Skip to main content
Foto mostra uma área de pasto e uma área reflorestada, divididas por uma cerca, e uma pessoa ao fundo

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia mundial do meio ambiente foram realizadas ações para o plantio de árvores com o Hurb e a Ecooar. Vamos mudar o mundo juntos, pois tudo começa com uma semente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos no dia 5 de junho, visando aumentar a conscientização da população sobre os temas relacionados com a preservação ambiental.

Nos dias de hoje é fundamental que comunidades e indivíduos melhorem suas atitudes na utilização de recursos naturais, buscando reciclar e proteger o planeta, fazendo com que as pessoas despertem para a questão do desenvolvimento sustentável.

No Dia Mundial do Meio Ambiente você pode ajudar o planeta plantando árvores
Preservar as matas e as nascentes é essencial

Essa consciência teve início durante a Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU em 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, com o tema central ‘Ambiente Humano’, e reuniu 113 países e também organizações não governamentais com o intuito de discutir a degradação do meio ambiente e a preservação da biodiversidade.

E no Brasil?

No Brasil a iniciativa começou no ano de 1974 levando mais informações à população sobre a responsabilidade de cada um diante da natureza. De lá para cá muita coisa mudou, mas ainda há muito a ser feito para a preservação da natureza.

Devemos incentivar ações de conscientização ambiental dentro da sociedade e atacar os principais causadores da poluição, como o lixo acumulado em áreas indevidas e que é descartado de forma incorreta, algumas atividades agrícolas que agridem e poluem o lençol freático, indústrias e empresas públicas e privadas que liberam CO2 na atmosfera, além de outros impactos que afetam todo o ecossistema, principalmente hoje no dia mundial do meio ambiente.

Plástico no meio ambiente

O plástico é só um entre tantos outros problemas ambientais, mas é um dos mais graves. Uma simples garrada PET, feita de plástico, demora aproximadamente 400 anos para degradar. Imagine então o quanto de impacto geram nas mudanças climáticas um milhão de garrafas plásticas (quantidade comprada em apenas um minuto ao redor do mundo), e que não tem o descarte correto? Com toda certeza ocasiona uma perda enorme para a vida terrestre e marinha ao redor do globo.

Descartar o plástico corretamente faz toda a diferença

Através de atitudes simples, como reduzir o consumo de produtos que utilizam embalagens plásticas, usar sacolas retornáveis nos supermercados ou optar por produtos feitos com plásticos biodegradáveis já são um bom começo.

É aí que entra a Educação Ambiental que através de palestras, campanhas educativas, documentários e encontros, tem como objetivo despertar nas pessoas um sentimento de preservação do planeta.

Plante uma árvore hoje no dia mundial do meio ambiente

Quando falamos sobre plantar árvores, muitos benefícios estão envolvidos. Desde a compensação dos Gases de Efeito Estufa, a preservação de nascentes, trazendo mais água para todos e a manutenção e a proteção da biodiversidade local, essas simples atitudes geram muitos benefícios para todos!

No dia do meio ambiente ação de plantio de árvores foi realizada pelo Hurb e a Ecooar

Hoje em dia algumas empresas já dão importância ao desenvolvimento sustentável e decidiram compensar voluntariamente o impacto ambiental que suas atividades geram diariamente através da Ecooar, como a Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas e o Hurb – Hotel Urbano, a agência de viagem online líder do Brasil, com mais de 20 milhões de viajantes cadastrados.

Segundo o diretor de expansão da Ecooar, Fabio Lecci, engajar as empresas em ações de sustentabilidade ajuda na conscientização da sociedade:
“Ter atitudes e utilizar as nossas conexões para mudar o mundo em que vivemos, é realmente fantástico. Assim é muito importante ações inovadoras como essa realizada pela Hurb, que desperta a consciência ecológica em cada um, pois todos estamos conectados ao meio ambiente”, disse o diretor. Leia aqui a matéria do Ecommerce News sobre a ação.

Você pode fazer a sua parte

Mas o Dia Mundial do Meio Ambiente não termina hoje. Você pode continuar fazendo o bem começando pela sua casa, ajudando a reciclar os materiais, descartando corretamente o óleo utilizado na cozinha, economizando energia água e energia elétrica, entre outras atitudes.

Além disso pode expandir essa corrente do bem com outras pessoas formando grupos para limpeza de praias, plantio de árvores, organizando a coleta seletiva no bairro, fazendo palestras de conscientização, entre outras ações, que aumentam a importância do tema na sua comunidade.

Respeitar a natureza é respeitar a você mesmo

Agindo desta maneira, pensando de forma global, cada um de nós pode ajudar para que todos  desfrutem de um futuro mais seguro, mais próspero e mais consciente.

Texto: Alexandro Carvalho – Advogado, Designer Gráfico e Diretor de Marketing da Ecooar

Fotos: Fabio Lecci Merigue – Ambientalista e diretor da Ecooar

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »