Skip to main content
Foto mostra area de reflorestamento com a placa da Covestro

Covestro mais sustentável

Logo Covestro

A Covestro é líder mundial na produção de polímeros, que são usados em diversas áreas e estão presentes no dia a dia das pessoas.

Atuando diretamente em alguns dos principais aspectos da vida moderna, trazendo inovações para o setor automotivo, construção, elétrico e eletrônico, madeira e mobiliário e esporte e lazer, a empresa busca também ser cada vez melhor na área ambiental.

Soluções Covestro

Hoje a sede brasileira da Covestro, que fica na cidade de São Paulo, possui cerca de 90 colaboradores.

Através de uma série de ações, a empresa busca soluções para diversos desafios encontrados, como ajudar a tornar os veículos mais leves para economizar combustível, criar e aprimorar tecnologias de isolamento para edifícios, reduzindo assim o consumo de energia, entre outras iniciativas.

Ações ambientais

A Covestro está totalmente comprometida em tornar a economia circular um modelo para um mundo verdadeiramente sustentável. A empresa lançou, em 2019, um programa estratégico a fim de ancorar a circularidade em todas as áreas da empresa de forma holística. Hoje, ele vem sendo implementado e suportado por objetivos concretos e mensuráveis. O foco concentra-se em quatro tópicos: matérias-primas alternativas, inovação em reciclagem, soluções em conjunto e energias renováveis.

Foto mostra banner onde pode-se ver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, apoiado pela Covestro
‘Be the Change’: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
contam com o apoio da Covestro

Dentre as ações realizadas pela Covestro pode ser destacada a participação da empresa na iniciativa Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite®. Muitas pessoas não sabem, mas as esponjas caseiras podem ser recicladas e, como muitas delas, são fabricadas a partir do poliuretano, esta ação é uma importante iniciativa de economia circular.

Outra mudança interna que vale a pena ser lembrada foi a completa eliminação do uso de garrafas e copos plásticos nos escritórios da Covestro – aconteceu a redução drástica do consumo anual de quase 12 mil garrafinhas plásticas em 2017 para zero em 2019.

Foto mostra ciclistas em frente ao rio Pinheiros em São Paulo
Ações como pedalar e trabalho voluntário estão presentes nas
atitudes dos colaboradores da empresa

Além disso, foi realizada em 2019, campanha interna em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação dos colaboradores que optaram por um passeio ciclístico, buscando saúde e bem estar, fazendo parte da ação ‘Be the Change’, incentivada pela ONU.

Covestro plantando árvores

Proteção da fauna e da flora. Certamente falar deste assunto é importante para trazer a conscientização não somente das ações realizadas pela empresa, mas também sobre a importância de ações individuais.
O engajamento dos colaboradores com este tema é sempre extremamente alto, tanto que desde 2018 um grupo interno – 100% voluntário – foi criado para trazer propostas de ações de sustentabilidade para a empresa.

Uma dessas propostas foi a ação realiza para a Semana do Meio Ambiente em 2019 com o plantio de árvores, fator que incentivou os funcionários a repensarem e terem atitudes mais sustentáveis. Acompanhe abaixo a evolução da área.

Realizada pela Ecooar Biodiversidade, aconteceu o plantio de 200 árvores visando a recuperação de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí, beneficiando 32 municípios em seu curso, além de reinserir a flora com mudas de árvores espécies nativas, atraindo e protegendo a fauna local.

O projeto contempla auditoria pública on-line e possui Selo Verde com QR Code exclusivo da área. Conheça aqui o local de reflorestamento.

Covestro e o desenvolvimento sustentável

A Covestro está totalmente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Veja aqui algumas destas ações que já está sendo realizadas:

Foto mostra detalhe de cartaz que mostra Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e Covestro
Covestro está totalmente alinhada aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

ODS 6 – A Covestro possui hoje 16 plantas produtivas que fazem o reuso de água, representando, em 2017, a reutilização de 3,7 milhões de toneladas de água;

ODS 14 – Como parte da Alliance to End Plastic Waste (AEPW), a Covestro também vem trabalhando para garantir que os resíduos plásticos não sejam descartados de forma descontrolada nos mares e oceanos.

Todas as outras ações podem ser verificadas no website da empresa.

Dessa forma a Covestro vai cumprindo da melhor forma, a sua visão: a de fazer do mundo um lugar melhor.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@gmail.com | ecooar@ecooar.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »