Skip to main content
Foto mostra locomotiva antiga em frente a Prefeitura de Blumenau

Blumenau é sustentável? Descubra!

“Ich love Blumenau”. A frase pode ganhar mais sentido após conhecer essa bela cidade do sul do Brasil, com uma população de praticamente 360 mil habitantes, localizada a 160 quilômetros da capital do estado, Florianópolis. A Ecooar esteve recentemente por lá e pôde conferir esse trabalho de perto.

Em bom alemão, o letreiro que quer dizer “Eu amo Blumenau”, está localizado bem em frente ao prédio da prefeitura da cidade, que fica às margens do Rio Itajaí-açu. Inaugurado no ano 1982, foi construído no estilo enxaimel (Fachwerk), inspirado nas antigas casas do período colonial, ficando todo enfeitado durante os meses de novembro e dezembro com luzes natalinas.

Foto mostra Prefeitura de Blumenau
Prefeitura Municipal de Blumenau foi construída em 1982 no estilo Fachwerk

Para ornamentar ainda mais a Prefeitura e fazer a festa dos turistas que visitam a cidade, existe até uma Maria Fumaça, que foi feita na Alemanha, apelidada de Macuca, responsável até o começo do século XX, pelo transporte de passageiros e cargas entre as cidades de Blumenau e Indaial.

Blumenau e o Junho Verde

Mas não é apenas de histórias que Blumenau vive, ela busca também ser cada vez mais sustentável.

A cidade possui atualmente cerca de 97 km de ciclovias, com o objetivo de alcançar 120 km até o final de 2019, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o que resulta em qualidade de vida para a população e seus visitantes, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Blumenau também tem um mês inteiro destinado para ampliar a consciência ecológica: o Junho Verde. Durante o período acontecem diversas ações direcionadas a questões de preservação e educação ambiental, com o engajamento do poder público, empresas privadas e entidades ligadas ao terceiro setor.

Tudo isso começou em maio de 2016 após a criação da lei ordinária 8.288, com a supervisão da Diretoria de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FAEMA e apoio do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local – GTEAL.

Foto mostra abelha em flor
Abelhas e a sua importância foi tema de um dos projetos do Junho Verde em Blumenau

Durante todo o mês de junho deste ano aconteceram várias intervenções como o plantio de árvores, palestras sobre a arborização urbana, eventos como o projeto Jardim de Mel, que mostrou as diferenças entre abelhas com e sem ferrão, com informações de como elas auxiliam na proteção das espécies de árvores e flores, a produção de mel e sua importância e também o projeto ‘O mundo dos girassóis’ onde cada criança da Creche III da cidade plantou sementes de girassóis, para acompanharem da germinação ao crescimento dessa bela flor.

Agenda 2030

No estado de Santa Catarina, durante o mês de setembro, acontece a Semana Municipal do Desenvolvimento Sustentável, que faz parte do Movimento Nacional pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que contempla mais de 100 eventos, com a participação de sete comitês regionais, presentes em Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí e Joinville.

Foto mostra rua XV de Novembro, na cidade de Blumenau, onde mostra árvores e lojas com pessoas caminhando
Calçadão XV de Novembro, centro de Blumenau: caminhar melhora a qualidade de vida

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) buscam ser alcançados pela Agenda 2030. Dentre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, sendo 17 objetivos no total, conheça eles abaixo:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Esses objetivos são fundamentais para um mundo melhor e mais justo.

Oktoberfest consciente Blumenau

Durante 2019 aconteceu a 36ª edição da Oktoberfest, a mais conhecida festa de Blumenau, no Parque Vila Germânica, com a presença de 576 mil pessoas. Uma ação chamou a atenção de todos: o descarte de copos plásticos para a confecção de bancos e mesas que serão utilizados em escolas da cidade.

Foto mostra Parque Vila Germânica em Blumenau, com pessoas durante a Oktoberfest
Parque Vila Germânica durante a Oktoberfest de 2019: ação sustentável
como a coleta de copos plásticos foi destaque

Através da empresa Carbo Brasil, em parceira com o Samae de Blumenau, serão produzidas peças a partir da mistura do plástico dos copos com sobras de tecidos. Inclusive o volume arrecadado neste ano durante a Oktoberfest foi de 3,6 toneladas de copos plásticos. Em 2018, primeiro ano do projeto Oktober Consciente, muitos dos móveis foram doados ao projeto Horta Solidária.

Essa ação impacta positivamente a vida da comunidade, mostrando os resultados positivos da destinação correta deste grande vilão, o plástico.

Evento mais sustentável

Hoje em dia os consumidores buscam eventos que optam pelo desenvolvimento sustentável e entendem a responsabilidade que possuem diante da conservação da natureza.

Foto mostra pavilhão cheio de pessoas durante a Oktoberfest
Eventos que se preocupam com o meio ambiente estão cada vez mais frequentes

Ter um Selo Verde é a solução perfeita para ajudar a preservar a biodiversidade, pois o Programa de Compensação Ambiental Ecooar é uma plataforma inovadora com auditoria pública on-line de compensação voluntária de gases de efeito estufa (GEE), onde você pode plantar árvores e compartilhar essa ação com colaboradores e clientes.

Dessa forma, com pouco investimento, entidades e empresas melhoram sua imagem, valorizam seus produtos e aumentam as suas vendas, atraindo consumidores mais conscientes. É fácil, rápido e prático!

Veja algumas das vantagens ao utilizar o Selo Verde Ecooar:

• Agrega valor à sua marca

• Fortalece sua imagem junto ao consumidor

• Colaboradores mais engajados com a sustentabilidade

• Refloresta áreas com auditoria on-line

• Neutraliza as emissões de Gases de Efeito Estufa

• Recupera ecossistemas e nascentes

• Amplia a responsabilidade socioambiental

• Melhora a qualidade de vida das pessoas

• Contribui com educação ambiental

• Certifica empresas, produtos, websites, feiras e eventos

Clique aqui e tenha certeza que está fazendo o melhor para você, para sua empresa e para o planeta.


Texto e fotos: Alexandro Carvalho – Advogado, Designer Gráfico e Diretor de Marketing da Ecooar

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »