Circuito Meta e CineSolar

O Circuito Meta possibilita que inúmeras pessoas tenham acesso a sessões gratuitas de filmes nacionais e a oficinemas, através do CineSolar

Cinema movido a energia solar: essa é a proposta do CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável do Sol, para a exibição de filmes, promovendo arte e sustentabilidade, através de oficinas e atividades lúdicas.

Foto mostra oficinema dentro da van do CineSolar do circuito Meta
As experiências são realizadas com o auxílio das placas solares, que fornece energia limpa

Desde julho de 2013, o projeto CineSolar já realizou mais de 1.300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas.

A 6ª Edição do CineSolar acontece em 2022, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizada pela Brazucah Produções, por meio do Ministério do Turismo com patrocínio da Meta.  O Circuito Meta apoiará, até o final do ano, 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.

Arte mostra ações a serem realizadas pelo CineSolar no circuito Meta

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Sempre com entrada gratuita, as sessões proporcionam ao público conhecerem a estação móvel do CineSolar que distribui conhecimento, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, com muitas atrações para toda a família. Agora com o Circuito Meta.

Circuito Meta

A Meta uniu todos os seus aplicativos sob um único princípio: conectar cada vez mais pessoas, ajudando a dar o próximo passo em direção a evolução da tecnologia social.  Aplicativos como o Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp ajudaram ainda mais a empoderar bilhões de pessoas em todo o mundo.

Foto mostra crianças em frente a van do CineSolar
Um dos objetivos do Circuito Meta é conectar cada vez mais pessoas, em direção a evolução da tecnologia social

Agora, através do Circuito Meta, a empresa procura criar cada vez mais experiências imersivas, ajudando projetos, como o CineSolar, a viajar por várias regiões do país, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Oficinema

Através do Circuito Meta, o CineSolar realizará diversas oficinas onde serão abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução, educação ambiental e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Foto mostra grupo de crianças segurando folheto de boas atitudes e qualidade de vida
O projeto promove novas experiências para crianças, jovens e adultos

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática que dialoga de forma lúdica com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario.

Além disso, a IBM contribuirá com mais 50 sessões, em 18 municípios brasileiros, levando ainda mais conhecimento, tecnologia e muita ciência para crianças, jovens e adultos, durante as exibições.

O projeto promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz) e também realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar, através do plantio de árvores, formando florestas em áreas de preservação permanente, protegendo nascente e a biodiversidade.


Saiba mais:
Facebook
Instagram

Atendimento à imprensa – CineSolar
Benu Comunicação
Fernanda Martins – (16) 99331-9036
fernanda@benucomunicacao.com.br

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *