Foto mostra mulher plantando um árvore

Cartola Editora: literatura e sustentabilidade

Ler é uma maneira fantástica de viajar pelo mundo e pelo universo, sentado em um ônibus ou no conforto do seu lar. E quem proporciona as passagens para essas viagens merece toda nossa admiração. Uma delas é a Cartola Editora

Foto mostra Contos de Fadas Sombrios da Cartola Editora

A Cartola Editora foi criada em maio de 2018, na cidade de São Paulo, focada em autores nacionais, oferecendo uma oportunidade para que o escritor iniciante, ou até mesmo experiente, possa publicar sua obra em papel e em formato digital. O objetivo da editora é a democratização da literatura nacional, disseminando cultura através de bons livros, transitando por vários gêneros, como ficção, não ficção, infantil e poesia, tudo isso com valores acessíveis. Para a Cartola, livros não são apenas produtos, mas uma manifestação artística que precisa encontrar o seu leitor e admirador.

Autores são prestigiados pela Cartola Editora

A empresa acredita ser possível reduzir desigualdades sociais por meio da democratização do acesso à leitura, promovendo mudanças culturais profundas, principalmente na infância, estimulando a autoconfiança e a autonomia na formação de pensamento.

Foto mostra livro Uma estrela Vermelha da Cartola Editora

Apostando na solidariedade como agente transformador para o desenvolvimento humano, a editora busca uma sociedade melhor para todos. Por isso a Cartola Editora sabe do valor de seus concursos literários, que têm por objetivo a inserção de autores, antes desconhecidos, na literatura nacional, motivando-os a criar histórias incríveis e memoráveis.

“A valorização do autor nacional é mais que a nossa missão, é a nossa responsabilidade social”, comenta Janaína Storfe, Diretoria de Novos Negócios e Sustentabilidade da Cartola.

Em benefício do Planeta

Sempre alinhados à agenda 2030 da ONU, as atividades da editora visam mitigar o impacto ambiental. Por isso os contratos são 100% digitais, evitando o desperdício de papel e otimizando o tempo das partes envolvidas. A empresa trabalha arduamente para o desenvolvimento de novas maneiras de interagir com o livro, como a impressão sob demanda, trazendo saúde financeira e evitando o desperdício de recursos naturais. Inclusive todas as obras possuírem versões digitais.

Foto mostra capa do livro Benignus da Cartola Editora

Com atuação sempre próxima às atividades de seus fornecedores, a empresa opta por aqueles que seguem as melhores práticas de responsabilidade ambiental, e que preferencialmente utilizem papéis de florestas plantadas e renováveis. Além disso, no escritório acontece também a separação de todo o lixo para reciclagem.

“Estamos atentos ao planeta, às pessoas e às melhores práticas para preservar o meio ambiente”, enfatiza Janaína.

Cartola Editora com Selo Verde

Mas a Cartola quis ir além dessas atitudes. Desde 2020, através da Ecooar Biodiversidade, foram realizadas parte das compensações de gases de efeito estufa (GEE) gerados pela confecção dos livros, através do plantio de árvores de espécie nativas, em área de preservação permanente da Mata Atlântica.

O reflorestamento da Cartola Editora contribuiu para a proteção da Bacia Aguapeí, ajudando a proteger nascentes e a biodiversidade

As árvores também contribuem realizando a evapotranspiração devolvendo a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor, um fenômeno conhecido como ‘rios voadores’.

Área de reflorestamento possui inúmeras espécies nativas brasileiras

Ao utilizar o Selo Verde Ecooar a Cartola Editora demonstra que é parceira do meio ambiente de forma efetiva, reconectando-se com a terra e atuando pelos ESG (environmental, social and governance) com o objetivo de seguir melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio.

Foto mostra Selo Verde Ecooar na contra capa de um livro

“O planeta Terra é a nossa casa, por isso o amamos e respeitamos, sabemos que ‘não há um planeta dois’ e nem um ‘lado de fora’, cuidar da Terra é nossa responsabilidade e nossa paixão!”, finaliza Janaína.


Janaina Storfe
Diretoria de Novos Negócios e Sustentabilidade


Saiba mais:
Website Editora

Website Livraria
Campanha Catarse

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta