Skip to main content
Foto mostra logo da Ecooar e árvores grandes ao fundo

Ecooar: dez anos protegendo o Planeta

A Ecooar surgiu para dar mais transparência a projetos de reflorestamento e por isso o nosso lema ‘é mais do que plantar árvores’

A conscientização ecológica aflorou em nossa sociedade devido aos problemas causados pela interferência do homem na natureza.

As matas ciliares são tão importantes para a proteção de rios e lagos que sem elas as nascentes secam, as margens dos rios e riachos degradam, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático. As consequências são dramáticas para o meio-ambiente: a poluição chega facilmente aos mananciais, prejudicando a vida aquática e as pessoas.

Foto mostra um vale e uma área de reflorestamento Ecooar cercada
Visita na primeira área de reflorestamento Ecooar, em 15 de abril de 2009

Para reflorestar, recuperar as matas ciliares e proteger o meio ambiente foi criada em 2009 a Ecooar Biodiversidade, que nasceu no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Garça, com o objetivo da restauração ecológica em Áreas de Preservação Permanente (APP).

De forma inovadora a Ecooar compensa, através do plantio de árvores, as emissões de gases tóxicos gerados por eventos, websites, produtos, empresas, escritórios e serviços, com auditoria pública on-line de cada árvore plantada, certificando essas ações por meio do Selo Verde Ecooar, ajudando a levar Educação Ambiental para crianças, jovens e adultos.

Ecooar, é mais do que plantar árvores

É possível transformar sonho em realidade, mudar costumes, encantar pessoas com atitudes ecológicas, dedicação e muito trabalho, onde cada pessoa tem seu papel decisivo no mundo em que vivemos.

Foto mostra nascente em destaque, com vegetação natural, em reflorestamento Ecooar
Nossas áreas são cuidadosamente escolhidas visando preservar nascentes

A Ecooar atua na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) da Mata Atlântica e demais biomas, conforme estudos específicos devidamente aprovados pelos órgãos ambientais competentes, onde cada árvore plantada retém CO² durante o seu crescimento, auxiliando na captura dos Gases de Efeito Estufa (GEE), na recuperação de nascentes e do meio ambiente.

A ajuda vem das árvores

Uma árvore, através da fotossíntese, faz trocas gasosas, retirando gás carbônico da atmosfera e convertendo-o em açúcar, consecutivamente liberando oxigênio para a atmosfera.

Foto mostra mulher agachada plantando árvore em área de reflorestamento Ecooar
Cada árvore é um indivíduo único, que capta CO², libera ar puro e atrai a biodiversidade

Sabe-se que a capacidade de absorção e fixação de carbono pelas árvores é função da espécie, da taxa de crescimento, da longevidade, do local, do clima e do período de rotação, entre outros. Em geral, fixam mais carbono as florestas secundárias e as plantações mais jovens.

Foto mostra área de reflorestamento com grandes árvores plantadas
Nossos bosques tem mais vida: áreas de reflorestamento Ecooar
transformam-se em florestas, atraindo e protegendo a fauna local

A madeira de uma árvore, genericamente, possui uma porcentagem de água que varia de 25% a 40% e da biomassa seca restante, o teor de carbono capturado é em média de 50%. Por isso é tão importante plantar árvores e compensar emissões. Entre o plantio e o crescimento inicial de uma árvore leva-se aproximadamente 3 anos. Dentro desse prazo, realizamos a capina do mato e a adubação com nutrientes para que a muda transforme-se em árvore e contribua com a proteção da fauna local.

Tecnologia e reflorestamento

A tecnologia utilizada pela Ecooar está trazendo de volta à vida áreas antes desmatadas, que levariam décadas para se restaurarem sozinhas.

Desenvolvemos uma plataforma inovadora, utilizando a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de GEE efetuadas no dia a dia, por pessoas e empresas, onde elas podem minimizar seus impactos, plantando árvores de qualquer lugar do planeta, em áreas previamente definidas, com eficiência e transparência.

Através de mapeamento realizado com drones e fotos de satélite, identificamos as necessidades do local, iniciamos o reflorestamento e aceleramos a restauração do bioma, onde cada árvore pode ser compartilhada.

Todas essas informações estão disponíveis através de QR Code, fortalecendo ainda mais o marketing verde com os consumidores, de maneira fácil, rápida e prática.

Leia tudo sobre Tecnologia

Educação e a natureza

Através do Programa Ecooar de Reflorestamento, pessoas e empresas recuperam áreas degradadas e contribuem com projetos educacionais, socioambientais, ajudando a proteger e a manter nascentes.

“A educação ambiental remonta aos primórdios da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com a criação, em 1948, da União Internacional para a Conservação da Natureza, hoje União Mundial para a Conservação, a primeira organização não governamental erigida para preservar os ambientes naturais.” – Ophelis de A. Françoso Jr.

Fotos mostram o radialista José Béttio e escola que leva seu nome, junto ao seu filho Homero Béttio
Saudoso José Béttio (a esquerda) que sempre defendeu a natureza e apoiou o projeto Ecooar;
Homero Béttio (a direita) em frente a Escola Ecooar de Educação Ambiental ‘José Béttio’,
na Fazenda Cascata, junto a alunos na aula inaugural

Visando fomentar a Educação Ambiental e mostrar os problemas do nosso Planeta, como a poluição, a devastação das matas e outros fatores que contribuem para o aquecimento global, realizamos ações educacionais por todo o Brasil através de nossos parceiros, como o CineSolar, e também visitas na Escola Ecooar de Educação Ambiental ‘José Béttio’, na fazenda Cascata, Garça/SP, que promove e amplia a educação ambiental, buscando a melhoria na qualidade de vida para crianças, jovens e adultos.

Homenagem

Inclusive o nome dado a escola é uma homenagem ao saudoso José Béttio, um dos maiores radialistas do Brasil, que incentivou, desde o início, a restauração da escola, que foi uma homenagem feita pelo seu filho Homero Béttio, um dos maiores empresários da música sertaneja do Brasil, responsável por descobrir inúmeros talentos, como Chitãozinho & Xororó.

Pessoas assistem a filme a noite em uma praça
Uma das sessões promovidas pelo CineSolar, que leva educação
e sustentabilidade para todo o Brasil

“Educar é melhorar a qualidade de vida da nossa casa, bairro e cidade, através da reciclagem de lixo, economia de água, plantio de árvores e, dessa forma, minimizar os impactos no Planeta.

Apresentar de forma direta que o ser humano é capaz e tem possibilidade de transformar e recuperar, de forma inteligente, o planeta em que vivemos é uma das atribuições da escola. Sendo assim, é através dos alunos, futuros multiplicadores, que se cria expectativas positivas para as próximas gerações.

Agregar valores ao ser humano, indistintamente, podendo contribuir com a melhoria do Planeta, é uma atitude concreta e positiva, onde todos nós só temos a ganhar.” – Maria José Carvalho Lecci

Revitalização

A Escola Ecooar de Educação Ambiental ‘José Béttio’ foi completamente revitalizada e recebeu alunos e professores das escolas da rede pública municipal para aulas de educação ambiental, semanalmente entre 2010 e 2019. O projeto recebeu mais de 6.000 alunos neste período.

Os visitantes, em contato direto com o campo, expandem seus sentidos (olfato, tato, visão e audição) percebendo a diversidade de espécies nativas da mata ciliar, a diferença de altitude, solo e temperatura local. Tudo isso contribui para a maior consciência ambiental do cidadão.

“Assim o objetivo é fomentar a consciência ecológica dos visitantes, onde cada vez mais pessoas adotem comportamentos e atitudes ambientalmente conscientes para preservar o meio ambiente. Desta forma, a sensibilização ambiental é uma ferramenta fundamental para a mudança de comportamento dos indivíduos e da coletividade em relação às questões ambientais.

No entanto, para mudança de atitudes necessitamos de educação, a qual proporcionará o pensamento crítico em relação à realidade ambiental e apresentará os meios da mudança que conduzam à melhor atitude, ao comportamento adequado perante o ambiente” – Érika Bicalho Buchignani
, Bióloga

Selo Verde Ecooar

Através da tecnologia você pode fazer parte de um movimento global que ajuda a transformar áreas degradadas em florestas.

As áreas de nossos parceiros são escolhidas cuidadosamente e os projetos adaptados a cada região, utilizando o melhor da tecnologia e apoiando produtores rurais e suas famílias. Tudo isso comprovado através do uso do Selo Verde Ecooar.

Representantes do Cine Solar e da Ecooar em frente a área de reflorestamento
Em 2015 foi iniciada a parceria entre Cine Solar e Ecooar através do plantio de mudas
para compensação das sessões e parceira com educação ambiental

Isso gera uma integração entre o cliente e seus colaboradores, fortalecendo o endomarketing e ampliando o entendimento de que a empresa se importa com o presente e o futuro deles e do meio ambiente.

É isso que estamos fazendo: demonstrando a responsabilidade socioambiental de nossos parceiros que protegem a vida, a água, a fauna, colaborando com as futuras gerações.

Vantagens

Foto mostra mão segurando uma caixa na frente de um parede com a marca Ecooar
O Selo Verde Ecooar é a opção perfeita para compensar emissões de CO2 de seus produtos

Conheça outras vantagens do uso do Selo Verde Ecooar.

– Agrega valor à sua marca
– Fortalece sua imagem junto ao consumidor
– Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade
– Refloresta áreas com auditoria on-line
– Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa
– Recupera ecossistemas e nascentes
– Amplia a responsabilidade socioambiental
– Melhora a qualidade de vida das pessoas
– Contribui com educação ambiental
– Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos

O resultado? Cliente satisfeitos, colaboradores motivados e pessoas melhores e mais conscientes.

Cases Ecooar

Quando criamos o Selo Verde Ecooar buscamos uma ferramenta que comprovasse e desse transparência a projetos de reflorestamento. Conheça alguns dos parceiros que fazem parte dessa ação.

Beauty Fair

Foto mostra pessoas na Feira de beleza Beauty Fair

A Beauty Fair é a maior feira de beleza das Américas. Desde 2015, a Ecooar trabalha em conjunto em ações socioambientais do evento com o projeto Beauty Fair + Sustentável, que realiza a reciclagem de todo o resíduo gerado durante o evento, além de ter feito a compensação voluntária de gases de efeito estufa através do plantio de árvores no Vale do Ribeira, intitulado pela UNESCO Patrimônio Histórico e Ambiental da Humanidade.

PPA

Foto mostra stand da PPA na exposec com logo da Ecooar

A PPA – Porta e Portões Automáticos é uma empresa com mais de 35 anos, que atua nos segmentos de automação de portões (sendo líder de mercado na América Latina), sistemas para automação de portas, cancelas automáticas, controle de acesso, alarmes, interfonia, CFTV e acessórios.

Com o plantio de árvores em área de preservação permanente, compensando parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE) emitidos pela empresa, ela utiliza o Selo Verde Ecooar nas embalagens de seus produtos e em feiras.

HURB – Hotel Urbano

Foto mostra placa em área de reflorestamento do Hotel Urbano

O Hurb – Hotel Urbano, agência de viagem online líder do Brasil, com mais de 20 milhões de viajantes cadastrados, decidiu incentivar que seus usuários compensem voluntariamente parte da sua pegada de carbono, através da Ecooar.

Rotary

Foto mostra área de reflorestamento Rotaract com placa de idenficacação

#Reflorestaract; o projeto surgiu pela primeira vez em outubro de 2015 em um dos clubes do Rotary do Distrito 4510. Desde a sua criação, ações de reflorestamento tem sido feitas, visando ajudar a comunidade e o meio ambiente principalmente com o apoio de voluntários, empresas locais e colaboradores.

Conheça muitos outros aqui.

Ecooar: Blog e mídias sociais

Estamos presentes nas principais redes sociais, levando conhecimento e boa informação através de diversos colaboradores para que os usuários tenham um conteúdo diferenciado e atual sobre sustentabilidade e meio ambiente, sempre ilustrado com fotos exclusivas.

Assine nosso blog e siga nossas redes:
Instagram | Facebook | Pinterest | Twitter | YouTube

Tecnologia Ecooar

A tecnologia aliada ao reflorestamento pode mudar a forma que pensamos, transformando e melhorando o ambiente em que vivemos.

Ao plantar uma árvore, os cuidados e a atenção para que aconteça o seu crescimento, desenvolvimento e preservação, precisam ser contínuos. E é isso que fazemos na Ecooar desde 2009, ajudando empresas, parceiros, clientes e amigos a se reconectem com o Planeta, através de ações de reflorestamento.

Hoje, toda e qualquer área merece atenção especial e deve ser preservada para as futuras gerações.

Você sabia que com pouco investimento você ou sua empresa podem ter uma área exclusiva e conquistar o Selo Verde Ecooar? Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta.

Acesse: www.ecooar.com
E-mail: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com


Informações pessoais adicionais:

Ophelis de A. Françoso Jr
Biólogo, mestre em Zoologia e doutor em Fisiologia pelo Instituto de Biociências da USP. Ex-bolsista Capes (Ministério da Educação) na Universidade da Califórnia Santa Bárbara. Ex-professor da Universidade Mackenzie, da Universidade de Garulhos, da Universidade Santo Amaro e da Fundação Instituto de Ensino para Osasco. Editor Executivo, autor de textos em diversas obras de Biologia para Ensino Médio e tradutor.


Maria José C. Lecci
Professora com formação em Pedagogia e Graduada pela UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) Marília, com ênfase em Administração e Supervisão Escolar


Érika Bicalho Buchignani – CRBIO 31932/01-D
Bióloga graduada pela Unesp de Rio Claro; Especialista em Licenciamento Ambiental; Coordenadora de Educação Ambiental do Município de Garça/SP


Texto: Alex Carvalho – Diretor de Marketing da Ecooar
Fotos: Fabio Lecci – Diretor Ecooar

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »