O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, será montado no Bosque Municipal em Garça (SP), com evento gratuito no sábado (01/04), a partir das 19h

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Garça (SP) com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio da IBM e apoio da Ecooar Biodiversidade e da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Rio 2”, no sábado (01/04), a partir das 19h, no Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Em 2023, o CineSolar comemorará seu décimo aniversário. Este projeto tem a capacidade de transformar espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou aproximadamente 1870 sessões, exibindo 180 filmes. Além disso, foram realizadas 576 oficinas que impactaram 284 mil pessoas de quase 600 cidades, pertencentes a 23 estados e ao Distrito Federal. O CineSolar já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país, tendo como objetivo democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente as nacionais. O projeto também tem como finalidade promover práticas e ações sustentáveis, inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
A estação móvel CineSolar
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel, uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.
Compensando emissões
O CineSolar, em parceria com a Ecooar Biodiversidade – plataforma de mitigação de carbono com sede em Garça e que conta com auditoria pública on-line e signatária do Pacto Global da ONU -, já plantou mais de 300 árvores nativas, realizando a compensação de carbono das sessões que realiza por todo o Brasil.

Em 2023, uma árvore será plantada a cada 10 sessões de cinema solar realizadas. A APP (Área de Preservação Permanente) do CineSolar fica num manancial localizado numa fazenda em Garça.

“Acreditamos que cada ser vivo, cada planta, cada animal, tem um papel importante na natureza e que devemos respeitar e cuidar deles. Por isso, trabalhamos incansavelmente para promover a conservação ambiental, incentivando a sustentabilidade em todas as áreas. Todos têm o direito de viver em um mundo melhor e mais justo, e é nosso papel encontrar soluções que beneficiem tanto o meio ambiente, quanto as comunidades locais”, diz Alex Carvalho, CMO da Ecooar Biodiversidade.

UNESCO e os ODS
Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

“Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.
A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM e apoio da Ecooar Biodiversidade e da Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro, presencial ou on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Garça aconteceu com integrantes do Grupo de Escoteiros Santo Antônio, no Bosque Municipal “Dr. Belírio Guimarães Brandão”, no sábado (01/04), das 15h30 às 17h30.

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, completa Cynthia Alario.

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube. Veja algumas fotos da sessão de cinema no Bosque de Garça.

Programação CineSolar
- Sessões de Cinema • Garça/SP
- Data: Sábado (01/04)
- Horários:
- 19h – 1ª sessão: curtas-metragens:
- ‘De Onde Vêm os Dragões?’ – Direção: Grace Luzzi – 10 min
- ‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 min
- ‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 min
- ‘Os Segredos do Rio Grande’ – Direção: Analúcia Godoi – Espírito Santo – Duração: 5 minutos – ‘As aventuras de Pety’ – Diretora: Anahi Borges – São Paulo – Duração: 14 minutos – Animação
- 20h – 2ª sessão: filme ‘Rio 2’
- Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
- Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
- Local: Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão – Rua Vital Soares, s/n – Willians – Garça/SP
- Local em caso de chuva: Pavilhão Coberto da Feira Livre – Rua Armando Sales de Oliveira, 546 Vila Rebelo
Saiba mais:
CineSolar nas redes
Instagram
Facebook
YouTube
Atendimento
Benu Comunicação
Fernanda Martins – (16) 99331-9036
fernanda@benucomunicacao.com.br
Quer saber mais sobre ações de certificação de eventos? Entre em contato com nossa equipe através de nossos e-mails ecooar@ecooar.com, ecooar@gmail.com ou WhatsApp abaixo.