Skip to main content
Foto mostra pessoas caminhando em meio mata

Avestando, observando aves

Avestando é um programa voltado para o ecoturismo e observação de aves

Um dos maiores nomes observação de aves (birdwatching) do Brasil, Guto Carvalho, esteve no dia 6 de dezembro na cidade de Garça/SP apresentando o seminário “Perspectivas do Turismo de Observação de Aves”. Ele é profissional de comunicação e é o criador e organizador do AvistarBrasil – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, um dos maiores eventos da América Latina relacionado ao tema.

Foto mostra exposição fotográfica 'Observação de Aves' (birdwatching) feitas por Diogo Sartori
Exposição ‘Aves do Brasil’ foi inaugurada antes do início do Seminário

Durante a palestra foram apresentadas informações sobre a observação de pássaros no Brasil e no exterior, do turismo relacionado ao tema e perspectivas regionais. Durante a mesa redonda foi lançado o programa AVESTANDO, junto com os participantes, um mapeamento das potencialidades da observação em Garça e na região.

Foto mostra ave Savacu em parque Oriental localizado na cidade de Garça/SP
A observação de aves pode ser realizada em parques e praças das cidades; essa em particular foi fotografada no Jardim Oriental de Garça/SP e é denominada Savacu (Foto: Alex Lecci)

Seminário e exposição ‘Aves do Brasil’

O seminário foi uma iniciativa da Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, de Cultura, de Comunicação e contou com o patrocínio das empresas Deusa Alimentos, Express, Datrel Periféricos, Fish Fácil, Fulltime, Henlau e PPA, e apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Ecooar Biodiversidade.

Foto mostra sacolas e bloco de notas que foram doados durante o evento Avestando
Durante o seminário foram distribuídos materiais de apoio 

Estiveram presentes representantes da administração municipal, secretários e diretores envolvidos no evento. O público também foi formado por representantes do Conselho Municipal de Turismo, por formadores de opinião, autoridades e técnicos das prefeituras de municípios vizinhos

Foto mostra Diogo Sartori concedendo entrevista para Fernando Garcia da TV Record em meio a mata
Diogo Sartori explica para Fernando Garcia (TV Record) quais os benefícios
da atividade de observação de aves

Também foi aberta a exposição itinerante “Aves do Brasil – Região Turística Alto Cafezal”, composta por fotografias, registradas em Garça e região, pelo garcense, professor doutor da Unesp, Diogo Sartori, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). A exposição permanecerá por todo o mês de dezembro na Biblioteca Municipal, em janeiro será instalada no Bosque Municipal “Dr. Belírio Guimarães Brandão” e em fevereiro, na Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos”, na cidade de Garça/SP.

Avestando visitou Caetetus

No dia 7, o grupo foi conhecer na prática a observação de aves durante passeio técnico pelo bosque municipal, que contou com a presença do repórter Fernando Garcia e divulgação da TV Record. Clique aqui e assista a reportagem completa.

Logo após o grupo foi recebido pelo gestor Nelson Antônio Gallo da Estação Ecológica dos Caetetus, localizada entre os municípios de Gália e Alvinlândia, Rodovia SP 331, km 186, local que guarda um dos últimos remanescentes de mata atlântica do interior, ideal para avistamento de pássaros e que é uma das maiores áreas contínuas de floresta Estacional Semidecidual do estado de São Paulo.

Foto mostra grupo de pessoas do Avestando em meio a árvores observando aves (birdwatching)
Guto Carvalho (ao centro), identificando os sons de aves em Caetetus

Durante o passeio pela trilha da Estação Ecológica dos Caetetus foram avistadas várias espécies, confira todas nestes links do eBird: AQUI e AQUI.

Se quiser saber um pouco mais sobre quais foram avistadas, separamos algumas delas na lista abaixo, com informações retiradas do WikiAves:
Canário-do-mato
Choró-boi
Juruva
Borralhara
Tangará

O aumento sobre o tema veio com o AVESTANDO – OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS um segmento do ecoturismo em desenvolvimento no município de Garça/SP, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Nesta página (LINK) serão postadas fotos e informações para os observadores para que seja incentivada a conservação da natureza, a troca de informações, conhecimentos e experiências, como objetivo da preservação das aves e do meio ambiente.

Foto mostra grupo de pessoas do Avestando, com árvores ao fundo
Grupo que participou da caminhada e observação de aves em Caetetus

O plantio de árvores ajuda na preservação dos pássaros

A Ecooar incentiva essa ideia, pois quando plantamos árvores estamos contribuindo diretamente com os elementos da biodiversidade, reduzindo a temperatura local, impactando positivamente no meio ambiente e atraindo mais pássaros.

Foto mostra uma das aves fotografadas durante o passeio; Tangará em meio a árvore
Tangará, uma das aves fotografadas durante o passeio em Caetetus (Foto: Diogo Sartori)

Um exemplo é a Aroeira pimenteira, árvore comum em beira de rios, córregos e em várzeas úmidas; cresce também em terrenos secos e pobres. Floresce principalmente durante os meses de setembro a janeiro e frutifica entre janeiro e julho; espécie amplamente disseminada de forma zoocórica, principalmente por aves.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »