O plástico é uma das invenções mais fantásticas do ser humano, mas também uma das que tem potencial mais destrutivo. E durante o carnaval, não percebemos isso, pois ao descartarmos incorretamente, na natureza, garrafas, canudos e embalagens plásticas, essas passam por um processo de quebra mecânica realizada pela chuva, pelos ventos e pelas ondas do mar, fazendo com que o produto se fragmente em pequenas partículas plásticas que transformam-se no microplástico.
O microplástico, por conta de seu tamanho, é praticamente impossível de ser recolhido e por isso são responsáveis por mais de 80% do plástico encontrado na natureza. Em rios, lagos e mares, o plástico mata os animais como peixes, tartarugas e outros seres, que os ingerem confundindo com comida.
Reciclar é preciso
Uma opção é utilizar fantasias e adereços feitos com materiais recicláveis ou reutilizáveis, como tecidos orgânicos, papelão, papel reciclado, entre outros. É possível fazer fantasias criativas e divertidas com esses materiais, além de economizar dinheiro e reduzir o impacto ambiental.

Além disso, é importante descartar corretamente os resíduos gerados durante a festa, separando o lixo orgânico do reciclável. Se estiver em um bloco de rua, por exemplo, leve uma sacola para recolher o lixo e procure os pontos de coleta seletiva.
Brilho ecológico no carnaval
O glitter e a purpurina são usados em larga escala durante o carnaval e, logo após a festa, durante o banho, as partículas usadas para embelezar os foliões, escorrem pelos canos e se juntam a milhões de toneladas de plástico que são lançadas nos oceanos, que não se decompõem em menos de 400 anos. São extremamente danosos para a cadeia alimentar, pois podem ser engolidos desde os menores seres até os grandes predadores.
A solução então é parar de usar brilho durante o carnaval e outras comemorações? Não, pois já existem soluções ecológicas para que a festa continue a empolgar crianças e adultos durante essas ocasiões. Confira algumas marcas:

Pura Bioglitter no carnaval
Uma das marcas pioneiras na produção de glíter orgânico no Brasil, foi criada em 2017 pela carioca Frances Sansão. Feito à base de algas marinhas e mica através de um processo artesanal, é ideal para a diversão, onde cada lote possui tons únicos!
Glitra Bio
A marca oferece quatro cores de purpurina ecológica, feitas com base em folhas de celulose, que recebem a impressão metalizada e ganham óleos especiais para hidratar a pele. Parte do lucro com a venda dos produtos é revertida para projetos que ajudam a causa dos oceanos.
Frutas: folia sustentável
Também é possível optar por produtos de origem sustentável durante a alimentação, como frutas, verduras e legumes orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. Evite produtos industrializados e embalagens descartáveis, optando por alimentos frescos e naturais.
Leia: Carnaval mais verde
Canudo amigo do meio ambiente também no carnaval
E na hora de refrescar-se, todo o cuidado é pouco. Ao tomar água, suco ou refrigerante muitas pessoas utilizam o famigerado canudo de plástico, que em média é descartado cinco minutos depois de usado, o que gera um impacto enorme de lixo para o planeta diariamente, representando cerca de 4% de todo lixo depositado nos oceanos por ano.
A solução? Utilize canudos de papel.

O canudo de papel biodegradável substitui o de plástico (Foto: Fulpel)
Fulpel
Uma das alternativas é utilizar produtos da Fulpel, que é uma fabricante de embalagens pioneira na produção do bio copo, feito de material biodegradável, e também do canudo de papel.
O canudo de papel está de acordo com um futuro mais sustentável, evitando mais esse impacto ao meio ambiente.
Independentemente dos materiais e da época do ano, devemos sempre descartar corretamente os itens utilizados no nosso dia a dia.
Selo Verde Ecooar
Através da tecnologia você pode fazer parte de um movimento global que ajuda a transformar áreas degradadas em florestas.
Pessoas e empresas participam criando locais que reúnem experiências únicas e fazem toda a diferença no mundo em que vivemos, compensando parte de suas emissões de Gases de Efeito Estufa, sejam elas eventos, produtos, websites e outras, compartilhando essa ação com fornecedores e colaboradores, recebendo o Selo Verde Ecooar e o certificado de compensação com a localização exata da área reflorestada.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.
E-mail: ecooar@ecooar.com | ecooar@gmail.com