Skip to main content
Educação ambiental: um sonho que virou realidade

Educação ambiental: um sonho que virou realidade

A Escola Ecooar de Educação Ambiental “José Béttio”, na fazenda Cascata, Garça/SP, foi completamente revitalizada no ano de 2010 e logo depois começou a receber alunos e professores das escolas da rede pública municipal da cidade para aulas de educação ambiental.

Parte dos materiais utilizados na reforma da escola foram reaproveitados do antigo prédio

O saudoso radialista José Béttio, um apaixonado pela natureza, na época cedeu o prédio, que fica apenas 3 quilômetros da cidade, que antigamente já abrigara uma escola, para que ele fosse transformado em um local de aprendizado e novos conhecimentos. Para isso foram recuperado diversos materiais do antigo prédio como batentes, portas e janelas, valorizando a consciência ambiental.

O local foi totalmente transformado e revitalizado em 2010

A reforma do prédio também contou com a construção de uma cisterna, plantação do gramado utilizando a grama retirada da própria fazenda, restauração das lousas, instalação de novo piso, foro e iluminação. Tudo isso para melhor receber os visitantes da escola.

Uma cisterna foi instalada no local e a estrada até a escola foi completamente revitalizada

Hoje na escola são compartilhadas experiências, vídeos educativos, palestras sobre a importância da reciclagem, preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, criando uma consciência coletiva nos participantes, resultando em um mundo mais verde. Conheça mais sobre a escola aqui.

Os alunos que visitam a escola tem oportunidade de ver a área de reflorestamento do
mirante e aprender ainda mais sobre educação ambiental

Até hoje, através do Programa Ecooar de Reflorestamento, empresas sustentam projetos educacionais, socioambientais, ajudando a recuperar e a manter nascentes, como as da Fazenda Cascata que contribuem com mais de 45% da água da cidade de Garça/SP.

Homero Béttio (a direita) que incentivou o projeto da escola, esteve presente na aula inaugural

Reflorestar faz parte da educação

Reflorestar visa recuperar áreas que, por forças naturais ou humanas, perderam sua vegetação. Esta recuperação pode acontecer através do plantio de mudas de árvores nativas e também da manutenção da vegetação que existe nestas áreas.

Crianças sentadas em uma classe assitem aula de Educação Ambiental
Durante as aulas são abordados temas como reciclagem e a importância da natureza

Uma das funções do reflorestamento é disponibilizar o habitat, o refúgio e o alimento para os animais, ajudando a manter um clima agradável, protegendo a qualidade da água e contendo a erosão.

Em frente à Escola Ecooar de Educação Ambiental foi realizado o reflorestamento da área visando proteger as nascentes. Isso aproxima e conecta os visitantes com a natureza.

Fotos mostra área de reflorestamento e a escola Ecooar de educação ambiental ao fundo
A área de reflorestamento fica em frente a escola Ecooar, que pode ser vista ao fundo

Você pode colaborar com o meio ambiente, plantando árvores, ajudando a educar e ainda ter um Selo Verde, acesse aqui.

Contato:
ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »