O que as empresas buscam em um colaborador nos dias de hoje?
A palavra sustentabilidade está cada vez mais presentes no universo das empresas, seja por conta própria, uma vez que a sustentabilidade também promove a redução de custos, seja por pressão das pessoas, consumidores ou por exigências governamentais. E esta realidade hoje também está presente no mundo das Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Ao elaborar um novo produto, além de avaliar todos os impactos ambientais que vão existir para que ele se torne real, é analisado também todo o seu ciclo de vida, a confecção da embalagem, do consumo de energia, quais materiais de reposição serão utilizados, como é realizada a manutenção, passando pelo varejista, até finalmente chegar ao consumidor final.

materiais mais sustentáveis na confecção de suas embalagens
Mudança de atitudes
Aliás, como no desenvolvimento de um produto, essa mentalidade também alcança os maiores responsáveis para que a sustentabilidade seja real dentro de uma empresa: seus colaboradores.
A consciência ambiental efetiva faz muita diferença na hora da contratação. O simples fato do candidato a vaga não enviar seu currículo impresso, enviando ele dentro de um envelope, já é um bom sinal. Ao utilizar um e-mail ou realizar sua inscrição no website da própria empresa já deixa claro ao contratante a sua maior consciência sobre sustentabilidade.
Uma boa opção é possuir um Currículo Verde, que mostra aos recrutadores que você é um profissional de hábitos sustentáveis e de boas atitudes.

Colaborador ‘mais verde’
O colaborador ‘mais verde’ fica em evidência com ações simples, quando apaga a luz ao sair de salas e ambientes, melhora as estratégias de produção, de administração e logística, visando minimizar os gastos energéticos e financeiros. Essa mentalidade sustentável promove no curto e no longo prazo uma mudança de cultura interna e consequentemente da imagem externa da empresa.
Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário, dar preferência a aparelhos com sistemas que otimizam o fluxo de ar, estar atento e substituir as luzes tradicionais para as de ‘led’, deixar monitores e computadores ligados apenas quando estão sendo de fato utilizados, destinar produtos para empresas de reciclagem, manter as torneiras abertas o menor tempo possível. Essas e outras ações que contribuem para a manutenção, economia de energia e consequentemente melhores resultados para a empresa, reduzem inúmeros gastos.

Gestores que possuem essa mentalidade e empatia com meio ambiente compreendem a finitude dos recursos ambientais. Consequentemente trabalham para a redução e a otimização de métodos através de novas tecnologias, permitindo a comunicação entre pessoas e dispositivos, evitando, por exemplo, o deslocamento físico desnecessário.
Sendo um bom colaborador
Uma das maneiras de se destacar em uma empresa é compensar as pegadas de carbono através do plantio de árvores. Dessa forma, conectar-se com a natureza, é o caminho para a transformação de nós mesmos, do local onde trabalhamos e do mundo em que vivemos.
O colaborador ‘mais verde’, agindo dessa forma, passa a ser reconhecido de maneira positiva estando a frente daqueles que não possuem esse olhar e compromisso com o futuro, deixando clara sua preocupação com a empresa e também com o nosso planeta.
Luiz Guilherme Guimarães
Consultor de empresas e desenvolvimento de softwares ERP’s, contador e palestrante
Contato
Instagram
A Ecooar apoia todos os colaboradores que pensam e agem coletivamente, realizando boas atitudes para o bem de todos.