Skip to main content
Foto mostra cão tomando banho

Cão: entenda o seu melhor amigo

Cão: o melhor amigo do homem! Você já deve ter escutado esta frase milhares de vezes. O mais importante é entender que esse companheiro pode ser, sim, o seu melhor amigo, desde que você consiga entender como ele vive, suas limitações e o que ele sente. Lembre-se que ele é um ser vivo e deve ser respeitado acima de tudo, para mantê-lo sempre saudável ao seu lado.

Os cães sentem a necessidade de passear e preferem áreas arborizadas, fazendo com que tenhamos um maior contato com a natureza.

Eles também auxiliam pessoas que possuem deficiências motoras, mentais ou depressão. A chamada terapia assistida por animais (TAA), muito comum nos Estados Unidos e Europa, no Brasil é mais conhecida como ‘pet-terapia’ e é utilizada como método alternativo durante o tratamento.

Além disso são animais tão queridos que tem até dia próprio. O National Dog Day, que é comemorado todo 26 de agosto no Canadá, também foi adotado por outros países, como o Brasil. Inclusive esses incríveis seres tem até um canal de televisão só para eles: o Dog TV. É a primeira rede de televisão feita especificamente para atrair, estimular e relaxar os cães.

Foto mostra três imagens onde cada cão é de uma raça
Maria, Pereira e Joaquim: não importa a raça, cães são sempre fiéis companheiros

Você já ganhou um ‘‘beijo’’ do seu cão? Creio que sim, pois todas as vezes que ele lambe, significa que ele está beijando você. Conheça outras linguagens corporais e saiba que isso é parte importante da convivência com o seu pet. Veja como interpretar algumas delas:

– Quando o cão dorme de barriga para cima, significa que ele confia em você e está sentindo-se seguro no local onde vive;

– Quando seu cão deitar com a barriga para baixo, encostando-se em uma superfície fresca ou quando ele cavar um buraco, não fique bravo, isso significa apenas que ele está com muito calor;

– Quando ele arrepia os pelos, geralmente significa que ele está com medo. Essa situação exige muita atenção, pois ele pode sentir-se acuado, podendo fugir ou até mesmo atacar;

Quando seu pet sai para passear, seu passatempo preferido é cheirar, porque o cão possui um olfato muito aguçado, sendo 44 vezes maior do que o do ser humano;

– Quando o cão come grama, um dos motivos é para adicionar fibra à sua dieta, melhorando a sua digestão ou até mesmo para regurgitar um alimento indigesto.

Você sabia?

Existem estudos que comprovam que os cães enxergam e ouvem melhor que nós. Saiba que a maioria dos cães são capazes de distinguir ultrassons e pequenos ruídos, que não são percebidos pelos humanos.

Em relação as cores, o que acontece é que eles veem em menor quantidade. Por exemplo: ao brincar com o seu cão ao ar livre, com algum objeto colorido, saiba que ele distingue melhor as cores azuis e violeta, do que laranja, do vermelho ou do amarelo. Mesmo assim eles enxergam 10 vezes mais que as pessoas.

É por isso que um cão guia pode auxiliar muito uma pessoa com deficiência visual em seu dia a dia, acompanhando elas em seus passeios, em suas atividades, ajudando a atravessar a rua, protegendo, alertando sobre perigos, sendo um bom companheiro. O Golden retriever e o Labrador geralmente são as raças preferidas.

Cão Border collie brinca em um gramado de praça em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos
A raça Border collie adora brincadeiras ao ar livre.
Foto tirada pela Ecooar em Huntington Park, São Francisco, Califórnia.

Outras raças muito inteligentes, que aprendem comandos com extrema rapidez, são:

– Border Collie: considerada a raça mais inteligente, gosta muito de trabalhar no campo, adora brincadeiras ao ar livre e é muito utilizado em competições de Agility. Por ser muito ativo, não é uma raça indicada para pequenas residências ou apartamentos, o que pode deixar o cão estressado.  

– Poodle: de origem francesa, é um dos cães que aprende com extrema facilidade, sendo um ótimo companheiro para seus donos.

– Pastor Alemão: como é um ótimo farejador, é muito utilizado por polícias do mundo todo no combate ao tráfico, sendo excelente para guardar residências e empresas. Por ser muito inteligente, ele é fiel, gosta de crianças e também pode ser utilizado como guia de pessoas com deficiência visual.

A idade do seu cão

Cada raça possui inúmeros fatores que podem impactar nesta conta, pois podem ser pequenas ou grandes, além do local onde vivem, se são bem cuidados, se são alimentados corretamente, entre outras situações. Em média, as de pequeno porte vivem mais.

Veja na tabela abaixo uma estimativa das idades do cão comparado com o ser humano. 

Imagem mostra tabela de idade comparativa entre cães e humanos
Aqui podemos ver uma comparação com a idade média de cães com os seres humanos;
mas esses dados podem variar devido a espécie e ao porte do animal

Compromisso com seu cão

Ao trazer um cão adulto ou filhote para nossa casa, temos que levar em conta se teremos condições de cuidar e dar todos os tratos necessários a ele, que criará um importante vínculo com os integrantes da família.

Foto mostra dois cães da raça Pastor Alemão
Passear com seu cão é fundamental para que ele tenha uma vida mais feliz e saudável

Ele deve ter água fresca em abundância, alimentação balanceada e muito carinho. Se possível prefira uma alimentação natural para seu cão, consultando seu veterinário para que ele crie uma dieta balanceada que contenha produtos naturais, sem muito processamento, de acordo com a rotina do seu pet.

Foto mostra pessoa e um cão, perto de um riacho
Carlos Eduardo, Bombeiro Civil, fica sempre atento ao passear com a cachorra Mel

Você deve sempre ter um tempo para passear com seu cão, preferindo locais arborizados e frescos, evitando os horários mais quentes do dia, que podem causar queimaduras em suas patas. Os cães urinam em postes ou árvores pois é a melhor forma de demarcar seu território, quando fazem o seu passeio diário. Além disso, ao cheirar o local onde outro cão demarcou ele sabe se quem passou por ali era uma fêmea, filhote ou macho. Lembre-se de levar um saco para recolher as fezes do seu cão.

O cuidado também passa pela importante etapa da vacinação contra doenças que podem ser fatais como parvovirose, cinomose, raiva entre outras. Você deve sempre procurar um veterinário para a melhor orientação sobre essas e outras questões, visando o melhor para o seu cão. 

Foto mostra cães abandonados se alimentando
Abandonar animais é crime; procure ONGs de proteção de animais
em sua cidade, adote e faça sua parte

Lembrando que o abandono e maus tratos a animais é crime, com detenção de 3 meses a 1 ano e multa, legitimado pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono.

Mas o abandono de cães não existe apenas no Brasil. Nos Estados Unidos também isso ocorre. Uma das associações que cuida de animais, a 4 Luv of Dog Rescue, teve uma ideia genial, apoiada pelo cervejaria Fargo Brewing Company, de Dakota do Norte: já que os abrigos estão sempre lotados, foram estampadas nas latinhas de cerveja a foto de alguns cães que precisam de um novo lar.

Foto mostra latas de cerveja com fotos de cães estampadas e dois cães abaixo para adoção
Latas de cerveja ajudam a encontrar um novo lar para cães (Foto: Fargo Instragram)

Inclusive, adotar um animal que está em um abrigo faz bem para ele e também para a pessoa, que passa a ter a companhia de um fiel amigo. E uma boa notícia durante a quarentena de 2020: o abrigo de cães de Palm Beach, o “Palm Beach County Animal Care and Control“, conseguiu com que todos os animais fossem adotados, uma bela companhia para as pessoas. Confira o vídeo emocionante, onde veterinários e colaboradores comemoram o momento:

Devemos respeitar todas as necessidades emocionais e físicas, adotando um cão que se encaixe no ambiente, entendo que esse compromisso será para toda a sua vida.


Texto: Alexandro Carvalho – Diretor de Marketing da Ecooar

Fotos: Fabio Lecci Merigue – Ambientalista e diretor da Ecooar


Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »