O Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira, chega à sua segunda edição celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas da literatura brasileira
Entre os dias 31 de outubro a 6 de novembro de 2022, acontece, na cidade de Itabira/MG, um dos maiores festivais literários do Brasil, o Flitabira, que foi compensado através do plantio de árvores, em parceria com a Cartola Editora.
Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e a parceria institucional com o Sesc-SP, tendo em foco a unidade CPF Sesc – Centro de Pesquisa e Formação, o evento irá render homenagens a várias formas de arte e cultura, durante os dias do festival.

A programação será apresentada em dois formatos: presencial – em uma montagem na Praça do Centenário na cidade – e digital – pelas redes sociais, através das plataformas YouTube, Instagram e Facebook. O Flitabira tem o apoio da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – FCCDA.
Flitabira, de Minas para o mundo
O Festival acontece em comemoração aos 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. Por isso às homenagens ocorrem de 31 de outubro (dia do seu nascimento) e seguem até o 6 de novembro, na rua da “Casa de Drummond”, onde foi montada uma imensa livraria, contando também com praça de alimentação e um palco um palco onde vão se alternar atrações do Vijazz Blues Festival, além de diversas atrações durante o Festival.

Além disso, haverá exposições, lançamentos de livros, autógrafos, debates, apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, entre muitas outras atividades.
Carlos Drummond de Andrade em destaque

O Flitabira acontece em diversos formatos, com debates presenciais, nas salas de aula, nas praças, nos parques, nas escolas – da educação básica às universidades –, em museus, galerias e na periferia da cidade.

A partir do dia 31 de outubro, vários eventos acontecem simultaneamente, como a “Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond”, com transmissão simultânea pelas redes do Flitabira e do CPF Sesc, com leituras ao vivo e pré-gravadas de poesias e contos do conhecido poeta, que possui mais de 60 obras nos mais diferentes formatos e estilos, como crônicas, antologias, textos infantis e em prosa.

No dia 3 de novembro, quinta-feira, às 21 horas, acontecerá outra homenagem ao Poeta, com leitura de textos feita pelo ator Thiago Lacerda, com as presenças de Pedro Drummond, Adriano Fagundes e o editor da Record, Rodrigo Lacerda.


Atração internacional

Além das atrações que fazem parte do ViJazz & Blues Festival, a programação musical do 2.º Flitabira conta com apresentação internacional de Camille Bertault. Cantora, autora, compositora e intérprete, ela é formada em piano clássico pela Escola Francesa de Música e também estudou canto e teatro.

Nascida em Paris, Camille é apontada como um dos grandes talentos modernos do jazz, lançou seu primeiro álbum, “En vie”, em 2016, pela gravadora nova-iorquina Sunnyside Records. Após sua turnê mundial, lançou seu terceiro álbum, “Le tigre, na Sony, em 2020. Seu mais recente álbum é o “Playground”, de 2022.
Exposições
Além da programação de leituras e debates sobre Carlos Drummond de Andrade, acontece ainda três exposições no Flitabira: “Vasto Mundo”, “Muros Invisíveis” e “A Máquina do Poeta”.
“Vasto Mundo” reúne textos de Carlos Drummond de Andrade, selecionados por seu neto, Pedro Drummond, com às fotos do brasileiro radicado em Lisboa, Adriano Fagundes, nos mais diversos países, em cartaz no foyer da FCCDA.


“Muros Invisíveis” apresenta 42 retratos de moradores da cidade, clicados pelo fotógrafo Yury Oliveira. As fotos, expandidas em painéis de 3 metros de altura, estão expostas na Praça Dr. Acrísio Alvarenga, mostrando a exuberância da produção afro-empreendedora do município.

“A Máquina do Poeta” consiste na exibição das pranchas originais do premiado livro “A máquina do poeta”, do artista plástico, escritor e ilustrador Nelson Cruz. Em uma cortesia do Festival, 100 livros autografados serão distribuídos para professores e estudantes das escolas de Itabira.

Compensação do evento que festeja Carlos Drummond de Andrade
Além disso, esta edição de 120 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade do Flitabira conta com o Selo Verde da Ecooar Biodiversidade, que realizou a compensação dos GEE (Gases de Efeito Estufa) emitidos na produção do evento, através do plantio de árvores. Conheça a ação.

A Ecooar Biodiversidade é uma plataforma que utiliza a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de GEE geradas por empresas e, desse modo, fazer a compensação de eventos, empresas e redes sociais. A iniciativa tem o propósito de diminuir os efeitos do aquecimento global.

Essa ação de mitigação foi realizada com o apoio da Cartola Editora, criada em maio de 2018, na cidade de São Paulo, focada em autores nacionais, oferecendo uma oportunidade para que o escritor iniciante, ou até mesmo experiente, possa publicar sua obra em papel e em formato digital, promovendo conhecimento e desenvolvimento educacional, cultural e civilizacional.
Eventos culturais são muito importantes, ainda mais quando compensados. Essa ação auxilia na divulgação da sustentabilidade para visitantes e envolvidos, ampliando o sentimento de estar colaborando com a preservação da natureza.
Saiba mais:
2º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
Festival conta com a curadoria do jornalista Afonso Borges, dos escritores Antônio Carlos Secchin, Tom Farias e do artista visual Pedro Drummond. A curadoria local, por sua vez, foi feita por Sandra Duarte e Rafael de Sá.
31 de outubro a 6 de novembro
Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades online nas redes do Festival (@flitabira)
Mais informações no website www.flitabira.com.br / Imprensa: imprensa@flitabira.com.br