Skip to main content
Foto mostra pegadas

Colaborador ‘mais verde’

O que as empresas buscam em um colaborador nos dias de hoje?

A palavra sustentabilidade está cada vez mais presentes no universo das empresas, seja por conta própria, uma vez que a sustentabilidade também promove a redução de custos, seja por pressão das pessoas, consumidores ou por exigências governamentais. E esta realidade hoje também está presente no mundo das Micro e Pequenas Empresas brasileiras.

Ao elaborar um novo produto, além de avaliar todos os impactos ambientais que vão existir para que ele se torne real, é analisado também todo o seu ciclo de vida, a confecção da embalagem, do consumo de energia, quais materiais de reposição serão utilizados, como é realizada a manutenção, passando pelo varejista, até finalmente chegar ao consumidor final.

Foto mostra caixas de papelão empilhadas por colaborador de empresa
Hoje em dia as empresas e colaboradores devem levar em conta
materiais mais sustentáveis na confecção de suas embalagens

Mudança de atitudes

Aliás, como no desenvolvimento de um produto, essa mentalidade também alcança os maiores responsáveis para que a sustentabilidade seja real dentro de uma empresa: seus colaboradores.

A consciência ambiental efetiva faz muita diferença na hora da contratação. O simples fato do candidato a vaga não enviar seu currículo impresso, enviando ele dentro de um envelope, já é um bom sinal. Ao utilizar um e-mail ou realizar sua inscrição no website da própria empresa já deixa claro ao contratante a sua maior consciência sobre sustentabilidade.

Uma boa opção é possuir um Currículo Verde, que mostra aos recrutadores que você é um profissional de hábitos sustentáveis e de boas atitudes.

Foto mostra lâmpada de led
Todos devem estar sempre atentos aos gastos com a energia elétrica

Colaborador ‘mais verde’

O colaborador ‘mais verde’ fica em evidência com ações simples, quando apaga a luz ao sair de salas e ambientes, melhora as estratégias de produção, de administração e logística, visando minimizar os gastos energéticos e financeiros. Essa mentalidade sustentável promove no curto e no longo prazo uma mudança de cultura interna e consequentemente da imagem externa da empresa.

Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário, dar preferência a aparelhos com sistemas que otimizam o fluxo de ar, estar atento e substituir as luzes tradicionais para as de ‘led’, deixar monitores e computadores ligados apenas quando estão sendo de fato utilizados, destinar produtos para empresas de reciclagem, manter as torneiras abertas o menor tempo possível.  Essas e outras ações que contribuem para a manutenção, economia de energia e consequentemente melhores resultados para a empresa, reduzem inúmeros gastos.

Foto mostra ar condicionado instalado
Ar condicionado: equipamento deve ser utilizado apenas quando necessário

Gestores que possuem essa mentalidade e empatia com meio ambiente compreendem a finitude dos recursos ambientais. Consequentemente trabalham para a redução e a otimização de métodos através de novas tecnologias, permitindo a comunicação entre pessoas e dispositivos, evitando, por exemplo, o deslocamento físico desnecessário.

Sendo um bom colaborador

Uma das maneiras de se destacar em uma empresa é compensar as pegadas de carbono através do plantio de árvores. Dessa forma, conectar-se com a natureza, é o caminho para a transformação de nós mesmos, do local onde trabalhamos e do mundo em que vivemos.

O colaborador ‘mais verde’, agindo dessa forma, passa a ser reconhecido de maneira positiva estando a frente daqueles que não possuem esse olhar e compromisso com o futuro, deixando clara sua preocupação com a empresa e também com o nosso planeta.


Luiz Guilherme Guimarães
Consultor de empresas e desenvolvimento de softwares ERP’s, contador e palestrante

Contato
Instagram


A Ecooar apoia todos os colaboradores que pensam e agem coletivamente, realizando boas atitudes para o bem de todos.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »