Foto mostra pessoa seguando papel com os dizeres Educação e sustentabilidade em frente de uma árvore

Educação e sustentabilidade

As parcerias envolvendo educação e sustentabilidade ampliam as ações desenvolvidas através da Ecooar, alcançando cada vez mais pessoas

A educação ambiental está cada vez mais presente em tudo que fazemos. Seja na conscientização dos desafios enfrentados em relação as mudanças climáticas, na execução de ações sustentáveis ou ainda encontrando soluções que auxiliam na redução dos danos ambientais.

Foto mostra duas crianças plantando uma árvore evidenciando a educação e sustentabilidade do projeto Ecooar
Conscientização sobre as mudanças climáticas é essencial

Para a Ecooar, desde o início das suas atividades, sempre fez muito sentido vincular os temas educação e sustentabilidade, acreditando que esse tipo de pensamento é o que pode fazer a diferença na formação de pessoas, possibilitando com que elas tenham ferramentas que as tornem mais conscientes do mundo que as cerca.

Educação e sustentabilidade

Em 2009 a Ecooar dava início as suas atividades executando, de forma inovadora, a implantação de projetos de reflorestamento. Já em 2010 surgiu a Escola Ecooar de Educação Ambiental ‘José Béttio’, projeto executado na Fazenda Cascata, localizado no interior do estado de São Paulo.

Foto mostra interior da Escola Ecooar de Educação Ambiental, com várias crianças recebendo informações sobre educação e sustentabilidade
Escola Ecooar de Educação Ambiental ‘José Béttio’, local de aprendizado

A educação é o ponto de partida para um mundo mais justo e saudável. É ela quem norteia nossas atitudes e hábitos, é ela quem nos transforma para ser quem desejamos ser, auxiliando nosso desenvolvimento em todos os aspectos.

Por outro lado, a sustentabilidade é um dos pilares da disseminação do conhecimento direcionado à preservação da biodiversidade. Estimular atitudes como reciclagem, reutilização, compartilhamento, doação e consumo consciente são alguns dos pontos em que a sustentabilidade encontra a educação ambiental.

Foto mostra parte externa da escola Ecooar de Educação Ambiental, com várias crianças em grupo e uma professora em frente ao cartaz Fazenda Cascata
Milhares de crianças receberam informações sobre meio ambiente

No período de 10 anos, a escola atendeu mais de 6.000 crianças, auxiliando na formação de cada uma delas, reforçando temas como reciclagem, destinação correta de resíduos, cuidado com a água e formas de proteção para com a natureza.

Ainda assim, a Ecooar buscou outras parcerias para ampliar ainda mais a educação e sustentabilidade.

Recanto da Querência

A Chácara Recanto da Querência é um lugar de aprendizado e de consciência ambiental, onde o novo e o tradicional se misturam, resultando em um espaço voltado para a educação e sustentabilidade.

Foto mostra pratinho de sobremesa em formato de sapo, com folha ao lado mostrando os ciclos de crescimento dele
Artesanato no Recanto da Querência mostra que a reciclagem pode fazer parte do aprendizado

A partir da vivência de situações, que melhoram a compreensão do indivíduo diante do ambiente em que vive, o espaço inspira a interação e o entendimento que tudo está integrado.

É demonstrada na prática o ciclo da sustentabilidade da água, que cai no telhado, é levada até a cisterna através de canos e que a alimenta as plantas do local.

Foto mostra casa na árvore no Recanto da Querência, local de educação e sustentabilidade
Os visitantes conhecem o ambiente, que busca ser sustentável em cada uma de suas atitudes

A água que é utilizada para lavar os pés das crianças no parquinho, também tem uma função: regar a horta de especiarias e ervas medicinais, que contempla melissa, hortelã, entre outras, resgatando a cultura dos benefícios através das plantas.

Foto mostra criança ao lado de lápis coloridos de concreto no Recanto da Querência
A água das torneiras do lavatório, é destinada para irrigar a horta

Focando no total respeito aos animais presentes no local, suas fezes são unidas com o húmus das minhocas (retirados na compostagem), vai para o biodigestor, que depois de reações químicas, gera gás e energia para moer a cana que alimenta o gado. Ou seja, ciclos são perpetuados, fazendo com que nada seja perdido, protegendo o meio ambiente.

A roda de vento gera energia, fazendo com que os presentes aprendam os inúmeros benefícios do respeito ao local em que vivemos.

CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1.300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas.

Foto mostra sessão de cinema com pessoas assistindo a noite em baixo de uma tenda
O CineSolar já impactou mais de 200 mil pessoas com sua cultura de sustentabilidade através da energia solar

Nestes anos de estrada, foram gerados mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada) e ministradas cerca de 400 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

Foto mostra crianças sentadas em banquinhos assistindo filme na CineSolar e com informações de educação e sustentabilidade
Aldeia indígena Gwyra Pepo, em Tapiraí/SP, é composta por 158 indígenas Guarani Mbya que formam ao todo 42 famílias

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.

Além das sessões de cinema, o projeto realiza diversas oficinas que integram arte e tecnologia, evidenciando na prática a educação e sustentabilidade, através de ações como a separação dos resíduos e a reutilização de materiais recicláveis.

Foto mostra crianças dentro da van do CineSolar, realizando experiências de educação e sustentabilidade
As oficinas que integram arte e tecnologia, são movidas a energia solar

O projeto também realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar, através do plantio de mais de 290 árvores em área de preservação permanente, contribuindo com a proteção de nascentes e da biodiversidade.


É assim que a Ecooar e seus parceiros seguem dando atenção a educação e sustentabilidade de forma contínua, ampliando cada vez mais a difusão do conhecimento, fazendo a diferença e reconectando pessoas com o planeta.

Entre em contato e conquiste o Selo Verde Ecooar para você, sua empresa ou entidade.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta