Foto mostra área com árvores e logos do CineSolar, IBM e Ecooar

CineSolar: educação ambiental e sustentabilidade

O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, será montado no Bosque Municipal em Garça (SP), com evento gratuito no sábado (01/04), a partir das 19h

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Garça (SP) com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio da IBM e apoio da Ecooar Biodiversidade e da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Rio 2”, no sábado (01/04), a partir das 19h, no Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Foto mostra furgão do CineSolar, com uma pessoa no teto
O CineSolar já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país

Em 2023, o CineSolar comemorará seu décimo aniversário. Este projeto tem a capacidade de transformar espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou aproximadamente 1870 sessões, exibindo 180 filmes. Além disso, foram realizadas 576 oficinas que impactaram 284 mil pessoas de quase 600 cidades, pertencentes a 23 estados e ao Distrito Federal. O CineSolar já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país, tendo como objetivo democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente as nacionais. O projeto também tem como finalidade promover práticas e ações sustentáveis, inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

A estação móvel CineSolar

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Foto mostra duas crianças interagindo com estação do CineSolar
Oficinas promovem a sensibilização e a conscientização das crianças

O furgão é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel, uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

Compensando emissões

O CineSolar, em parceria com a Ecooar Biodiversidade – plataforma de mitigação de carbono com sede em Garça e que conta com auditoria pública on-line e signatária do Pacto Global da ONU -, já plantou mais de 300 árvores nativas, realizando a compensação de carbono das sessões que realiza por todo o Brasil.

Foto mostra integrantes do CineSolar e da Ecooar em área de reflorestamento
Cynthia Alario (esquerda), Paulo Perez (direita) do CineSolar e Alex Carvalho (ao centro) Ecooar, em visita a área de reflorestamento do cine

Em 2023, uma árvore será plantada a cada 10 sessões de cinema solar realizadas. A APP (Área de Preservação Permanente) do CineSolar fica num manancial localizado numa fazenda em Garça.

Área de reflorestamento CineSolar
Paulo Perez, diretor de arte do CineSolar, observa um Guapuruvú, na área de compensação

“Acreditamos que cada ser vivo, cada planta, cada animal, tem um papel importante na natureza e que devemos respeitar e cuidar deles. Por isso, trabalhamos incansavelmente para promover a conservação ambiental, incentivando a sustentabilidade em todas as áreas. Todos têm o direito de viver em um mundo melhor e mais justo, e é nosso papel encontrar soluções que beneficiem tanto o meio ambiente, quanto as comunidades locais”, diz Alex Carvalho, CMO da Ecooar Biodiversidade.

Foto mostra área de reflorestamento
Área de reflorestamento e compensação das emissões de CO2e do CineSolar

UNESCO e os ODS

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

Imagem mostra os ODS da ONU
Difusão dos ODS são fundamentais para a proteção do planeta

“Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM e apoio da Ecooar Biodiversidade e da Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. 

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro, presencial ou on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Garça aconteceu com integrantes do Grupo de Escoteiros Santo Antônio, no Bosque Municipal “Dr. Belírio Guimarães Brandão”, no sábado (01/04), das 15h30 às 17h30.      

Foto mostra crianças sentadas em forma circular em torno de uma professora durante aula do CineSolar
Atividades realizadas com o Grupo de Escoteiros Santo Antônio aconteceu no Bosque da cidade

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, completa Cynthia Alario.

Arte mostra frame do filme 'Rio 2' em sessão do CineSolar
O filme ‘Rio 2’ é uma das atrações do evento

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube. Veja algumas fotos da sessão de cinema no Bosque de Garça.

Foto mostra pessoas sentadas com as mãos levantadas em sessão do CineSolar
A sessão de cinema, que aconteceu no Bosque da cidade de Garça, foi um grande sucesso. Na foto, ao centro, da esquerda para a direita Érika Buchignani, Bióloga do SAMA, Cynthia Alario do CineSolar e Alex Carvalho, CMO da Ecooar Biodiversidade (Foto: Lucas Rosendo)

Programação CineSolar

  • Sessões de Cinema • Garça/SP
  • Data: Sábado (01/04)
  • Horários:
  • 19h – 1ª sessão: curtas-metragens:
  • ‘De Onde Vêm os Dragões?’ – Direção: Grace Luzzi – 10 min
  • ‘O Gigante’ – Direção:  Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 min
  • ‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 min
  • ‘Os Segredos do Rio Grande’ – Direção: Analúcia Godoi – Espírito Santo – Duração: 5 minutos – ‘As aventuras de Pety’ – Diretora: Anahi Borges – São Paulo – Duração: 14 minutos – Animação
  • 20h – 2ª sessão: filme ‘Rio 2’
  • Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
  • Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
  • Local: Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão – Rua Vital Soares, s/n – Willians – Garça/SP
  • Local em caso de chuva: Pavilhão Coberto da Feira Livre – Rua Armando Sales de Oliveira, 546 Vila Rebelo

Saiba mais:

CineSolar nas redes
Instagram
Facebook
YouTube

Atendimento

Benu Comunicação
Fernanda Martins – (16) 99331-9036
fernanda@benucomunicacao.com.br


Quer saber mais sobre ações de certificação de eventos? Entre em contato com nossa equipe através de nossos e-mails ecooar@ecooar.com, ecooar@gmail.com ou WhatsApp abaixo.

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *