Arte mostra pessoas que participaram do documentário

Documentário compensado Inspire & Conte-me

Conheça o primeiro documentário compensado do Brasil com auditoria pública online da Ecooar que, a partir de histórias cotidianas, ajuda a inspirar pessoas e contar suas atitudes positivas

Qual a sua forma de encarar os desafios do dia a dia? Pelo ponto de vista de alguns brasileiros, a melhor maneira é fornecer soluções que possam motivar outras pessoas.

Essa é a formula que move o documentário Inspire & Conte-me, empenhado em mostrar histórias significativas e inspiradoras de pessoas reais, que possuem em comum a difícil tarefa de empreender, juntamente com o desejo de construir um mundo mais sustentável, diverso e inclusivo.

Quem está presente no documentário

É possível fazer a diferença e construir um mundo melhor? Através das histórias da Anna Beserra e do Anderson, do Irton Silva, do Eduardo Ávila, do Adalberto Almeida, do Gui Brammer, da Adélia Rodrigues, do Edson Leite, da Zélia e do Francisco Samonek, e por meio de suas atitudes e negócios sociais, ajudam a responder à pergunta que inspirou a produção do documentário.

Foto mostra pessoa que participou de documentário sentada em frente a vegetação
Documentário viajou pelo Brasil, mostrando seis histórias inspiradoras (Foto: Daniel Sigaki)

São histórias que promovem impacto social e ambiental, em comunidades tradicionais e periféricas de diferentes regiões do Brasil. Histórias que resgatam e valorizam saberes ancestrais e culturas.

Histórias que inspiram e transformam vidas

O Inspire & Conte-me, que surgiu em 2016, é um projeto que tem o propósito de inspirar o maior número de pessoas através de histórias que geram impactos positivos no mundo. Mais que um documentário, o Inspire & Conte-me é um movimento que promove Esperança, Otimismo, Colaboração e Cura, e que contribui para despertar o melhor em cada indivíduo.

Foto mostra Ingrid Queiroz diretora do documentário
Ingrid Queiroz, idealizadora do documentário: impactando positivamente o mundo através de histórias inspiradoras (Foto: Manuela Cavadas)

“Em 2016 produzi e dirigi a primeira série documental do projeto. De forma independente, contei histórias de empreendedores que estavam inovando e impactando positivamente o mundo”, conta Ingrid Queiroz – idealizadora e diretora do documentário.

O documentário Inspire & Conte-me foi produzido pela Inspire Narrativas e conta com apoio de diversas empresas e com o patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, com cerca de 62 mil colaboradores e possui mais de 260 unidades.

Conheça um pouco sobre cada uma dessas histórias inspiradoras.

‘Som que Transforma Vidas’, por Instituto Som de Pele

Foto mostra pessoas com tambores, que fazem parte do documentário
Griô desenvolveu metodologias específicas para incluir jovens surdos na música (Foto: Daniel Sigaki)

Com o propósito de incluir jovens surdos na música, o educador Irton Silva, conhecido como Batman Griô, idealizou o Instituto Som de Pele e o grupo Batuqueiros do Silêncio. Para as aulas de percussão, Griô desenvolveu metodologias específicas, capazes de traduzir as nuances do som em efeito visual, uma experiência musical que ultrapassa os limites do som.

‘Não é Lixo, é Matéria-Prima!’, por Boomera Ambipar

Boomera Ambipar: impedindo que toneladas de lixo cheguem no meio ambiente (Foto: Daniel Sigaki)

Por meio da economia circular e da conscientização do consumo sustentável, a Boomera Ambipar foi criada para dar nova vida aos resíduos que seriam descartados em aterros sanitários. Em parceria com mais de 8 mil cooperados, a instituição valoriza a logística reversa e transforma resíduos em produtos circulares, contribuindo para geração de renda de muitas pessoas, impedindo que mais de 130 mil toneladas de lixo poluíssem o meio ambiente.

‘Alimento que Transforma’, por Gastronomia Periférica

Foto mostra pessoas em uma cozinha, em frente a pratos com alimentos
Gastronomia Periférica: conscientização sobre aproveitamento total dos alimentos (Foto: Daniel Sigaki)

Em 2017 Edson Leite e Adélia Rodrigues criaram a Gastronomia Periférica, combinando ações de conscientização sobre o aproveitamento total dos alimentos, educação e desenvolvimento humano, oferecendo formação profissional gratuita para pessoas periféricas, a maioria mulheres pretas que enxergam o universo gastronômico como possibilidade de mudança de vida. O projeto alcança hoje 16 estados brasileiros.

‘Revolução Solar’, por Revolusolar

Foto mostra uma paisagem, com uma casa em primeiro plano com painéis solares e o mar ao fundo, uma das locações do documentário
Energia solar como alternativa energética é o diferencial da Revolusolar (Foto: Daniel Sigaki)

Através da experiência de lideranças comunitárias de favelas cariocas, na região central do Rio de Janeiro, a Revolusolar alia à evolução da energia solar com a alternativa energética sustentável. A organização sem fins lucrativos atua com foco em três eixos de desenvolvimento: educação e conscientização ambiental, formação profissional e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.

‘Água para Vidas Secas’, por SDW

Foto mostra mulher em frente a um filtro de água, mostrado no documentário
SDW transforma a vida de pessoas através de um filtro purificador de água (Foto: Manuela Cavadas)

Criada pela jovem baiana Anna Luisa Beserra, a SDW (Sustainable Development & Water for All) nasceu com o propósito de transformar a vida de milhares de pessoas que vivem sem acesso à água e saneamento. Uma das tecnologias utilizadas, batizada de Aqualuz, funciona como um filtro que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas predominantemente em áreas rurais.

‘Arte, Comunidade e Natureza’, por Seringô

Seringô, utilização de recursos naturais de forma racional (Foto: João Albuquerque)

A parceria do ecologista Francisco Samonek com o saber ancestral de indígenas e seringueiros da Amazônia, resultou na descoberta de uma mistura preciosa, produzida a partir do látex e de fibras vegetais. Sob a gestão da artesã Zélia Damasceno, o projeto oferece qualificação profissional e promove a inclusão socioprodutiva. A Seringô prova que é possível fazer uso de recursos naturais de forma racional, preservar a biodiversidade e manter a floresta em pé.

Primeiro documentário compensado

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do plano de ação global da Organização das Nações Unidas, às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), e com base nos impactos produzidos durante a realização do documentário, como captação das imagens, viagens e montagem, foram efetuados cálculos que possibilitaram a compensação das emissões produzidas pelo audiovisual.

Mitigação do documentário realizada através do plantio de árvores, preservando nascentes e a biodiversidade

Dessa forma o Inspire & Conte-me recebeu o Selo Verde Ecooar como o primeiro documentário brasileiro a realizar a compensação das emissões de CO2 da produção.

Para realizar a ação de mitigação a Ecooar identificou a importância de uma área de preservação permanente, local onde foram inseridas as árvores da compensação, visando a diminuição dos efeitos do aquecimento global, junto a nascentes na bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí, que beneficia direta e indiretamente cerca 62 municípios no interior do estado de São Paulo.

Exibição do documentário

A pré-estreia para convidados aconteceu no dia 07 de dezembro no Cine Marquise, Sala Globoplay, em São Paulo. Em uma noite cheia de surpresas, o público presente pode sentir um pouco da energia das pessoas que fizeram o documentário e trocar experiências de como é o dia a dia delas. Confira alguns registros dessa noite tão especial.

Indicações

O documentário, durante a sua trajetória, foi indicado a prêmios importantes, confira.

‘Inspire e Conte-me’ foi indicado ao Cannes Film Awards, em 2024
Foto mostra cartaz do Inspire & conte-me que passou no Cinemes Girona
Documentário é um dos destaques no festival Cinemes Girona, que acontece em Barcelona

Além disso, pensando na conscientização das pessoas, acerca das questões sociais e ambientais apresentadas no documentário, a Inspire oferece a oportunidade da exibição em cinedebates para escolas públicas e organizações sociais, para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Os temas abordados no documentário podem compor conteúdo educacionais e contribuir para o aprendizado, além de despertar e inspirar novos agentes de transformação no mundo.


Saiba mais:

https://inspireeconte.me

https://www.instagram.com/inspireeconte.me/

INSPIRE & CONTE-ME

Pré-estreia para convidados: 07/12/2022
Estreia para o público: a partir do dia 15/12/2022 – Gratuito
Inscrições no site http://inspireeconte.me/
Criação e direção de Ingrid Queiroz | Inspire Narrativas
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Atacadão
Apoio: Gestão Kairós, Parlare Marketing Cultural, Hand Talk, Ecooar, Tabas e Unibes Cultural
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil

Ficha Técnica:

Produção: Inspire Narrativas
Participação: Anna Luísa Beserra, Anderson Cerqueira, Irton Silva, Eduardo Avila, Adalberto de Almeida, Gui Brammer, Adélia Rodrigues, Edson Leite, Maria Zélia Damasceno e Francisco Samonek.
Música original: Agatha Liz com Produção Musical de Renato Neto
Direção de Fotografia: Dirso Barelli
Produção Executiva: Ingrid Queiroz
Som: Marcos Gatinho, Marcos Adles e Jeorge Martins
Edição e Câmera: Dirso Barelli e Guilherme Morais
Direção e Roteiro: Ingrid Queiroz


Você também pode ter as emissões do seu evento, audiovisual ou documentário compensados. Entre em contato agora mesmo!

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *