Skip to main content
Saiba por que você precisa reduzir o uso de plásticos descartáveis agora mesmo

Descartáveis: você precisa reduzir o uso!

Ah, a praticidade dos produtos plásticos descartáveis… é só usar e jogar fora, não precisa lavar, é uma maravilha! Mas tem um problema: plásticos descartáveis são verdadeiras ameaças ao meio ambiente!

Surgimento do plástico

O plástico revolucionou nosso dia a dia! Já havia muitos estudos sobre substâncias que resultaram em plástico, mas o material só se tornou acessível a partir de 1907, quando o químico Leo Baekeland criou o primeiro plástico totalmente sintético. Depois disso, a evolução foi grande, surgiram PET (Polietileno Tereftalato), PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PVC (Policloreto de Vinila), PS (Poliestireno), entre outros. Este último é o material utilizado para produzir copos descartáveis.

Plásticos descartáveis

O plástico é uma substância bastante abundante – podemos encontrá-lo desde utensílios de cozinha até em peças de roupa – e, apesar disso ser tão comum, deve ser repensado. O plástico é o resíduo sólido menos reciclado no mundo; no Brasil a taxa de reciclagem é de apenas 20%, mas sua decomposição é extremamente longa.

Saiba por que você precisa reduzir o uso de plásticos descartáveis agora mesmo
No Brasil a taxa de reciclagem é de apenas 20%

Como as bactérias e fungos não possuem enzimas necessárias para degradar a substância, muitas vezes o material leva de 200 a 450 anos para se decompor. Já pensou quantos talheres descartáveis você já utilizou na vida? Passaram-se anos, você estudou, se formou, casou, teve filhos e eles ainda estão lá, atrapalhando as várias gerações.

Consciência ambiental

Todas as nossas atividades emitem gases poluentes, portanto, ter consciência dos danos que podemos causar ao Planeta com nossas práticas no dia a dia é o primeiro passo para reduzir os prejuízos ambientais.

Foto mostra canudos jogados na grama de forma incorreta
O descarte incorreto de canudos plásticos prejudica o meio ambiente

Você já parou para pensar na quantidade de resíduos produzidos através desse hábito de usar e descartar? Canudos, copos, pratos, talheres, bandejas, fraldas e tantos outros produtos descartáveis que utilizamos todos os dias, são jogados em locais inadequados, sem se dar conta do impacto negativo que isso causa à natureza. Ainda mais o plástico, que não possui uma taxa satisfatória de reciclagem.

Qual a solução para não usarmos descartáveis?

Sabemos que é difícil mudar um hábito ou se adaptar às mudanças, mas vamos pensar juntos? Você pode usar uma caneca ou um copo de vidro em seu trabalho toda vez que for tomar água, suco ou aquele cafezinho no meio da tarde. Também dá para carregar um copo na bolsa ou mochila. Devemos evitar ao máximo utilizar produtos de plásticos descartáveis.

Saiba por que você precisa reduzir o uso de plásticos descartáveis agora mesmo
Utilize copos de vidro no seu dia a dia

Inclusive no estado de São Paulo, a partir do dia 13 de julho, foi publicado no Diário Oficial que está proibido o uso de canudos de plástico em hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer tipo, entre outros estabelecimentos comerciais.

Uma excelente alternativa é o uso de canudos de papel reciclável, biodegradável ou material comestível.

Depois de ler esse texto, temos certeza que você vai utilizar o mesmo copo descartável durante toda a festa e isso já será uma contribuição importante, afinal, cada pequena atitude gera um grande resultado.

E aí, te convencemos da importância de evitar ao máximo a utilização de plásticos descartáveis? Aproveite e convide os amigos para darem uma olhadinha nesse post e também entenderem a importância do uso consciente deste material. Se você tiver mais dicas de como não utilizar plásticos descartáveis, deixe aqui nos comentários para que possamos disseminar esse conhecimento.

Continue acompanhando o blog e assine nossa newsletter para não perder os posts! Vamos aprender muito juntos e compartilhar conhecimento.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »