Carnaval: dicas para transformar uma das festas mais populares e animadas do Brasil, com atitudes verdes e sustentáveis. Confira!
Quando chega a época do carnaval no Brasil, muitas pessoas saem em busca de diversão com seus amigos. Toda essa festa remonta do século XVII, em Pernambuco onde aconteceram os primeiros cortejos, com cantigas da época. Já no ano de 1890, surgiu a primeira marcha carnavalesca, “Ô Abre Alas!” de Chiquinha Gonzaga, que animava os festejos no Rio de Janeiro, onde foliões iam fantasiados com máscaras inspiradas nos bailes de Paris.

De lá para cá muita coisa mudou e curtir essa festa popular em blocos ou mesmo sozinho está cada vez mais sustentável.
Inteligência Artificial: tornando o carnaval mais sustentável
A inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta importante para tornar o carnaval mais sustentável, reduzindo o desperdício e a poluição, além de melhorar a eficiência energética e aumentar a conscientização ambiental.
Uma maneira pela qual a IA pode ajudar é através do uso de sistemas de monitoramento ambiental. Esses sistemas podem ser usados para monitorar a qualidade do ar, a poluição sonora, a quantidade de resíduos gerados e a eficiência energética das instalações do carnaval. Com essas informações, os organizadores podem implementar medidas para reduzir a poluição e o desperdício, como o uso de materiais biodegradáveis, o controle de ruído e a utilização de energia renovável.

A inteligência também pode ser usada para gerenciar melhor o tráfego de veículos e pessoas durante o carnaval, reduzindo o tempo de espera e congestionamentos. Isso pode ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar.
Além disso, ela pode ser usada para desenvolver campanhas de conscientização ambiental. Através do uso de chatbots e outras tecnologias de IA, os organizadores podem criar um diálogo com os foliões sobre a importância da sustentabilidade e incentivar a adoção de comportamentos mais sustentáveis, como o uso de copos reutilizáveis e a separação correta dos resíduos.
Por fim, a IA também pode ser usada para aprimorar a segurança durante o carnaval. Com a análise de dados e o uso de tecnologias de reconhecimento facial e de identificação de padrões, é possível identificar e prevenir atividades ilegais, como o tráfico de drogas e a violência.
Boas atitudes, para curtir um ótimo carnaval
A seguir conheça atitudes que, se compartilhadas, podem gerar menos lixo, evitar a poluição da água e do ar, agredindo menos o meio ambiente. Confira essas dicas.
Recicle sua fantasia de carnaval
Se você é daquelas pessoas que tem um guarda roupa com fantasias de outras festas ou roupas antigas, fica fácil customizar uma nova para o carnaval. Basta usar sua criatividade e unir várias peças diferentes. Isso agora possui o nome de upcycling, que incentiva a mistura de roupas e estilos, tudo em nome da diversão. Busque também em brechós aquele adereço que faltava para dar um toque final a sua fantasia.
Confete sustentável
Hoje em dia os confetes utilizados no carnaval já são feitos a partir de papel reciclado, o que não impede de poluírem o meio ambiente, ao caírem em bueiros e serem levados para dentro dos rios, causando entupimentos e enchentes.

Prefira fazer os seus próprios confetes. Como? Muito fácil, recolha folhas secas das árvores em frente da sua casa ou de uma praça próxima, utilize um furador de papel e comece a criar seu próprio confete. Você pode usar folhas de tons diferentes, preferencialmente as secas. Desta forma você curte a festa e ajuda o meio ambiente.
Crie seu glitter natural
Para divertir-se com muita cor fuja do glitter industrializado, pois ele é micro plástico colorido, que após o seu banho, vai para esgoto e depois para os rios e mares, contaminando peixes e plantas aquáticas, que em última instância podem voltar para nossa mesa.
Prefira o glitter sustentável, que além de barato, protege o meio ambiente. Utilize um pouco de corante natural, como o extraído do Urucum, ou corante para alimentos, pingue em um potinho contendo alguma base natural, como gel de babosa ou óleo de coco, deixe secar e pronto. É só se divertir sem peso na consciência.
Leia: Carnaval mais sustentável
Que tal ir de lata no carnaval?
Quando for consumir a sua bebida dê preferência para os produtos em lata, que além de ser mais prática, não necessita de outros acessórios, como canudos. Além disso o alumínio é 100% reciclável.

Uma das ações que existem é o ‘Vá De Lata‘ que criou o movimento que incentiva o uso do consumo de bebidas em lata, beneficiando diretamente os catadores, gerando renda para eles e suas famílias.
Segundo a ONU, o mundo enfrentará um déficit de 40% no abastecimento de água potável em 2030. Uma das ações, por exemplo, é realizada pela Ambev, que reverte 100% do lucro das vendas da sua água AMA, para projetos sociais, que levam água potável para lugares que não possuem acesso.
Além disso o projeto auxilia na construção de poços, na distribuição de filtros e na revitalização de sistemas de água que já existem.
Carnaval coletivo
Participe das festas usando o transporte coletivo, aplicativos ou combine caronas com amigos e conhecidos, pois além de ser mais barato, causa menos impactos ao meio ambiente, gerando menos emissões de gases do efeito estufa, o conhecido CO².

Copo reutilizável
Uma outra solução é você preferir um copo feito a partir de plástico ecológico, utilizando ele várias vezes durante a folia. Pode ser o ‘Meu Copo Eco’ com a ‘função de substituir o descartável, ajudando a criar uma nova cultura de consumo que é acessível a todos’.
A Ambev, que utiliza o slogan ‘Juntos por um Mundo Melhor’, já anunciou a busca pela eliminação e substituição do plástico desnecessário até o ano de 2025, por embalagens feitas com 100% de material reciclado.
Blocos sustentáveis
Quando for se divertir dê preferência aos blocos que pensam no coletivo. Um bom exemplo disso é o Galo da Madrugada, que este ano utilizará sobras de jeans e dará preferência a artistas locais, evitando gasto com deslocamento, gerando menos poluição de GEE. Além desse, o bloco Sargento Pimenta não utilizará materiais impressos, que contribuem para poluir as ruas.
E lembre-se: hidrate-se sempre, respeite as pessoas, as diferenças de pensamentos e gêneros, entenda que não é não, proteja a natureza e bom carnaval.
A Ecooar apoia ações sustentáveis. Quer compensar seu evento ou produto e ter um Selo Verde?
Entre em contato via WhatsApp:
Informações: meucopoeco.com.br | hypeness.com.br | gazetadopovo.com.br