil, o Cerejeiras Festival, realizado na cidade de Garça/SP há mais de 30 anos, possui algumas ações sustentáveis, já que o evento recebe mais de 200 mil pessoas em seus 4 dias de festa.

A fim de compensar parte das emissões do evento, a comissão de sustentabilidade da feira, realizou o plantio de árvores, sendo que o cálculo das emissões e a auditoria das mesmas foram feitos pela Ecooar.

Imagem mostra perfil da Cerejeiras Festival com a compensação do evento
Após auditoria, é postado no website Ecooar a página do evento compensado

Clique aqui e conheça as árvores desta ação.

Evento mais sustentável

Você que é promoter, hostess, anfitrião, gerente ou organizador de eventos sabe da importância deles serem cada vez mais sustentáveis. 

Caso você precise de orientação nossa equipe está à sua disposição! A sustentabilidade é um assunto que precisa da atenção de todos. Por isso elaboramos um plano de reflorestamento que se encaixa às necessidades do seu evento, para que desta forma, você possa receber seus convidados com a certeza que estará fazendo bem para eles e bem também para o planeta.

Foto mostra diretor da Ecooar em auditoria de evento em área de reflorestamento
Cada uma das árvores plantadas são catalogadas e disponibilizadas no website da Ecooar

Selo Verde Ecooar

Ter um Selo Verde é a solução perfeita para ajudar a preservar a biodiversidade e valorizar o seu evento. O Programa de Compensação Ambiental Ecooar é uma plataforma inovadora com auditoria pública on-line de compensação voluntária de gases de efeito estufa (GEE), onde você pode plantar árvores e compartilhar essa ação com seus convidados, fornecedores ou clientes.

Veja algumas das vantagens ao utilizar o Selo Verde Ecooar:
• Agrega valor a sua marca
• Fortalece sua imagem junto ao consumidor
• Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
• Refloresta áreas com auditoria on-line
• Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
• Recupera ecossistemas e nascentes
• Amplia a responsabilidade socioambiental
• Melhora a qualidade de vida das pessoas
• Contribui com educação ambiental
• Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos

Conheça outras empresas que fazem parte da Ecooar neste link.


Texto: Alexandro Carvalho – Diretor de Marketing da Ecooar
Fotos: Fabio Lecci


Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »