Avestando é um programa voltado para o ecoturismo e observação de aves
Um dos maiores nomes observação de aves (birdwatching) do Brasil, Guto Carvalho, esteve no dia 6 de dezembro na cidade de Garça/SP apresentando o seminário “Perspectivas do Turismo de Observação de Aves”. Ele é profissional de comunicação e é o criador e organizador do AvistarBrasil – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, um dos maiores eventos da América Latina relacionado ao tema.

Durante a palestra foram apresentadas informações sobre a observação de pássaros no Brasil e no exterior, do turismo relacionado ao tema e perspectivas regionais. Durante a mesa redonda foi lançado o programa AVESTANDO, junto com os participantes, um mapeamento das potencialidades da observação em Garça e na região.

Seminário e exposição ‘Aves do Brasil’
O seminário foi uma iniciativa da Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, de Cultura, de Comunicação e contou com o patrocínio das empresas Deusa Alimentos, Express, Datrel Periféricos, Fish Fácil, Fulltime, Henlau e PPA, e apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Ecooar Biodiversidade.

Estiveram presentes representantes da administração municipal, secretários e diretores envolvidos no evento. O público também foi formado por representantes do Conselho Municipal de Turismo, por formadores de opinião, autoridades e técnicos das prefeituras de municípios vizinhos

da atividade de observação de aves
Também foi aberta a exposição itinerante “Aves do Brasil – Região Turística Alto Cafezal”, composta por fotografias, registradas em Garça e região, pelo garcense, professor doutor da Unesp, Diogo Sartori, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). A exposição permanecerá por todo o mês de dezembro na Biblioteca Municipal, em janeiro será instalada no Bosque Municipal “Dr. Belírio Guimarães Brandão” e em fevereiro, na Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos”, na cidade de Garça/SP.
Avestando visitou Caetetus
No dia 7, o grupo foi conhecer na prática a observação de aves durante passeio técnico pelo bosque municipal, que contou com a presença do repórter Fernando Garcia e divulgação da TV Record. Clique aqui e assista a reportagem completa.
Logo após o grupo foi recebido pelo gestor Nelson Antônio Gallo da Estação Ecológica dos Caetetus, localizada entre os municípios de Gália e Alvinlândia, Rodovia SP 331, km 186, local que guarda um dos últimos remanescentes de mata atlântica do interior, ideal para avistamento de pássaros e que é uma das maiores áreas contínuas de floresta Estacional Semidecidual do estado de São Paulo.

Durante o passeio pela trilha da Estação Ecológica dos Caetetus foram avistadas várias espécies, confira todas nestes links do eBird: AQUI e AQUI.
Se quiser saber um pouco mais sobre quais foram avistadas, separamos algumas delas na lista abaixo, com informações retiradas do WikiAves:
Canário-do-mato
Choró-boi
Juruva
Borralhara
Tangará
O aumento sobre o tema veio com o AVESTANDO – OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS um segmento do ecoturismo em desenvolvimento no município de Garça/SP, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Nesta página (LINK) serão postadas fotos e informações para os observadores para que seja incentivada a conservação da natureza, a troca de informações, conhecimentos e experiências, como objetivo da preservação das aves e do meio ambiente.

O plantio de árvores ajuda na preservação dos pássaros
A Ecooar incentiva essa ideia, pois quando plantamos árvores estamos contribuindo diretamente com os elementos da biodiversidade, reduzindo a temperatura local, impactando positivamente no meio ambiente e atraindo mais pássaros.

Um exemplo é a Aroeira pimenteira, árvore comum em beira de rios, córregos e em várzeas úmidas; cresce também em terrenos secos e pobres. Floresce principalmente durante os meses de setembro a janeiro e frutifica entre janeiro e julho; espécie amplamente disseminada de forma zoocórica, principalmente por aves.