Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Um dos maiores eventos da cafeicultura global, realizado pelo Cecafé, é compensado através do plantio de árvores

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) obteve o “Selo Verde” da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade por neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante o 9º Coffee Dinner & Summit, que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo. A ação faz parte do compromisso da entidade com a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar.
Coffee Dinner & Summit Cecafé
Fundado em 1999, o Cecafé representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade socioambiental.

A cada dois anos, o Cecafé promove o Coffee Dinner & Summit, que se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, aproximadamente, mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial. Através deste evento, players do agronegócio e apaixonados pelo café fortalecem ainda mais a cadeia produtiva. Seu objetivo é possibilitar a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e proporcionar networking entre os participantes.

Cecafé sai na frente e compensa evento
“O tema do nosso evento é ‘Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG’, portanto, nada mais lógico do que alinharmos nossas iniciativas de governança socioambiental com o assunto a ser tratado e, principalmente, entregar isso em forma de exemplo prático, fomentando o reflorestamento, contribuindo para a mitigação do aquecimento global e demonstrando o engajamento do Cecafé e de seus associados com o respeito ao meio ambiente e pessoas, visando à construção de um planeta melhor às futuras gerações”, comenta Marcos Matos, diretor-geral da entidade.

A entidade fomenta o reflorestamento e contribui para a mitigação do aquecimento global, compensando 2,5 toneladas de GEE do evento, através do plantio de árvores nativas na Fazenda Santa Emília, produtora de café, localizada na cidade de Garça, interior do estado de São Paulo. O plantio de árvores no local beneficia cerca de um milhão de pessoas, contribuindo com a preservação de nascentes, que desaguam no Rio Paraná.

O evento teve a cobertura do portal Notícias Agrícolas que é, atualmente, um dos mais importantes meios de comunicação do agronegócio brasileiro. Saiba mais sobre o evento neste link.
Certificação
O Selo Verde, obtido pelo Cecafé, possui QR Code exclusivo, que direciona para informações sobre o local onde foi realizado o reflorestamento, assim como a quantidade e as variedades de árvores plantadas (confira aqui), permitindo uma auditoria pública on-line, de qualquer lugar do planeta.

Signatária do Pacto Global da ONU, a Ecooar desenvolve projetos e auditorias de emissões de GEE, certificação de preservação de florestas e corredores ecológicos, análise de processos de mitigação do aquecimento global e divulgação de ações sustentáveis para ampliação da Educação Ambiental, unindo pessoas, empresas, organizações e serviços, a fim de preservar e proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, certificando essas ações através do Selo Verde Ecooar.
ODS e ESG
A gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Conselho, Silvia Pizzol, recorda que essa ação também vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial no que se refere a: Educação de Qualidade (04); Ação contra as mudanças climáticas (13); Vida na água (14); e Vida terrestre (15).
“Continuaremos engajados em trabalhar para o planeta ser cada vez mais respeitoso aos critérios ESG, externando que a cafeicultura brasileira permanecerá na vanguarda de quantidade, qualidade e, principalmente, sustentabilidade”, conclui.

São iniciativas como essa que favorecem o fortalecimento da cadeia produtiva do café, fomentando o desenvolvimento do setor, permitindo que ideias inovadoras surjam e que novas parcerias sejam estabelecidas. Dessa forma, o evento contribui para a expansão do mercado cafeeiro e para a consolidação do Brasil como o principal produtor e exportador de café do mundo.

Sobre o Cecafé
Website – Instagram – Linkedin
Contatos para imprensa
Paulo André Kawasaki
Gestor de Comunicação do Cecafé
pauloandre@cecafe.com.br
Leia mais: Selo Verde Ecooar: a melhor solução!