Foto mostra plantação de café com o texto Coocacer Araguari

Coocacer Araguari compensa seus eventos

Através de relacionamentos sustentáveis, a Coocacer Araguari apoia e valoriza os produtores, sempre buscando compensar seus eventos

A Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores criada em 1993 – membro da Região do Cerrado Mineiro – com objetivo de criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados.

Foto mostra fachada da Coocacer Araguari
Coocacer Araguari, valorizando os produtores e realizando eventos compensados

A cooperativa é parte integrante da Região do Cerrado Mineiro, uma produtora de cafés de alta qualidade, reconhecida com a denominação de Origem no Brasil, buscando apoiar e valorizar os produtores, o produto café e a sua origem, construindo e desenvolvendo através de um pensamento coletivo.

Como parte dessas ações, a Coocacer Araguari realiza eventos, que são compensados através da Ecooar. Conheça mais sobre essas ações.

2024

Evento ‘Elas no Café 2024’

Em março, a Coocacer Araguari promoveu o evento ‘Elas no Café 2024’ na Fazenda Florença, pertencente a Marilsa de Fátima Paternella. O evento reuniu mulheres empreendedoras do setor cafeeiro para debater temas como inovação e sustentabilidade.

Através de palestras, oficinas e networking, as participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências de sucesso e expandir seus contatos profissionais. ‘Elas no Café 2024’ ressaltou a importância do papel das mulheres no agronegócio e incentivou a participação feminina em todos os elos da cadeia produtiva. Saiba mais sobre a compensação deste evento clicando aqui.

Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação

O Fórum Café Sustentável reúne produtores rurais, representantes do agronegócio, imprensa e autoridades governamentais. A iniciativa tem como objetivo construir uma base sólida de educação para sustentabilidade, pautada nos eixos educacional, ambiental, social, econômico e governança. O evento destaca o Projeto Café Sustentável e propõe discussões sobre as ações necessárias para reduzir os impactos do aquecimento global e mudanças climáticas no setor. Saiba mais sobre a compensação deste evento clicando aqui.

Imagem mostra logo do evento Coocacer Araguari
Evento visa ações de preservação ambiental

O evento reforça seu compromisso em impulsionar práticas responsáveis, promovendo diálogo e colaboração entre diversas partes interessadas. A busca por soluções estratégicas visa garantir um futuro sustentável para a produção de café, alinhando-se à preservação ambiental global.

Inclusive a Britvic Brasil participa do evento de maneira sustentável, através do plantio de árvores de espécies nativas com a proteção da biodiversidade e a preservação de nascentes, capturando mais de 3,6 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE). Saiba mais sobre a compensação deste evento clicando aqui.

Foto mostra área de reflorestamento com a Britvic
A Britvic participa do evento e compensa emissões

A Britvic foi fundada na Inglaterra na metade do século 19, e é uma das maiores empresas de bebidas não alcoólicas do mundo. Possui unidades de negócio em países como Inglaterra, França e Irlanda, somando mais de 5.000 colaboradores. No ano de 2015, a Britvic iniciou sua operação no Brasil ao incorporar a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (EBBA), detentora há mais de 60 anos das marcas Maguary e Dafruta, formando, assim, a Britvic Ebba.

O Fórum será realizado em 29 de fevereiro, a partir das 8h, na cidade de Araguari e é promovido pelo Instituto Mineiro do Agronegócio Sustentável (IMAS) e a Coocacer. A programação conecta lideranças, produtores rurais e representantes do agronegócio brasileiro e foi lançado diretamente da COP 28, em dezembro de 2023, pelo Deputado Federal Zé Vitor.

2023

Elas no Café

Em março de 2023 foi iniciado na Coocacer com a estruturação do grupo Elas no Café. Motivada pela organização de mulheres na cafeicultura com a finalidade de abertura de espaços, integração e fortalecimento da atividade, a cooperativa fomentou a organização de cooperadas, esposas e filhas de cooperados, formalizando o grupo Elas no Café Coocacer.

O evento contou com a presença de cooperadas, esposas e filhas de cooperados, no grupo Elas no Café

Neste primeiro momento, o grupo formado por 108 cafeicultoras de Araguari e Indianópolis, contou com o apoio da Expocaccer, Sebrae, Sicoob Aracredi, ACIA e Prefeituras de Araguari e Indianópolis, empoderando as mulheres, compartilhando conhecimentos e auxiliando nas diretrizes para sucesso do grupo.

Arte divulgada durante o evento, comprovando as iniciativas da cooperativa

O planejamento estratégico conta com quatro frentes de trabalho, sendo o de Turismo e Cultura, Produtos, Treinamento e Capacitação, além de Comunicação e Eventos, organizados em grupos, tendo em vista proporcionar ações mais eficientes, promovendo excelentes resultados. Saiba mais sobre a compensação deste evento clicando aqui.

Abertura da Safra Mineira de Café

Ação inédita na cafeicultura mineira em junho deste ano, que integrou as regiões produtoras de café do estado e a cadeia produtiva para uma celebração singular, a Abertura da Safra Mineira de Café reuniu mais de 900 participantes na Coocacer, em Araguari, MG, e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais e do Ministro da Agricultura do Governo Federal.

Foto mostra evento da Coocacer Araguari com muitas pessoas sentadas
Abertura da Safra Mineira de Café contou com presença de muitos produtores – Foto: Bruno Vieira

A estrutura projetada e executada para o evento mostrou a força da cafeicultura e seu impacto nos setores em que está conectada, abrindo espaço para instituições financeiras, acadêmicas e de consumo, apresentarem seus trabalhos relacionados à atividade geradora de riqueza e oportunidades nos municípios em que está inserida. Saiba mais sobre a compensação deste evento clicando aqui.

Foto mostra personalidades de Minas Gerais no evento da Coocacer Araguari
Também estiveram presentes no evento Ludmila Falcão – Deputada Estadual/MG, Renato Carvalho – Prefeito de Araguari, Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura, Romeu Zema – Governador de Minas Gerais e Raul Belém – Deputado Estadual/MG – Foto: Coocacer Araguari

Noite da Singularidade

Tendo em vista premiar a conquista de boas colocações em concursos de qualidade e destacar a busca constante pela melhoria, a Coocacer Araguari realizou, no dia 11 de novembro, a Noite da Singularidade.

Foto mostra evento na Coocacer Araguari
Noite da Singularidade apresentou concursos de qualidade, premiações e destaques na sustentabilidade – Foto: Henrique Vieira

O tradicional evento que teve como destaque da noite a premiação da qualidade dos cafés de seus cooperados, também engloba premiações e destaques na sustentabilidade nas propriedades, o protagonismo feminino, bem como as inovações realizadas pelos membros da cadeia do café, começando no produtor e chegando até o consumidor. O evento mostrou os avanços coletivos e ao mesmo tempo, enalteceu a singularidade dos cafés dos cooperados.

Foto mostra evento na Coocacer Araguari
Evento contou com a participação de cafeicultores, enaltecendo a singularidade dos cafés dos cooperados – Foto: Henrique Vieira

De acordo com levantamento da cooperativa, em 2023 foram enviadas 168 amostras dos cafés de cooperados para os principais concursos de qualidade, algo que corresponde a 103 cafeicultores participantes. Saiba mais sobre a compensação deste evento clicando aqui.

Sustentabilidade da Coocacer Araguari

No ano de 2023, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Coocacer) de Araguari atinge um feito notável ao se tornar a primeira cooperativa da Região do Cerrado Mineiro a abastecer integralmente sua unidade com energia fotovoltaica.

Foto mostra telhado com placas solares
Coocacer Araguari fez a instalação de placas solares em sua sede

Este marco não apenas destaca o compromisso da cooperativa com práticas sustentáveis, mas também sinaliza uma iniciativa pioneira na adoção de fontes de energia limpa na região, reforçando a importância do setor agrícola na liderança de ações ambientalmente responsáveis. A Coocacer Araguari reafirma seu papel na vanguarda da inovação sustentável, marcando um exemplo para outras organizações na busca por soluções ecoeficientes.

Além disso, também em 2023, a Coocacer foi primeira entidade da Região do Cerrado Mineiro a conquistar os selos para seus eventos, contando com este importante reconhecimento.

Foto com a área de reflorestamento das árvores da Coocacer Araguari
Conheça a área de reflorestamento da Coocacer Araguari acessando o QR Code

A Sustentabilidade também é evidenciada em homenagens, projetos e novidades que foram apresentados durante as cerimônias da Coocacer Araguari neste ano. O Selo Verde Ecooar esteve constantemente presente junto aos eventos realizados, compensando as emissões de carbono através do plantio de árvores.

Esta iniciativa ressalta o papel fundamental da cooperativa no fomento de práticas responsáveis e na promoção de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente.


Confira outros destaques dos eventos da Coocacer Araguari.


Saiba mais:

Coocacer Araguari
MG 029, Km 01 • Distrito Industrial, Araguari – MG
Fone: (34) 3249 – 9300 • Whats Coocacer: (34) 98868 – 1333
contato@coocaceraraguari.com.br


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus contatos.

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *