Foto mostra sala na ONU com inscrições do Pacto Global

Ecooar, signatária do Pacto Global

A Ecooar é a primeira startup de reflorestamento, com auditoria pública online, a fazer parte do Pacto Global da ONU

O Pacto Global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção dos Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A Ecooar é a primeira startup de reflorestamento, com auditoria pública online, a fazer parte do Pacto Global da ONU.

Foto mostra pessoa em frente a frase Pacto Global, com presença de representante da Ecooar
Fabio Lecci, diretor da Ecooar, esteve presente no evento Pacto Global, realizado na ONU

Lançado no ano de 2000, o Pacto Global, juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Ecooar na ONU

Em 2022 a Ecooar esteve presente em um dos mais importantes eventos do ano, que aconteceu dentro da sede da ONU, em Nova York. Com o objetivo de discutir metas mais sustentáveis até 2030, o encontro reuniu empresas engajadas, personalidades e povos ancestrais unidos por um ideal: gerar menos impactos e viver em equilíbrio com o planeta.

Dentre os eventos, aconteceu o lançamento de quatro músicas inéditas do DJ Alok, no rooftop da ONU, apresentando ‘O Futuro é Ancestral’, com a participação de povos ancestrais, mostrando a necessidade da união de todos em busca de um bem maior.

Foto mostra show de Alok, com presença de representante da Ecooar
‘O Futuro é Ancestral’: apresentação do DJ Alok e representantes dos povos ancestrais

A Ecooar realizou a neutralização das emissões das viagens aéreas dos participantes dessa ação, através do plantio de árvores de 240 árvores, com a compensação de mais de 34 toneladas. O local escolhido para o reflorestamento foi uma fazenda no interior do estado de São Paulo, onde as águas das nascentes preservadas beneficiam, direta e indiretamente, quase um milhão de pessoas, espalhadas por 62 cidades da região.

A BeFly, o maior ecossistema de turismo, com mais de 58 anos de mercado, também teve papel importante no evento, representada por Marcelo Cohen, CEO BeFly e equipe. Ela tornou-se a primeira empresa a assinar o compromisso com o Pacto Global na sede da ONU, parceira da Ecooar na recuperação de áreas e mitigação de impactos de gases de efeito estufa.

Foto mostra duas pessoas sendo fotografadas na ONU, com presença de representante da Ecooar
Marcelo Cohen, CEO BeFly e Carlo Pereira, CEO do Pacto Global logo após a assinatura do compromisso Pacto Global

A importância do ESG

Empresas podem estar mais comprometidas em ter uma operação mais sustentável, utilizando os princípios ESG (Environmental, Social, Governance), ampliando suas atitudes sociais, ambientais e de governança. O termo ESG surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global.

É papel da Ecooar, desde 2008, trazer soluções e fomentar resultados que devem estar profundamente inseridos no meio ambiente corporativo, através de comportamentos que resultem em crescimento, minimizando os impactos a todo o ecossistema.

Foto mostra prédio, mostrando parte de uma árvore e o céu
Utilizar os princípios ESG (Environmental, Social, Governance) indica o compromisso na busca de um futuro mais sustentável

O programa de auditoria pública online da Ecooar surgiu para dar mais transparência a projetos de reflorestamento, fazendo com que parceiros, clientes e influenciadores tivessem a chance de demonstrar suas compensações de forma fácil, rápida e prática, de qualquer lugar do planeta.

Selo Verde Ecooar

Visando dar mais credibilidade a projetos ambientais, a Ecooar desenvolveu três produtos com características distintas, sendo o Selo Verde Refloresta, com o plantio de árvores, o Selo Verde Floresta, que mensura os créditos de carbono em áreas de florestas, e o Selo Verde Certifica, com a certificação de processos realizados por empresas e entidades, como ações de mitigação, reciclagem, boas práticas, entre outros.

Foto mostra pessoas em uma área de reflorestamento da Ecooar
Através de projetos ambientais, é papel fundamental da Ecooar cuidar da terra, reconectando pessoas e empresas ao planeta

Você também pode participar da Rede de Relacionamento Verde Ecooar. Entre em contato com nossa equipe através de nossos e-mails ecooar@ecooar.com,  ecooar@gmail.com ou WhatsApp e conheça mais.


Saiba mais:

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Saiba mais sobre os Dez Princípios.

Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite www.pactoglobal.org.br

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

4 thoughts to “Ecooar, signatária do Pacto Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *